4, dezembro, 2017

Dicas de restaurantes portugueses em Fortaleza

Uma boa posta de bacalhau, uma taça de vinho tinto… Que tal alguns sabores da cozinha portuguesa para o jantar de hoje em Fortaleza? O Portal Sabores traz para você algumas excelentes opções de restaurantes portugueses na capital. Confira nossas sugestões e aproveite para decidir onde jantar ou almoçar durante os dias da semana também.

Marquês da Varjota
Marquês da Varjota é tradicional casa de culinária portuguesa em Fortaleza (Divulgação)

Marquês da Varjota

Em funcionamento desde 1999, o restaurante português Marquês da Varjota oferece frutos do mar, carnes e uma série de pratos que também contemplam a culinária nordestina.  A casa conta internet sem fio, estacionamento com manobristaárea para fumantes e delivery. Destaques são os vários pratos de bacalhau, como o Bacalhau na Telha (posta assada no forno com purê, cebola, alho e azeite), e os que trazem frutos do mar, como o Dueto do Marquês (lagosta, camarão e molho branco), o spaghetti de frutos do mar (lagosta, camarão, polvo e amêijoas), o arroz de marisco, o polvo assado, os demais peixes grelhados e o peixe no forno.

A casa também tem pratos da cozinha brasileira nordestina, tais como a galinha caipiracarne de solpeixadamoqueca, entre outros. Além disso, há pastéis de nataleite creme queimadopudins e o Skolari.

Rua Frederico Borges, 426
Telefone: (85) 3023.5120
De terça a domingo, das 11h à 0h.

Camarão à Tropical
Camarão à Tropical do Tio Armênio: molho de manga, arroz de abacaxi e purê de jerimum (Divulgação)

Tio Armênio

Depois de conquistar outras regiões do País, o restaurante português Tio Armênio chegou a Fortaleza, com uma unidade no Shopping RioMar e outra no Shopping Iguatemi.

No cardápio, delícias da cozinha portuguesa. Alguns dos clássicos são o linguado do Tio Armênio, fígado e a galinha à cabidela. Quem adora um bom prato tipicamente português pode conferir as criações da casa com bacalhau. Outras boas pedidas incluem a feijoada, a dobradinha e o rosbife. Sobremesas incluem o clássico pastel de belém, minichurros e o queijo com mel de engenho.

Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500 (piso L1 do shopping RioMar Fortaleza)
Telefone: (85) 3265.5803

Também disponível no Shopping Iguatemi

Polvo à Lagareiro do João do Bacalhau
Polvo à Lagareiro do João do Bacalhau é um dos pratos mais requisitados (Divulgação)

João do Bacalhau

O carro-chefe é o bacalhau entre rios, que traz uma posta alta assada no forno, acompanhada por batata em cubos e temperada por alho e cebola regados com azeite, além de arroz branco. O preço é um pouco salgado, como o próprio bacalhau, mas o benefício é excelente e compensa a escolha, principalmente para ocasiões especiais.

Outra boa pedida é o lombo de bacalhau assado na brasa, feito com batata murro, cebola, pimentão e alho, além do arroz marisco, que mescla lagosta, camarão, polvo e amêijoa. O pastel de Belém, clássico português, cai muito bem como alternativa de sobremesa. Os pratos servem duas pessoas e incluem tudo o que se pode esperar de uma boa comida ibérica: aromas intensos, azeite de oliva em abundância e legumes saborosamente refogados. 

República do Líbano 1079/1073
Todos os dias, a partir das 11h
Telefone: (85) 3267.0198

Sobreiro Restaurante
Pratos do Sobreiro Restaurante conciliam valores portugueses a contemporâneos (Divulgação)

Sobreiro Restaurante

O Restaurante Sobreiro é uma das referências da culinária portuguesa em Fortaleza. A casa conta com dois salões climatizados, varanda ao ar livre e dois bares reservados, além de uma completa adega, que abriga 100 rótulos, com a capacidade para mil garrafas. O restaurante abre de terça a domingo, para almoço, happy hour e jantar.

No cardápio, muitas opções de entradas, pratos principais e sobremesas. De entrada, uma boa pedida é a casquinha de bacalhau. A frigideira de frutos do mar, composta de camarão, polvo e peixe grelhados é destaque entre os pratos principais. Destaque também para o bacalhau à portuguesa grelhado, com escolta de arroz, brócolis, cebola e batata cozida. Outra possibilidade é a lagosta grelhada ao molho de escargot, batata sautée e arroz de açafrão. Opções de saladas, carnes, massas, doces e até pratos infantis também constam no cardápio.

Serviço
Rua/Av: Manoel Queiroz, 511
Telefone: 85 3234-0062
De terça a domingo, de 12h a 0h

Colunistas

Ver tudo
28 de novembro de 2017

Prêmio Profissionais da Saúde 2017

Autor: Raquel Pessoa

20 de novembro de 2017

A história da cerveja

Autor: Bia Adjafre

2 de novembro de 2017

Gastronomia em Sobral: confira dicas

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php