12, Fevereiro, 2018

Como fugir da ressaca nesse carnaval

O mamão e a melancia são poderosos aliados contra a ressaca (Foto: BoaForma)
O mamão e a melancia são poderosos aliados contra a ressaca (Foto: BoaForma)

O carnaval continua, e até quarta-feira, toda hora é momento de festa e comemoração. Se aproveitar o feriadão é prioridade pro momento, outra prioridade importantíssima é cuidar bem da saúde, evitando alguns problemas comuns nessa época do ano: a desidratação e a temida ressaca. Excesso de sol, pouca água, muitas bebidas alcoólicas e má nutrição em geral debilitam o organismo e atrapalham seu funcionamento. Abaixo, algumas valiosas dicas de nutricionistas para você aproveitar o seu carnaval sem nenhum problema desse tipo. Boa festança!

NADA DE RESSACA

Beba ao menos 2 litros de água por dia! Além da perda de água e minerais pelo suor, bebidas alcoólicas pontencializam a desidratação. “O álcool inibe a produção do hormônio antidiurético fazendo com que a pessoa urine mais”, explica Socorro Giorelli, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia, do Rio de Janeiro.

Outra dica é comer antes de sair para farra, já que com o estômago cheio, a absorção do álcool é mais lenta – mas nada de pratos gordurosos.

Agora se não teve jeito e a ressaca te pegou, invista em mamão e melancia, que são abundantes em água e frutose.

Aquela velha tática do refrigerante de cola, pode ser uma furada: “ele pode até ajudar a diminuir a dor de cabeça, por conter cafeína, mas não é uma boa opção para repor a glicose,já que entra nas células de forma rápida e pode provocar efeito rebote “, diz Lígia Cardoso dos Reis, nutricionista do Instituto Abathon, São Paulo.

Aposte em água de coco e milho cozido.

DURMA BEM

Descanse! Durante o sono, todo nosso corpo se renova e se organiza. Poucas horas de sono podem atrapalhar seu organismo.

A metabolização hepática e a síntese de alguns hormônios acontecem à noite. Se não descansarmos, podemos ter perda de massa muscular, aceleração cardíaca, náuseas e aumento no nível de cortisol.

Dica do M de Mulher

Colunistas

Ver tudo
6 de Fevereiro de 2018

Que tal um cachorro quente diferente: conheça o Dog Zone

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php