13, julho, 2017

Onde matar sua sede de cerveja artesanal em Fortaleza

Mestre-Cervejeiro.com
Delirium Tremens é um dos rótulos da Mestre-Cervejeiro.com (Divulgação)

Em textos anteriores, já mencionei que o mercado brasileiro de cerveja artesanal vem crescendo exponencialmente desde 2005 e que em 2017 estamos começando a chegar onde a revolução cervejeira americana chegou nos anos 80. Para nossa felicidade, não só o número de cervejarias aumentou, como também o número de bares que se dedicam exclusivamente à venda de rótulos artesanais nacionais e internacionais, além do surgimento dos “brewpubs”, ou fábrica-bares, que fabricam a própria cerveja e vendem no local, no formato chope.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro já são incontáveis os estabelecimentos onde encontramos uma boa cerveja artesanal para combinar com aquele petisco maravilhoso, mas aqui na capital alencarina também temos excelentes opções! Vou listar algumas delas abaixo:

Mestre-Cervejeiro.com: uma franquia recentemente inaugurada na cidade, a MC Fortaleza oferece uma variedade gigante de rótulos engarrafados (são cerca de 170) e ainda conta com 2 torneiras de chope. A loja não conta com serviço de cozinha, mas vende alguns petiscos fáceis prontos (queijos, frios, amendoins e salgadinhos).

Exatamente ao lado do estabelecimento, encontra-se uma nova pizzaria, ao estilo americano, chamada Empire State Pizza, onde é possível comprar uma fatia de pizza para acompanhar sua cerveja. Além de cervejas para degustar, ainda se pode comprar acessórios cervejeiros como copos, bonés, abridores, coolers, etc.

Endereço: Avenida Senador Virgílio Távora, 1055 (Shopping Manhattan)
Horários: Seg-Qui: 14h às 23h; Sex: 14h às 01h; Sáb: 10h às 01h; Dom: 14h às 22h

Petisco e chopes da BRU Cerveja e Café
Petisco e chopes da BRU Cerveja e Café (Divulgação)

BRU Cerveja e Café: localizado na Varjota, bairro já conhecido pela sua ótima variedade de restaurantes, o BRU se apresenta como um lugar pequeno e aconchegante onde sempre é possível encontrar cerveja gostosa e bons petiscos para acompanhar.

Eles têm 4 torneiras de chope, cada uma engatada com uma cerveja diferente, e também uma carta de cerveja com mais de 60 rótulos de garrafa para escolher, caso não queira o chope! Os petiscos vão do tradicional bolovo até o vegano quibe de abobrinha e o alemão salsichão defumado. Ah, e pra quem gosta de um cafezinho, eles têm o exclusivo Nitro Cold Brew, um café expresso que é passado à frio, por meio de nitrogênio e sai no seu copo parecendo um milk shake de cafeína!

Endereço: Rua Júlio Abreu, 160, lj. 18 (próximo ao colégio Farias Brito)
Horários: Ter-Qui: 14h às 22h; Sex: 14h-01h; Sáb: 11h-01h.

Hey Ho Beer Pub traz possibilidades boas de harmonizações
Hey Ho Beer Pub traz possibilidades boas de harmonizações (Foto: Camila de Almeira)

Hey Ho Beer Pub: com 20 torneiras de chope, a casa apresenta a maior diversidade de cervejas engatadas na cidade, podendo ofertar no seu “tap” desde cervejas artesanais, que já caíram no gosto dos frequentadores, até aquela novidade que todos estavam esperando.

Além das torneiras, o bar tem ainda a opção de beber das engarrafadas, contando com mais de 60 rótulos, entre nacionais e importados. O cardápio de comida traz petiscos como batata rústica com cheddar e grão de malte, entradinha de abobrinha e berinjela e as tradicionais asinhas de frango empanadas, servidas com barbecue.

Endereço: Rua Nunes Valente 1247 (esquina com Rua Des. Leite Albuquerque)
Horário: Ter-Sáb a partir das 17h30

5 Elementos Cervejaria Artesanal
5 Elementos é primeira cervejaria artesanal do Ceará (Divulgação)

Cervejaria 5 Elementos: a primeira cervejaria do estado não poderia ficar de fora! Instalada em um galpão onde se pode ver os fermentadores trabalhando a mil, a casa conta com 15 torneiras que servem rótulos próprios e opções nacionais e/ou internacionais. Um trailer do All Fry é responsável por servir petiscos fritos para os clientes e o rock é a trilha sonora mais frequente nesse ambiente descontraído.

Endereço: Av. Cel. José Philomeno Gomes, 1152 (continuação da Av. Miguel Dias)
Horário: Qua-Sex: 16h às 22h; Sáb: 10h às 17h

Schaide Bier
Schaide Bier (Divulgação)

Schaide Bier: verdadeiramente no coração da Varjota, esse brewpub surgiu mais recentemente, fruto da parceria entre 4 amigos que já adoravam fazer cerveja em casa e que decidiram mostrar pro mundo suas criações.

Uma varandinha charmosa e um tap com 5 torneiras, que servem somente produção própria, encantam quem passeia pelo bairro e procura aliviar o calor com uma boa cerveja. Não tem serviço de cozinha, mas exatamente na loja ao lado fica a petiscaria 100 Petiscos, com diversas opções para você beliscar algo.

Endereço: Rua República do Líbano, 1080 (em frente ao João do Bacalhau)
Horários: Qua-Sex: a partir das 17h; Sáb: a partir das 12h.

E vocês, conhecem mais algum local onde possamos encontrar uma boa cerveja artesanal aqui em Fortaleza? Cheers!

Bia AdjafreBeatriz Adjafre é apreciadora dos bons drinks e das boas conversas. Desde 2016 vem estudando, de maneira informal, sobre cervejas. É cheia de opiniões, muito curiosa e ama aprender e conhecer lugares novos. Para além da cerveja, é Pesquisadora e Mestranda na Universidade Estadual do Ceará.
Colunista do Portal Sabores

 

Colunistas

Ver tudo
5 de outubro de 2017

Clube de cervejas: vale a pena assinar?

Autor: Bia Adjafre

6 de setembro de 2017

Alimentos orgânicos como aliados da saúde

Autor: Raquel Pessoa

css.php