21, março, 2013

Merlot: qualidade no Vale dos Vinhedos

A casta Merlot está se destacando como a tinta que melhor se adaptou no Vale dos Vinhedos. Para compreender isso, é preciso conhecer mais um pouco sobre a tipicidade e o clima daquela região. Em primeiro lugar, o Vale dos Vinhedos conta com um elevado índice pluviométrico: isso, além de fazer inveja a quem suporta as consequências da seca no semiárido do Nordeste, influi muito na maturação das uvas. 

As chuvas de fim de verão costumam coincidir com o período de maturação das uvas tintas tardias, como a Cabernet Sauvignon, por exemplo. Este fato não traz nada de positivo para as uvas, pois a chuva encharca os bagos maduros, “aguando” o mosto e diluindo a concentração de nutrientes dentro do bago, com consequente queda de qualidade do mosto e, por tabela, do vinho.

A Merlot, pelo contrário, é uma uva que amadurece mais cedo, fugindo assim das chuvas de fim de verão e aproveitando ao máximo o calor do sol de fevereiro, atingindo a plena maturação quando é colhida. Então o vinho consegue uma qualidade média bem melhor. Quando vinificado com sabedoria e atenção, é possível conseguir resultados de padrão de qualidade internacional, desde que se considere e se respeite a tipicidade do Merlot brasileiro, que é totalmente diferente do Merlot chileno ou argentino, parecendo mais com os vinhos do norte da Itália, mais ácidos, refrescantes e com caráter gastronômico.

O Casa Valduga Leopoldina Merlot é um excelente exemplar desta casta, é um vinho de corpo médio, de boa acidez, porem não adstringente. A passagem pela barrica de carvalho deu ao vinho uma complexidade e uma riqueza aromática interessante, onde se destacam a ameixa e as especiarias, como a pimenta preta, além de alguns toques tostados advindos da passagem pelo carvalho.

O vinho na boca é enxuto, de acidez refrescante e corpo médio. Um levíssimo amargor no final da boca não incomoda e a sensação de persistência denota um vinho de boa qualidade. O Casa Valduga Leopoldina Merlot é distribuído em Fortaleza pela Opção Distribuidora e pode ser encontrado nas melhores lojas especializada da cidade e nos melhores restaurantes.

Um detalhe: a Casa Valduga não comercializa seus vinhos em supermercados e grandes atacados, pois a produção é limitada.

O Portal Sabores em parceria com a Distribuidora Opção vai sortear uma garrafa desse vinho e uma cesta de frios de 500g do Empório Delitália. Clique aqui para participar da promoção.

 

Marco Ferrari, italiano, sommelier formado pela Fisar – Piemonte, é profissional do vinho desde 1994, presta consultorias, cursos e treinamentos sobre o mundo do vinho. Docente convidado no Curso de Gastronomia da Universidade Federal do Ceará. Escreve sobre vinho para as revistas italianas Turismo del Gusto e Il Sommelier e no blog Vinho Fortaleza