2, setembro, 2014

Sabores da Europa: Holanda

Nesta semana, falaremos um pouco sobre a culinária holandesa nos Sabores da Europa: peixes e queijos. Confira:

Quiosques tradicionais holandeses com a frase “Gezond & Lekker”, que quer dizer: saudável e delicioso!
Quiosques tradicionais holandeses com a frase “Gezond & Lekker”, que quer dizer: saudável e delicioso!

Nas próximas colunas do Portal Sabores, vamos fazer um passeio sobre a culinária de alguns países da Europa. Começaremos pela Holanda e depois continuaremos com República Tcheca, Hungria, Áustria e finalizaremos com Portugal, com os Sabores da Europa.

A Holanda ou The Netherlands tem uma longa costa e uma importante indústria pesqueira. Seus produtos marinhos provêm principalmente do Mar do Norte. Entre os pescados típicos encontram-se principalmente o arenque. Em Amsterdã encontramos muitos quiosques tradicionais onde se vende o Hareng Hollandais, acompanhado de cebolas e picles. Também tem a versão tipo sanduíche, conhecida como Hareng Sandwich. Os mais saudosistas comem o arenque semi-inteiro, eles limpam o peixe e em seguida tiram apenas a cabeça e comem segurando pela cauda.

Os peixes são muito importantes para saúde, seu principal nutriente é o ômega-3, que diminui o risco de doenças cardíacas além de contribuir para o funcionamento cerebral. Não é à toa que encontramos nos quiosques tradicionais holandeses a frase “Gezond & Lekker”, que quer dizer: saudável e delicioso!

Os queijos também são um dos elementos culinários mais representativos da cozinha dos Países Baixos. A produção de queijos da Holanda está na lista das maiores do mundo, alguns mundialmente conhecidos, como, por exemplo, o Gouda (queijo semi-duro, com um teor de gordura do leite de 48% e um ligeiro sabor picante) e o Edam (semi-duro, com um teor de gordura de 40% e um sabor muito suave, que agrada a todas as idades). Outros tipos são Maasdammer (tem grandes buracos, são criados por bactérias especiais que liberam gases durante o processo de maturação), Boerenkaas (um queijo de leite cru, por lei, pelo menos, metade do leite utilizado na produção de Boerenkaas deve vir do próprio gado da fazenda), Queijo de cabra (já ganhou alguns prêmios, como o Melhor Queijo do Mundo durante a Mostra anual de Queijo Internacional na Inglaterra), Queijo defumado (é derretido e defumado, e depois reconstituído em formas de linguiça), Queijo cravo Frisian (feito com baixo teor de gordura do leite, cominho e cravo, é uma melhor opção para que está de dieta), queijo Leidseplein (é seco, picante e ligeiramente ácido), Queijo azul holandês (tem um gosto rico e doce) e o queijo herb (são queijos aromatizados com ervas como a salsa, cebolinha, mostarda, cebola ou pimenta).

Saindo um pouco da culinária tradicional e entrando agora no mundo das tendências, uma cena muito comum que vi nos bistrôs foram pessoas bebendo as águas aromatizadas ou saborizadas, inclusive é uma alternativa saudável que já adoto há muito tempo com os meus pacientes, além de refrescante também é muito elegante. O diferencial é que achei essa opção nos supermercados da Holanda, alternativa que ainda não vi no Brasil.

Água aromatizada
Água aromatizada

Faça a sua em casa:

Água aromatizada com limão e hortelã
Ingredientes:
400 ml de água
3 ramos de hortelã
4 fatias de limão siciliano

Modo que eu faço:
Misture todos os ingredients, coloque numa suqueira de vidro e deixe na geladeira por no mínimo 3 horas antes de servir.