1, outubro, 2015

Barraca Santa Praia lança o Festival Santa Tilápia

Santa Praia e parceiros promovem o I Festival Santa Tilápia
Santa Praia e parceiros promovem o I Festival Santa Tilápia

Você sabia que a tilápia, o nosso famoso “cará”, não é bem cearense? O pescado, proveniente do Rio Nilo, na África, foi introduzido no Brasil na década de 70 e hoje é um dos peixes mais cultivados em viveiros em todo o país, sendo o Ceará um dos seus maiores produtores. Esta delícia será o tema do próximo festival da Barraca Santa Praia. Para mostrar a sua versatilidade, a casa traz o I Festival Santa Tilápia, agendado para o dia 2 de outubro na Barraca Santa Praia, das 17h às 23h. A novidade tem a realização da agência de eventos Pensando Fora da Caixa em parceria com a Free Lancer Producções.

Segundo a organização, o I Festival Santa Tilápia será voltado para todos os públicos. Além de mini degustação de pratos elaborados por chefs cearenses, os convidados poderão conferir produtos feitos com o peixe em toda a sua cadeia produtiva e apreciar desfile apresentando as últimas tendências da moda praia com o uso de acessórios e outros itens artesanais feitos com couro de tilápia. O Festival será animado pela presença do DJ Cau Borges e da banda cover dos Beatles, Rubber Soul, garantindo música de qualidade durante todo o evento.

O I Festival Santa Tilápia tem patrocínio da Cagece e da Associação Cearense de Aquicultores (ACEAQ) com apoio da cerveja Sol Premium, da Bomar e das prefeituras de Pentecostes e Jaguaribara.

Gastronomia

Tilápia à milanesa e seus acompanhamentos (Divulgação)
Tilápia à milanesa com diversos molhos (Divulgação)

O I Festival Santa Tilápia contará com o cardápio assinado pelo restaurante Sobreiro, consagrado como o melhor restaurante de comida portuguesa do Ceará pelo Guia 4 Rodas e Michelin. Serão três pratos com texturas, sabores e apresentações completamente distintas, para dar uma breve ideia das múltiplas possibilidades da tilápia.

O chef Élcio Nagano também participa, representando a Bomar Pescados, e irá preparar dois pratos para degustação dos convidados em diferentes e saborosas apresentações: sashimi e filé empanado na farinha Panko. Já a chef Regina Mendonça fará uma participação especial com deliciosas coxinhas de tilápia defumada. Outra novidade do Festival são os pães artesanais de tilápia da Rosmarino Pães. A Prefeitura de Pentecontes servirá ceviches preparados pelos instrutores do Centro de Pesquisas da cidade.

Artesanato e Moda
Os produtores terão espaço reservado para exibir artigos feitos com a tilápia em toda a sua cadeia produtiva, com destaque para o artesanato produzido por Dodó, de Jaguaribara. O público poderá ainda desfrutar e conhecer a riqueza das peças feitas com o couro da tilápia. Um desfile da marca Líquido Moda Praia e Fitness apresentará as últimas tendências da moda praia com o uso de acessórios e outros itens artesanais feitos com couro de tilápia e assinados pelo designer Cássio Caldas.

Palestra
Manuel Furtado Neto, Ph.D em Biologia Marinha, ex-diretor do Instituto de Ciências do Mar – Labomar da Universidade Federal do Ceará (UFC) e professor do curso de Engenharia de Pesca da UFC, foi convidado para falar sobre “A História da Tilápia no Ceará”. Na ocasião, será apresentado o case do uso da tilápia pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) em programa oficial de produção de alevinos para peixamento dos reservatórios públicos da região Nordeste.

Serviço
I Festival Santa Tilápia
Av. Zezé Diogo, 3345 – Barraca Santa Praia
Data: 02 de outubro (sexta-feira), das 17 às 23h.
Valor: R$32,00
Vendas antecipadas: Barraca Santa Praia e quiosque da Bilheteria Virtual do Shopping Del Paseo, 3º Piso.
Informações: (85) 3261.0665