Neste ano, a ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados) firmou parceria com o SESI-SP por meio da Divisão de Nutrição e Responsabilidade Social, coordenada pela Dra. Tereza Watanabe, para a criação de pratos inspirados em sabores tradicionais juninos. Além do paladar, as receitas ressaltam as propriedades nutricionais do amendoim, recentemente divulgadas em pesquisa desenvolvida pela nutricionista, fitoterapeuta e assessora técnica da ABICAB, Dra. Vanderli Marchiori.
Foi criado um cardápio com oito pratos, doces e salgados que agradam diferentes tipos de paladar. Para os fãs de salgados, Torta Caipira, Barquete de Legumescom Amendoim e Broinha de Amendoim. As receitas Praliné Junino, Batida da Roça, Torteleta de Arroz Doce e Rosca de Chuchu com Amendoim foram desenvolvidas especialmente para os apreciadores de preparações doces.
Nutrição
Estudos comprovam que a semente é rica em proteínas, cálcio, ferro, vitamina E, além de grande quantidade de antioxidantes que podem proteger as células e ajudar na redução de riscos de doenças cardiovasculares e alguns tipos de cânceres. Além disso, pode ser usado em dietas de emagrecimento. Porém, antes da compra, é fundamental verificar se o produto possui o Selo Amendoim de Qualidade Certificada, implantado pela ABICAB.
A ABICAB
A ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados foi fundada em 1957 com o objetivo de responder pela política do setor junto às esferas públicas e privada, tanto no Brasil quanto no exterior. Suas diretrizes são voltadas para a valorização destas indústrias, que são responsáveis pela geração de 31 mil empregos diretos e 62 mil indiretos. Atualmente, a ABICAB engloba a cadeia produtiva brasileira, representando 92% do mercado de chocolates, 70% do mercado de balas e confeitos, 80% do mercado de amendoim e 100% do mercado de cacau.
Dentre as principais atividades desenvolvidas em prol do fortalecimento e desenvolvimento do setor, destaca-se o Programa Sweet Brasil, criado em março de 1998, que tem por objetivo promover os produtos brasileiros no mercado externo.
Autor: Raquel Pessoa
Autor: Raquel Pessoa
Autor: Raquel Pessoa