9, maio, 2014

Conheça a harmonização do uísque com petiscos

Segundo especialista, a harmonização do uísque com petiscos ainda não é tão comum. Veja as dicas:

Old Parr Silver (Rodrigo Capote)
Old Parr Silver (Rodrigo Capote)

O uísque é uma bebida muito presente nas mesas dos consumidores cearenses. Mas o que nem todos estes consumidores sabem é que o uísque vai muito bem com certos petiscos.

Para demonstrar isso, o uísque Old Parr Silver, conhecido como ‘cowboy gelado’, realizou degustação no Boteco Praia. A ideia foi dar dicas de harmonização com os petiscos preferidos pelos cearenses, como as coxinhas de caranguejo e camarão.

Uma das mais importantes sommelières do país, Alexandra Corvo, explicou como pode dar certo esta combinação. Segundo ela, o uísque vai muito bem com petiscos do mar, seja ele com salmão, caranguejo ou camarão. Isso tem a ver com a salinidade da bebida.

Alexandra Corvo (Divulgação)
Alexandra Corvo (Divulgação)

O Old Parr Silver já vem gelado e isso dá mais força ao sabor, logo petiscos apimentados também caem muito bem. Alexandra diz ainda que essa harmonização ainda não é muito comum, mas já virou tendência. Além dos vinhos e cervejas, o uísque é uma bebida que combina com certos alimentos.

O uísque tem um sabor adocicado, com um toque muito marcante da baunilha, do mel e da pimenta. Isso facilita na hora de combinar com certos petiscos. Uma das dicas da sommelier é harmonizar com o salmão. De acordo com ela, o uísque é proveniente de regiões cercadas pelo mar, o que dá este toque de salinidade à bebida.

A sommelier ainda explicou sobre o processo de produção do uísque, passando pelos cereais usados na fabricação, os processos de fermentação e destilação, até a degustação do produto.

Para seguir as dicas da especialista, basta experimentar o Old Parr Silver com alguns dos petiscos mais saborosos do Ceará.