15, agosto, 2012

Julia Child e o bom humor na cozinha

Julia Carolyn McWilliams nasceu em Pasadena, em 15 de agosto de 1912. Seu pseudônimo, Julia Child, é símbolo da originalidade e do bom humor de alguns dos programas de culinária mais famosos da história da televisão mundial. Hoje a chef faria 100 anos de idade e, mesmo tendo falecido em 2004, continua sendo lembrada pela popularização da gastronomia no cotidiano de milhares de famílias.

Julia iniciou sua carreira gastronômica em 1963, com o livro Mastering the Art of  French Cooking, que introduziu a culinária francesa no cotidiano de milhares de famílias estadunidenses. Dois anos depois do best-seller, estreou o primeiro programa de televisão, The French Chef, que continuou sendo reprisado por muitos anos nas emissoras dos EUA. Mesmo sendo uma transmissão em preto-e-branco no meio de uma grade de programação em colorido, The French Chef sempre teve audiência e era considerado uma espécie de cult culinário.

A chef começou a cozinhar com mais de 40 anos. Em meio a problemas financeiros e de família, Julia conseguiu cursar a mundialmente famosa escola de culinária LeCordon Bleu. Apesar do curso requintado, era uma senhora com mais de 1,80m de altura que falava estranho e tinha modos desajeitados, deixava o frango escorregar para o chão e virava uma panqueca deixando cair metade para fora da massa após dizer que “para virar qualquer coisa, é preciso ter coragem”. Mesmo assim, ou talvez exatamente por isso, era idolatrada pelas donas de casa dos Estados Unidos.

Na década de 1970, ela estampou a capa da revista Time, foi parodiada no humorístico Saturday Night Live e continuou ensinando às massas como cozinhar com seus livros e programas de televisão. Julia Child & Company, Dinner at Julia's e Baking with Julia foram alguns sucessos de audiência estrelados pela chef. Seu encontro com a culinária foi retratado no filme "Julie & Julia", protagonizado pela atriz Meryl Streep em 2009.

A irreverência e a simplicidade da chef, que estava longe de ser apenas mais uma apresentadora de um programa de gastronomia, acabou se tornando uma de suas marcas registradas. Ela foi a grande responsável por popularizar a então inacessível culinária francesa. Segundo o jornal USA Today, 100 chefs americanos criarão menus e eventos especiais para homenagear Julia Child em diferentes pontos do país. O centenário da chef também foi comemorado pelo Google, que elaborou um doodle para homenageá-la hoje.