7, junho, 2018

10 lugares para comer caranguejo em Fortaleza

Arpão Praia Bar
Quando o assunto é caranguejo, o Arpão Praia Bar é bastante conhecido na cidade (Divulgação)

Quem ama caranguejo que nem a gente já sabe: a quinta do caranguejo em Fortaleza é sagrada… Pensando no nosso público que não quer poucas opções, a redação preparou uma lista com 10 lugares para comer caranguejo em Fortaleza… Além da tradicional caranguejada, no molho de coco ou no ensopado, tem até baked potato e coxinha de caranguejo. Bom apetite!

Arpão Praia Bar

O Arpão Praia Bar é uma tradicional barraca de praia em Fortaleza. A casa já foi eleita um dos 70 melhores lugares para se visitar no Ceará pela Abrasel. As mesas estão sempre lotadas graças ao cardápio variado e à cerveja geladinha servidos aos clientes.

Faz sucesso o caranguejo, servido no molho de leite de coco, com farofa. A porção de cebola à milanesa pode ladear as cervejas Skol e Original. Suficiente para aplacar a fome de duas pessoas, o arroz de camarão com milho e ervilha gratinado com queijo coalho e é uma boa dica.

Avenida Clóvis Arrais Maia, 6417
Telefone: (85) 3262.1946
Horário: 8h/17h (qui. até 0h; fecha seg.)

Marcão das Ostras
Marcão das Ostras tem cardápio variado de frutos do mar com ótimo custo e benefício (Divulgação)

Marcão das Ostras

Dia de quinta, é caranguejo na certa no Marcão das Ostras, mas há ainda outros pratos feitos com camarão, arraia, ostra, lula, polvo, sururu, carne de sol, entre outros. Na programação, a partir das 20h até às 23h30, há música ao vivo disponível para os clientes.

Rua Professor Carvalho, 2901
Telefone: 85 3257-9660

Caranguejo, uma delícia e paixão fortalezense (Foto: Chico do Caranguejo)
Caranguejo, uma delícia e paixão fortalezense (Foto: Chico do Caranguejo)

Chico do Caranguejo

Talvez um dos pontos mais tradicionais de venda do crustáceo, o Chico do Caranguejo, que começou como barraca, hoje possui quatro lojas fixas para visitar. O caranguejo da casa é preparado com leite de coco e chega à mesa acompanhado de molho e farofa. Uma dica é não desperdiçar o delicioso caldo que acompanha o prato, bem apurado e aromático.

Além do crustáceo, há diversas opções de petiscos e pratos principais. Para petiscar, um gostoso arroz de camarão, lula à dorê e queijo coalho na brasa, excelentes dicas para acompanhar uma cerveja gelada. Para pratos principais, opções como tilápia na brasa e baião de dois, salmão à belle meunière e pratos à base de lagosta e camarão são pedidas agradáveis.

Chico do Caranguejo Sul
Av. Desembargador Gonzaga, 886, Cidade dos funcionários

Sede Luciano Cavalcante
Av. Norte, 2918, Luciano Cavalcante
Fone: (85) 3229.2562

Sede Água Fria
Av. Edilson Brasil Soares, 930, Bairro Água Fria
Fone: (85) 3023.2021

Caranguejada Crocobeach
Caranguejada Crocobeach (Divulgação)

Crocobeach

O cardápio com receitas variadas completa a programação de shows humorísticos e musicais. Como entrada, a sugestão é o tradicional caranguejo acompanhado por uma cerveja geladinha. 

Lagostafilé de pescado grelhado, camarão e arroz de polvo constituem o trio de mariscos, que serve duas pessoas.

Avenida Clóvis Arrais Maia, 3125
Telefone: (85) 3521.9600
Site: www.crocobeach.com.br
Dias e horários de funcionamento: todos os dias, de 08h às 18h. Terças e quintas, a programação noturna vai de 20h a 0h.

Caranguejo da Barraca Terra do Sol
Caranguejo da Barraca Terra do Sol (Divulgação)

Barraca Terra do Sol

A barraca Terra do Sol destaca, além do caranguejo, o arroz de camarão, que serve duas pessoas (a partir de R$ 50) ou individual (a partir de R$37). Para completar tem também o pargo frito, muito pedido entre os clientes. Fechando a quinta do caranguejo, música ao vivo, MPB. O show começa às 20h30. A barraca funciona até 0h30.

Avenida Clóvis Arrais Maia, 5295
Telefone: (85) 3265.4223

Caranguejo do Ethos Pastelaria e Pizzaria (Divulgação)
Caranguejo do Ethos Pastelaria e Pizzaria (Divulgação)

Etho’s Pastelaria e Pizzaria

A dica é comer o caranguejo do Etho’s Pastelaria e Pizzaria. Além de pastéis e pizzas, o lugar também vende caranguejo na quinta-feira. O prato vem bem servido, bonito e de aroma apurado, e seu sabor é excelente: vale a pena experimentar.

Rua Benjamim Barroso, 776, Monte Castelo
Funciona de terça a domingo (das 16h às 23h45)
Delivery: 85 3214 0482/3283 7436
Wi-fi para clientes

Caranguejos do Ordones: delícia da Parquelândia (Divulgação)
Caranguejos do Ordones: delícia da Parquelândia (Divulgação)

Ordones

Em uma região em que a procura de caranguejo é grande e os restaurantes com o crustáceo são poucos, a caranguejada do Ordones faz sucesso na Parquelândia (Parque Araxá) e adjacências.

O caranguejo vem em um caldo todo especial, feito com verduras, leite de coco e creme de leite. Muitos dos clientes vão ao local apenas para levar o caldo para casa. E tem serviço de delivery! Outras dicas do menu são a carne de carneiro e o capote caipira à cabidela. Cervejas e drinks especiais entram na lista.

Endereço: Rua Azevedo Bolão, 571
Horário: 9h às 0h30
Contato: (85) 3281-6576

Skina do Baião

Com música ao vivo e pratos variados, o Skina do Baião, comumente visitado por ser uma churrascaria, serve a iguaria das quintas (caranguejo) em três versões: ao leite de coco, com pirão e farofa, na casquinha ou a dúzia de patinhas de caranguejo. Além disso, há as tradicionais opções de carnes assadas e também peixe para quem preferir.

Skina do Baião
Skina I – BR 116, (Em frente ao Aeroclube) – Aerolândia Fone: (85) 3257.5653
Skina II – Av. Des. Gonzaga, 1261, (Em frente a Igreja da Glória) Fone: (85) 3279.5300

Coxinha de caranguejo: delícia crocante da Doce Gula
Coxinha de caranguejo: delícia crocante da Doce Gula

Doce Gula

O crustáceo aqui vem na forma de uma coxinha de caranguejo. Bastante saborosa, a carne é bem temperada e aromática, o que acaba dando aquela vontade de repetir várias vezes. Para decorar, uma patinha de caranguejo na ponta da coxinha.

Como sobremesa, nossa sugestão é pedir uma das fatias de torta da casa – a de chocolate é tudo de bom e um pouco mais. Já a coxinha cai bem com o toque do molho de pimenta disponível nas mesas do estabelecimento.

Avenida Oliveira Paiva, 1580
Telefone: (85) 3271.2680 | 3271.3164
De segunda a sábado, das 9h às 21h. Aos domingos, das 9h às 20h.

Avenida Leonardo Mota, 1500
Telefone: (85) 3224.6616
De segunda a sábado, das 10h às 21h.

Itapariká

Parque aquático e ambiente com livre internet wireless são alguns dos pontos fortes da barraca, que funciona há quase trinta anos. O tradicional caranguejo com farofa acompanha a programação de shows musicais à noite.

risoto de frutos do mar com açafrão tem o cômico nome de “abaitolado” e é sucesso na casa, juntamente com o peixe frito com farofamacaxeira e salada, ambos preparados para duas pessoas. 

Avenida Clóvis Arrais Maia, 6801
Telefone: (85) 3265.1195
Dias e horários de funcionamento: de 8h às 17h, quinta até 0h.
Site: www.itaparika.com.br

Colunistas

Ver tudo
28 de junho de 2018

Onde encontrar gelato vegano em Fortaleza?

Autor: Raquel Pessoa

22 de junho de 2018

Awaken Love e Festival Vida e Arte

Autor: Raquel Pessoa

12 de junho de 2018

Dia dos Namorados no Jardim

Autor: Raquel Pessoa

css.php