3, setembro, 2013

Fortaleza recebe o Festival da Tilápia e Camarão

O-Capo-9A Associação Cearense de Aquicultores – ACEAQ e a Associação Cearense dos Criadores de Camarão – ACCC, realiza de 3 a 5 de Setembro, no Centro de eventos do Ceará, dentro do espaço do Pecnordeste, o Festival  Gastronômico da Tilápia e Camarão. O evento conta profissionais e chefes participando de apresentações ao vivo, show gourmet, música ao vivo, oficinas gastronômicas, dicas de harmonização de vinhos e cachaças e o concurso do melhor chef do festival.

O objetivo principal do festival gastronômico é a promoção da tilápia e do camarão para o mercado gastronômico, com apoio de  empresas privadas e institucionais ligadas a cadeia produtiva da Aquicultura. Além de divulgar as diferentes maneiras de utilização dos ingredientes, tem o propósito de destacar as qualidades das carnes das espécies e gerar sustentabilidade para o setor de aquicultura no Estado.

Durante os três dias do Festival, várias atividades demonstrando a aplicabilidade da tilápia e do camarão na culinária cearense e nordestina. Destaque para a “Apresentação da Cozinha ao vivo”, com os principais chefes da cidade demonstrarão suas habilidades na elaboração de pratos finos, comidas regionais e muito mais, tendo como ingredientes. O espaço  “Exposição de Restaurantes”, vai comercializar pratos gourmet,além de concurso que irá escolher o melhor Chef e o Restaurante Destaque do Festival, Cozinha Modelo,  Oficinas Gastronômicas – ministradas pelo Senac/Ce, e música ao vivo.

As apresentações de cozinha ao vivo acontecem no espaço gastronômico da Pecnordeste e durante os três dias do Festival, teremos diversas apresentações com os chefs demonstrando suas habilidades na hora, na elaboração de pratos finos, tendo como ingredientes principais a Tilápia e o Camarão. O Show Gourmet, com um espaço que lembra uma vitrine, oferece sessões de 50 minutos com prestigiados chefes de cozinha que irão demonstrar, ao vivo, inovadoras criações gastronômicas, sempre sob a temática da cozinha do pescado com a Tilápia e Camarão.

Os visitantes podem conferir também o Café Gourmet Lounge, espaço do Café Santa Clara para apreciar um delicioso café Gourmet.  A animação vai ter todos os dias música ao vivo, com ritmos da Bossa Nova e do Jazz e outras, a que se juntam sonoridades ao Festival da Tilápia e Camarão. O Concurso “O Melhor Chef do Festival”  elegerá os maiores destaques durante todo o Festival Gastronômico. Com cozinha aberta, diariamente, das 18h às 23h, cada um apresentará, sob o olhar de um juri especialista no assunto, um menu com pratos gourmets, à base de Tilápia e Camarão. O público terá acesso a essas iguarias com a apresentação do Voucher Gastronômico que custará: R$ 15,00 (Quinze reais), que será vendido na entrada do Festival. A premiação será no valor de R$ 5.000,00 (Cinco Mil reais) cedido por empresas patrocinadoras que terá seu nome e logomarca em destaque nas áreas comuns do Festival.

Para harmonizar com os pratos desenvolvidos, o Mercado Gourmet apresentará o desafio da combinação da gastronomia do pescado Tilápia e Camarão com vinhos e cachaça pela apresentação de chefes de cozinha locais e especialistas nestes produtos. A Tilápia e o Camarão de qualidade merecem um acompanhamento de primeiro nível, vinho, cerveja e águas para combinar com a gastronomia ou, simplesmente, para acompanhar dois dedos de conversa.

O chef Rafael Sessenta, colunista do Portal Sabores, participada do evento desenvolvendo receitas de Camarões e Tilápias da Bomar em parceria com a chef Marana Figlioulo.

Serviço:

Pecnordeste 2013 – Festival da Tilápia e Camarão

Centro de Eventos do Ceará – Pavilhão Leste

Av. Washington Soares, 999/ Edson Queiroz, Fortaleza (CE)

www.festivaltc.com.br • [email protected] • 85 3033.4450

Saiba mais sobre o Pecnordeste: http://www.pecnordestefaec.org.br/

Colunistas

Ver tudo
28 de novembro de 2017

Prêmio Profissionais da Saúde 2017

Autor: Raquel Pessoa

20 de novembro de 2017

A história da cerveja

Autor: Bia Adjafre

2 de novembro de 2017

Gastronomia em Sobral: confira dicas

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php