15, março, 2017

Onde tomar um bom vinho em Fortaleza?

Uma taça de vinho para harmonizar com um jantar especial. Os amantes da bebida em Fortaleza não têm do que reclamar. A cidade conta com algumas boas opções de estabelecimentos cujas delícias do cardápio podem vir sempre acompanhadas por uma excelente carta de vinhos. Italianos, franceses, argentinos, portugueses, chilenos… Os rótulos variam e atendem uma clientela cada vez mais exigente. Confira nossas indicações de onde tomar um bom vinho em Fortaleza.

Rótulos da Casa Nostra
Rótulos da Casa Nostra (Divulgação)

Casa Nostra

O restaurante italiano Casa Nostra é uma das opções para quem gosta de massas em Fortaleza. A casa existe desde 1987 e se especializou em pratos da culinária italiana. O espaço é agradável e o melhor: o restaurante também realiza serviço de delivery. 

A porção que reúne pães, torradas, biscoitos e patês de azeitona preta e de salsinha costuma anteceder os pedidos. Também sai da cozinha rotolone de presunto cru e mussarela, acompanhado dos molhos branco e à bolonhesa. Escoltado por fettuccine caseiro, o medalhão roma tem na receita queijo parmesão e molho branco. Os pratos podem vir acompanhados de um bom vinho e a carta de bebidas tem boas dicas. Entre elas, o Concha y Toro, vinho californiano leve, refrescante, levemente adocicado e com notas de cereja. Na lista figuram ainda o chileno Cosecha Tarapacá e o italiano Corvo di Salaparuta.

Av. Sen. Virgilio Távora, 1800
Telefone: (85) 3261.1820
Terça a quinta e domingos, das 10h à 0h. Sextas e sábados, das 10h às 2h.

Massas artesanais de Alfio de Sanctis harmonizam muito bem com um bom vinho
Massas artesanais de Alfio de Sanctis harmonizam muito bem com um bom vinho (Divulgação)

Trattoria do Alfio

A Trattoria do Alfio segue o modelo consagrado das trattorias italianas. O estabelecimento inclui mesa de antepastos, onde você pode escolher entre as dezenas de pratos dispostos, além de oferecer serviço de delivery. Algumas pedidas especiais da casa são o Fettuccine Fruti di Mare, com camarões, lula, polvo, vôngole e mexilhões e a deliciosa Lasagna Verde (em sabores bolonhesa e quatro queijos).

Outro destaque é o Fettuccine a la Trattoria, que leva o nome da casa, trazendo pedacinhos de filé, beringela, champignon e molho pomodoro. Uma sugestão para harmonizar é o sirigado alla Piastra, que traz filé de sirigado ao molho pomodoro com alcaparras e com o nosso fettuccine caseiro. Para acompanhar o prato, um vinho branco é perfeito. A carta de vinho, por sinal, foi feita com base nos pratos do menu, então tudo casa direitinho. é só pedir e aproveitar.

Rua Professor Dias da Rocha, 303
Horário de funcionamento: todos os dias, das 18h à 0h. Sábados e domingos abre também para almoços, das 12h às 15h30.
Delivery: das 18h às 23h.
Telefone: (85) 3082.2522

Comida espanhola e vinhos ganham destaque no La Bodega
Comida espanhola e vinhos ganham destaque no La Bodega (Divulgação)

La Bodega

Uma taça de vinho e o mais tradicional do pratos espanhóis. O La Bodega é uma das referências quando o assunto é comida espanhola em Fortaleza. Além de espaço com o restaurante, onde os clientes podem degustar pratos diversos, o estabelecimento atua também como importadora de vinhos, então a carta de bebidas é recheada deles.

vinhos brancos, tintos e rosé, de diferentes regiões da Espanha. No cardápio, pan tomaca com tomate fresco e presunto espanhol para entrada. O risotto de camarao ao vinho branco serve duas pessoas, enquanto o filet la rioja, com filet mignon ao vinho tinto, batata saute ou fettucine serve até quatro comensais de uma vez só.

Av. Maestro Lisboa, 3133
Contato: (85) 98206.1111

Marcel tem carta de vinhos variados, com rótulos além dos franceses
Marcel tem carta de vinhos variados, com rótulos além dos franceses (Divulgação)

Marcel Restaurante

Um dos mais respeitáveis redutos da clássica cozinha francesa, o restaurante Marcel já tem mais de 10 anos em Fortaleza e foi eleito o melhor do ramo na cidade pela Veja Comer & Beber. A casa possui um cardápio clássico para carne, aves, peixes, frutos do mar e caça, preparados com no mínimo 4 a 6 variações diferentes, além de entradas e um cardápio especial de molhos e carta de vinhos.

Os destaques do menu ficam por conta do coelho desossado, do carré de cordeiro, do suflê de frutos do mar e do pato mulard, além dos camarões grelhados e do salmão ao molho de maracujá. Sem esquecer do delicioso petit gateu de goiaba, uma ótima sobremesa. Na carta de vinhos, uma ampla variedade de vinhos (brasileiros, franceses, argentinos, chilenos, italianos…) e espumantes que combinam com cada prato servido.

Historiador Raimundo Girão, Holiday Inn, 800 – Praia de Iracema
Contato: (85) 3219.7246
Funciona das 12h às 14h30 e das 19h a 0h. Sextas e sábados, jantar até 1h. Domingo, almoço até 16h.

Pipo RestaurantePipo Restaurante

Além de ótimas dicas de pratos, o Pipo Restaurante conta ainda com boa carta de bebidas. Na carta de vinhos, destaque para o rosé ou o italiano Villa Antinori, excelente para acompanhar o Filé de Beijupirá no molho de camarões com risotto de aspargos. Há ainda o vinho argentino Achaval Malbec, boa opções entre os rótulos sul-americanos.

A casa conta com exposições artísticas, além de música ao vivo. Camarão grelhado, salada de polvo, cestinha de camarão, polvo grelhado e cioba com risoto de mel, parmesão e aspargos estão entre os pratos mais pedidos do restaurante. De quarta a sábado a casa abre no jantar, a partir das 20h, sempre com violino, piano ou jazz. De sexta a domingo, o restaurante abre para almoço, a partir das 12h, com piano seguido de DJ.

Rua São Gabriel, 399 – Próximo ao Parque Adahil Barreto
Reservas: (85) 3051.1340

Adega do Cabaña del Primo é conhecidíssima na cidade
Adega do Cabaña del Primo é conhecidíssima na cidade: cliente tem a opção de memorizar por nome alguns dos rótulos favoritos do restaurante (Divulgação)

Cabaña del Primo

Especializado no método da parrila e em sofisticados cortes de carnes, o Cabaña del Primo é uma das referências na cidade neste segmento. Entre seus cortes, estão o Ancho Monumental (exclusividade da casa: corte nobre e alto da parte frontal do contra-filé, com médio marmoreio e textura diferenciada), o Bone In (corte do filé mignon com osso, tornando a carne mais saborosa e suculenta), o Assado de Tira (corte especial da costela dianteira). Há ainda o salmão na parrilha e opções de saladas e ótimos acompanhamentos, como o arroz de damasco.

Para beber, vinhos do Porto, como o Don José e o Ramos Pinto. De sobremesa, o tradicional bolo búlgaro é um dos destaques.

Rua Maria Tomásia, 503, Aldeota – Jardins Open Mall
Funciona todos os dias, das 11h30 às 16h e das 18h a 1h
Telefone: (85) 3244.3691

Cabaña del Primo Shopping RioMar
Rua Prisco Bezerra, 2254, PapicuTelefone: (85) 3082.2522 | (85) 8896.5235

Filé de robalo em crosta de pistacchi e macaxeira com vinho Pipoli Greco Fiano IGT, Basilicata
Filé de robalo em crosta de pistacchi e macaxeira com vinho Pipoli Greco Fiano IGT, Basilicata (Divulgação)

La Bella Italia

O restaurante La Belle Itália existe desde 2005 na capital cearense. O estabelecimento se destaca pela busca aos sabores italianos clássicos, com um cardápio que vai do Spaghetti ai Frutti di Mare ao Rigatoni Alla Norma, massa italiana puxada com um molho aveludado à base de berinjela, tomate, cereja e ricota. Uma dica no menu é o Filetto alla Sorrentinafilé mignon grelhado vem com cogumelos frescos, tomate cereja e mussarela de búfala.

Para acompanhar, o restaurante dispõe de uma boa carta de vinhos, especialmente com rótulos italianos, mas há ainda boas opções francesas, espanholas, portuguesas, sul-africanas, chilenas, argentinas e brasileiras. A casa oferece internet sem fio e área para fumantes.

Av. Almirante Barroso, 812, Praia de Iracema
Telefone: (85) 3219.2166
Funciona de segunda a sábado, das 18h a 0h. Aos domingos, das 12h às 16h e das 18h à 0h.

Colunistas

Ver tudo
21 de março de 2017

Delícias de Canoa Quebrada: Barraca Chega Mais

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

15 de março de 2017

Conheça os petiscos saudáveis da Múskat

Autor: Raquel Pessoa

23 de fevereiro de 2017

Cinco alimentos que auxiliam na perda de peso

Autor: Raquel Pessoa

css.php