4, agosto, 2017

Cinco restaurantes charmosos de Fortaleza

Paella Marinera
Paella Marinera do El Molino: prato tem a maior saída da casa (Divulgação)

Embora o Dia dos Namorados já tenha passado, todo dia é dia para amar, não é verdade? Muitos casais honram buscam boa gastronomia para seus momentos íntimos, seja em casa, à luz de velas, seja saindo para jantar em dias especiais. Para o segundo caso, o Portal Sabores preparou uma série de sugestões: confira cinco restaurantes charmosos de Fortaleza e bom apetite.

El Molino

Quando o assunto é comida espanhola em Fortaleza, o El Molino figura como um dos locais de referência. Tendo aberto suas suas portas em 2012, o restaurante espanhol começou funcionando como delivery expresso de paellas e tortillas. Seguindo-se uma boa aceitação do público, dois anos e meio de muitos pedidos da clientela renderam depois a abertura da atual charmosa e intimista casa, localizada na Avenida Ana Bilhar, uma excelente indicação para um Dia dos Namorados único e saboroso.

Normalmente, a casa não abre às segundas-feiras, mas em virtude da data especial, está aceitando reservas. Dentre as “tapas“, as tradicionais entradas do país, destacam-se o “pulpo a la gallega” (saboroso prato à base de polvo), a leitura própria do “cocinero” da “tortilla de patatas” (torta de batatas), as “croquetas de bacalao” (croquetes de bacalhau) e os “calamares rebozados” (anéis de lula empanados, de um frescor e maciez inigualável). Já no quesito pratos principais, o prato de maior saída continua sendo a paella marinera, um clássico com mexilhões, camarão, lagosta e outros ingredientes. Os guisados de cordeiro e rabo de toro também não ficam atrás em termos de saída. 

Outros tipos de paellas, como a Valenciana (com frango e coelho) e a mista (frutos do mar e frango) são boas opções. Pra encerrar, nas sobremesas, destacam-se o “arroz con leche” (arroz doce ao leite aromatizado com limão europeu, canela e um toque de anis), a “crema catalana” e a “tarta de queso“. Um bom vinho espanhol pra acompanhar e a noite fica perfeita. 

Abrirá nesta segunda-feira (12/06) à noite, especialmente para o Dia dos Namorados
Rua Ana Bilhar, 1129, Varjota
Horário de funcionamento: quinta, das 18 às 23h. Sexta e sábado, das 13h30 às 14h30 e das 18h às 23h. Domingo, das 11h30 às 15h30.
Telefone: (85) 3044.1077 | 3461.1521

Camarao-Vignoli
Camarão Vignoli é uma das opções de massa da Pizza Vignoli (Divulgação)

Vignoli

Ao longo do ano inteiro, a Vignoli já é ponto de parada de muitos casais que apreciam a mistura de local romântico com cardápio acertado e boa carta de vinhos. Como não poderia deixar de ser, com chegada do Dia dos Namorados, a casa italiana se prepara para receber a clientela. Os restaurantes contarão com decoração especial para a ocasião e ofertam seu atrativo menu tradicional.

A quem aprecia massas al dente, nossa dica é a tradicional Camarão Vignoli, que traz o marisco com aliche, alcaparras e pimenta calabresa, refogados em alho e ervas finas. Opções clássicas como Pomodoro, com molho de tomates frescos e manjericão, também fazem parte do cardápio. Pra fechar, a Camarão 4 Queijos une o camarão a molho bechamel quatro queijos e ervas finas numa mistura muito atrativa.

Já entre as pizzas, opções como a Vignoli, Queijo Brie com Damasco, Parisiense (com champignon e gorgonzola) e Shimeji são excelentes indicações. Elaboradas pelo chef Cláudio Vignoli, as pizzas da casa sempre apresentam novidades ao mercado. A massa integral é uma opção para os comensais com restrições de saúde ou preferências específicas. Da carta de vinhos, o tinto italiano e prestigiadíssimo Barbi Brunelo di Montalcino é uma excelente alternativa para tornar a noite ainda mais especial.

Rua Silva Jatahy, 529 – Meireles
Av. Senador Virgílio Távora, 10 – Meireles
Rua Jonas Idelfonso Carneiro, 170 – Cambeba 

Spaghetti alla Pescatora, com frutos do mar e molho de tomate, do Pulcinella (Divulgação)
Spaghetti alla pescatora, com frutos do mar e molho de tomate, do Pulcinella (Divulgação)

Pulcinella

Funcionando com duas sedes – uma na rua Osvaldo Cruz, outra na avenida Senador Virgílio Távora -, bem como mais duas unidades em shoppings centers (RioMar e RioMar Kennedy), a casa honra a tradição italiana há mais de vinte anos, tendo sido fundada em 1991.

Conta com um saboroso bufê de antepastos (mais de R$100 o quilo), as opções à disposição vão de saladas e frios aos frutos do mar. No cardápio, há uma rica diversidade de massas e recheios atraentes. Alguns destaques são o spaghetti alla pescatora, espaguete preparado com camarão, lula, taioba e polvo ao molho de tomate, e o ravioli di carne di sole, trazendo o macarrão acompanhado com a nossa carne de sol, molho de tomate e mussarela de búfala.

Endereço: Rua Osvaldo Cruz, 640 – Aldeota
Telefone: 3261.3411
Endereço: Avenida Senador Virgílio Távora, 600 – Aldeota
Telefone: 3244.0133
Horário de funcionamento: das 12h às 15h e das 18h30 à 1h. Nas sextas e sábados, das 12h às 2h e aos domingos das 12h à 1h.

Patinhas de caranguejo
Patinhas de caranguejo da Casa de Moá (Divulgação)

Casa de Moá

A chef Louise Benevides comanda o espaço que também abriga café e loja de design. Aqui ela propõe um menu de matriz francesa e toques contemporâneos, partindo de matéria-prima fresca. Para o Dia dos Namorados, a casa anuncia que quem comprar uma garrafa de Chandon receberá como brinde uma minicaixa de som portátil.

Opções do menu fixo encantam a noite dos casais nesta segunda, para a qual o espaço já se prepara no intuito de oferecer uma ocasião memorável. A casa de Moá oferece ambiente aconchegante, com obras de arte em todos os espaços e mobília antiga em lindos tons. Uma excelente pedida para um jantar romântico a dois.

Rua Visconde de Mauá, 2675 – Aldeota
De segunda a sábado, das 12h às 15h e das 19h à meia noite
Telefone: (85) 3067.3509

pipo 3Pipo Restaurante

A casa conta com exposições artísticas, com peças de nomes locais e nacionais à venda, além de música ao vivo, cuja programação é organizada pelo maestro Gladson Carvalho, da Orquestra Filarmônica do Ceará. Apresentações de violino, piano e jazz são os destaques da casa, tornando as refeições sempre agradáveis.

Para o Dia dos Namorados, o Pipo Restaurante anuncia cardápio especial com possibilidade de reservas. Com apresentações de piano, violão e violino, o investimento é de R$140 por pessoa. No menu, como entrada, ceviche com chips de batata doce, ostra Rockefeller e camarão na cestinha são opções. Como pratos principais, risoto de camarão com tomilho, tomate e vegetais e o filé de peixe na crosta de ervas com mousseline de couve flor podem ser escolhidos. Pra finalizar, como sobremesas, cheesecake de de goiaba e semifredo de chocolate com avelã

Rua São Gabriel, 399 – Próximo ao Parque Adahil Barreto
Reservas: (85) 8883.0000

Colunistas

Ver tudo
1 de agosto de 2017

Gastronomia e diversão: receitinha de spinner de chocolate

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

18 de julho de 2017

O poder do chá

Autor: Raquel Pessoa

13 de julho de 2017

Onde matar sua sede de cerveja artesanal em Fortaleza

Autor: Bia Adjafre

css.php