16, junho, 2015

Aplicativo de celular será capaz de contar calorias por fotos

O novo aplicativo, ainda em desenvolvimento, promete ajudar quem está de dieta e informar quantas calorias cada prato tem, entre outras funções

Alimentos terão calorias mensuradas por aplicativo de celular (Foto: UOL)
Alimentos terão calorias mensuradas por aplicativo de celular (Foto: UOL)

Numa época onde tudo vai parar na internet, ou “cai na rede”, um hábito cada vez mais comum é fotografar e partilhar prazerosas fotos de comida. Há quem até evita ver coisas do tipo, com medo de “cair na tentação” e sair da dieta. Mas, ao que indica o novo aplicativo em desenvolvimento pela empresa Google, o ato de fotografar alimentos e conferir fotos do tipo pode se tornar comum também a quem é praticante do estilo de vida fitness. A novidade desenvolvida, de nome Im2Calories, será capaz de contar as calorias dos pratos que aparecem nas imagens.

O Im2Calories (“eu tenho duas calorias”, em inglês) funcionará em sincronia com sites como o Instagram, sendo projetado para identificar a composição do alimento retratado e consequentemente mensurar as calorias do prato. O projeto foi divulgado pelo pesquisador do Google, Kevin Murphy, em evento na cidade estadunidense de Boston.

De acordo com o pesquisador, o programa pode fazer uma estimativa fracionada do valor calórico (de um pedaço, por exemplo), e incluirá outras funções para ajudar na vida das pessoas. Ainda não há uma data estimada para o lançamento.