1, abril, 2014

Fernando Russell: “culinária sem frescura” na Cozinha de Jack

Conheça o trabalho de Fernando Russell, o “Tucano”, na Maravilhosa Cozinha de Jack

O santista Fernando Russell é o cozinheiro por detrás da bancada d'A Maravilhosa Cozinha de Jack (Foto Pessoal / Twitter)
O santista Fernando Russell é o cozinheiro por detrás da bancada d’A Maravilhosa Cozinha de Jack (Foto Pessoal / Twitter)

É com descontração e bom humor que Fernando Russell prepara seus pratos mais diversos e ensina aos seus expectadores o passo a passo de cada receita na Maravilhosa Cozinha de Jack. “Jack” ou Tucano, como é conhecido, porém deixa claro com o lema de seu canal no Youtube: a culinária é “sem frescura”. Com um jeito informal e prazeroso de ensinar, a sensação que temos ao assistir seus vídeos é de estar na cozinha de casa.

Nas palavras do próprio, ele mesmo é só um “curioso que aprendeu a cozinhar”. Hoje leva a frente o canal d’A Maravilhosa Cozinha de Jack, que conta com mais de oitenta vídeos e milhares de visualizações – o vídeo mais antigo de seu canal, por exemplo, tem mais de 80 mil visitas.

Natural de Santos, Fernando é formado em Publicidade e Propaganda e Jornalismo e também é professor universitário. É apaixonado pela escrita, por contar histórias e tem alguns projetos na área de literatura. Participa também regularmente do Jovem Nerd, um dos maiores portais brasileiros voltados ao entretenimento e ao público jovem.

Já na Cozinha de Jack, ele costuma ensinar a preparar todo tipo de comida, e também muitas receitas relativas a filmes ou personagens famosos do universo do entretenimento. Um exemplo é o episódio onde ensina o “Pulp Fiction Dinner“, reproduzindo o jantar de uma das cenas mais icônicas do filme Pulp Fiction, de Quentin Tarantino. Essa mistura de linguagens e de atrativos é um dos diferenciais de seu canal, enriquecendo a sua proposta gastronômica de uma forma divertida e pouco usual.

A ideia do canal no Youtube surgiu em janeiro de 2011, após uma receita em vídeo caseiro que preparou para a esposa. Depois veio o projeto em formato de videoblog que permanece ativo até hoje. Nos episódios, faz questão de deixar claro que não é um chef, mas um admirador do universo da gastronomia. O formato e a linguagem adotados por Russell parecem ser um dos principais atrativos – aprendendo culinária de forma descontraída e divertida, por puro prazer.

Ao fim das receitas, é praxe harmonizar os pratos com alguma bebida. O projeto continua, com a linguagem característica e buscando inovar sempre, seja com convidados ou trazendo novidades de cozinhas estrangeiras.

Conheça A Maravilhosa Cozinha de Jack