27, março, 2014

Fortaleza recebe mais uma edição do Comida di Buteco

Comida di Buteco acontece em 16 cidades do país. Só em Fortaleza, são 20 botecos participantes. Confira:

Bar O Camocim com o petisco Parece Mas não é
Bar O Camocim com o petisco Parece Mas não é

A partir do dia 11 de abril, Fortaleza e outras 15 cidades do país, abrem as portas da cozinha de raiz para mais uma edição do Comida di Buteco. Num ano especial para o Concurso, que completa 15 anos de existência, o tema do petisco é livre e a criatividade é larga. Na capital cearense, a quarta edição do concurso acontece até o dia 05 de maio, com a participação de 20 botecos.

O Portal Sabores mostra a partir de hoje diversas matérias sobre o concurso que tem a missão de transformar vidas através da cozinha de raiz, fazendo do boteco uma extensão de sua casa. A ideia é estimular os pequenos estabelecimentos às novas criações, cumprindo assim, um importante papel de fomento à cultura gastronômica de boteco e desenvolvimento do setor. Concurso pioneiro nesse universo é um dos maiores responsáveis por legitimar o boteco como um importante ícone da cultura e gastronomia do Brasil.

São 15 anos de histórias de vidas transformadas pela força de um evento que mobiliza milhões de pessoas, em várias cidades do Brasil, em volta das mesas dos botecos. Uma trajetória marcada por muita criatividade, envolvimento do público, geração de empregos, e mais de 380 receitas novas a cada edição. Já inscreve um legado à cozinha brasileira e ainda ganha mais força ano a ano, se consolidando como plataforma socioeconômica em cada uma das cidades onde é realizado.

Transformação de vidas

Seu Romildo, do Bar O Camocim (Divulgação)
Seu Romildo, do Bar O Camocim (Divulgação)

Graças à sua dinâmica e formato, estimulando a visitação aos botecos participantes, o concurso alavanca o desenvolvimento do boteco e do próprio setor como um todo. A mensuração de resultados realizada pela organização aponta, ano a ano, crescimento do impacto na cadeia produtiva relacionada.

Um bom exemplo da influência positiva proporcionada pelo Comida di Buteco em Fortaleza é o bar O Camocim, localizado no Centro da cidade e participante do concurso desde a primeira edição na capital cearense, em 2011. Simples e modesto, o bar funcionava há anos com uma estrutura não muito adequada na cozinha e (até então) um único banheiro. O quesito HIGIENE do concurso foi um fator incentivador para a reforma do local, com nova cozinha e novos banheiros. Os resultados foram comprovados nas edições seguintes do Comida di Buteco: Em 2012, com a conquista de mais clientes “botequeiros”, o bar foi o que mais vendeu caipirinha, sendo premiado pela patrocinadora Ypióca. No ano seguinte a conquista foi ainda maior, sendo eleito o segundo melhor boteco e ainda teve sua caipirinha considerada a melhor dentre os concorrentes.

Em Fortaleza
Comida di Buteco completa a quarta edição em Fortaleza, com 20 botecos apresentando novas receitas de deliciosos petiscos!

Desses 20, 15 são veteranos no concurso e 5 participam pela primeira vez. São botecos diversos, com estruturas bem particulares, alguns mais novos, outros já tradicionais, modernos ou rústicos, em bairros nobres ou mais populares, mas todos com uma característica em comum: são verdadeiros botecos, com o dono à frente, comandando tudo, da cozinha ao atendimento, e cuidando para que a cerveja seja sempre gelada, o tira-gosto saboroso e que os botequeiros sintam-se em casa!

Confira os participantes desta edição em Fortaleza:

VETERANOS:
ALPENDRE – Petisco: Carne de Sol ao Forno
BAR CHÁ DA ÉGUA – Petisco: Feijão Verde à Bar Chá da Égua
BAR DO CIÇO – Petisco: Tatu Bola´s
BAR DO HELANO – Petisco: Bacalhau desfiado à moda do Helano
BAR DO PAPAI – Petisco: Surpresa do Papai
BAR O CAMOCIM – Petisco: Parece mas não é
BIROSCA DA FARRA – Petisco: Baião na farra
FLÓRIDA BAR – Petisco: Carneiro guisado
KASA KAIADA – Petisco: Baião de cinco Kasa Kaiada
KINA DO FEIJÃO VERDE – Petisco: 100% Nordestino
NOITE A FORA – Petisco: Guga Noite a Fora
PONTO DE LUZ – Petisco: Tulipa verde
PRIMEIRA PÁGINA – Petisco: Bolinho nordestino
SUVACO DE COBRA – Petisco: Fidalgo
TRONCO DO GAÚCHO – Petisco: No Ceará é assim

NOVATOS:
BADUBEL – Petisco: Bolinho ao Bel
BESOURO VERDE – Petisco: Feijão do BV
FEIJÃO MARAVILHA – Petisco: Feijão Maravilha
O ASSIS – Petisco: Carne do sol com macaxeira
SENHOR BAR – Petisco: Camarão do Chefe

Dinâmica do concurso
Essa é a eleição do melhor boteco da cidade. Cada participante cria um petisco para concorrer. O público e um corpo de jurados tem que visitar os botecos e votar no local. A média entre os quesitos avaliados garante o resultado da premiação. São avaliados de 1 a 10, a HIGIENE, o ATENDIMENTO, a TEMPERATURA DA BEBIDA e o PETISCO (que leva 70% da nota). O voto do júri vale 50% e do público 50%. O Instituto de Pesquisas Vox Populi é o responsável pela apuração dos votos nas 16 cidades.

Cidades participantes: SP: São Paulo capital, Campinas, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. Rio de Janeiro, Goiânia, Fortaleza, Belém, Manaus, Salvador. Minas Gerais: Belo Horizonte, Montes Claros, Ipatinga, Poços de Caldas, Uberlândia e Juiz de Fora.

Serviço
COMIDA DI BUTECO 2014 em FORTALEZA
De 11 de abril a 05 de maio em 20 botecos de Fortaleza.
Site: www.comidadibuteco.com.br.
Redes Sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
Foursquare