20, abril, 2016

Frutos do mar em Fortaleza: do petisco ao jantar de hoje

Petiscando ou não, os frutos do mar rendem delícias inegáveis nas mãos de bons chefs ou cozinheiros. E, sabendo disso, Fortaleza tem uma enorme gama de estabelecimentos especializados em servir essas gostosas iguarias. Hoje o Guia Sabores te indica alguns pratos especiais de casas que trabalham com frutos do mar. Acompanhe nossas dicas e fotos e bom apetite!

Porção de piabinhas crocantes?
Vai uma porção de piabinhas crocantes? (Divulgação)

Restaurante Vojnilô

Começando com uma grande referência no ramo, o restaurante Vojnilô é veterano no segmento dos frutos do mar e por cinco vezes consecutivas recebeu o prêmio da categoria pela revista Veja Comer e Beber. Os peixes preservam o frescor marinho e há opções das mais diversas, que criam belas misturas visuais e aromáticas. Algumas das opções mais pedidas da casa são o Misto de Pescados, que serve peixelagostacamarõesbatatas assadas e arroz à grega, e o Espaguete de Camarão Vojnilô ao Nero de Sépia, massa saborosa de spaghetti recheada por suculentos camarões. Como entrada, a dica é a porção de piabinhas crocantes.

Outra indicação: Misto de Pescados com tudo de bom que o mar pode oferecer – peixe, lagosta e camarões (acompanha batatas assadas e arroz à grega).

Restaurante Vojnilô
Rua Frederico Borges, 409 – Varjota
Funciona segunda, a partir das 19h; de terça a sexta das 12h às 15h (almoço executivo) e das 19h à meia-noite; sábados, das 12h às 16h (almoço) e das 19h até o último cliente; domingos, apenas para o almoço a partir das 12h.
Telefone: (85) 3267.3081

Delícias do Iskä
Delícias do Iskä (Divulgação)

Iska

Com mais de 20 tipos de camarão, o Iskä Restaurante parece ter vindo à Fortaleza para ficar. A casa traz no menu dicas de pratos a base de frutos do mar, com o camarão como grande destaque. O marisco vem em receitas que vão do doce ao salgado. Tem camarão com paçoca, camarão com cheddar e bacon e até camarão com chocolate! Nossa dica é experimentar o Sweet Chilli, que traz camarões mergulhados em mistura de molho apimentado e limão. Há cerca de quinze opções de pratos salgados. O clássico original shrimp vem com molho costeau e camarões preparados no azeite de oliva extra virgem, salsa e alho torrado. O tapioca é servido com molho de tamarindo e traz os camarões cobertos por goma de tapioca, além dos hambúgueres de camarão.

Serviço
Rua Frederico Borges, 125 – Varjota Food Mall
Tel.: 3013.4449

Saborosa lagosta do Coco Bambu
Saborosa lagosta do Coco Bambu

Coco Bambu

O cardápio é extenso e traz inúmeras variações de crustáceos, mariscos e peixes. A casa já tem unidades em Brasília, Salvador, São Luís, GoiâniaTeresina e São Paulo. Em Fortaleza, o Coco Bambu Frutos do Mar aposta na variedade do menu, que oferece pratos bem servidos em um ambiente agradável.

Como entrada, o Camarão Crocante vem com 8 unidades do crustáceo empanados e servidos com chutney de manga. No prato principal, a variedade de pratos com camarão surpreende. Camarões Jangadeiro, Camarões no catupiry e Camarões Internacional são alguns dos itens que fazem sucesso no cardápio.

Nossa indicação: Entrada com lulas à dorê sequinhas e crocantes e de prato principal os apetitosos Camarões Jangadeiro (12 camarões empanados com recheio de catupiry, servido com arroz à grega e batata gratinada).

Serviço
Avenida Beira Mar, 3698 – Meireles
Horário: Segunda a quarta, das 11h30 às 15h e das 17h às 0h; quinta até 1h; sexta e sábado até 2h; domingo sem intervalo.
Contato: (85) 3242.7557

Camarão
Camarão é ingrediente de vários pratos no cardápio do Boteco Praia (Divulgação)

Boteco Praia

E pra fechar, o Boteco Praia! O bar é sinônimo de descontração, diversão e garantia de um bom atendimento, chopp gelado e delícias gastronômicas e é o lugar ideal para quem vai curtir o período de férias em Fortaleza.

Todos os dias a casa abre para o happy hour com shows ao vivo para ambientar o clima. Sua programação musical foi repaginada e conta agora com novas atrações, além de a música começar mais cedo na sexta-feira. E para garantir a diversão entre amigos, o Boteco Praia transmite, em nove televisões, todas as lutas do Ultimate Fighting Championship (UFC).

O Boteco Praia oferece variado menu de petiscos de boteco tradicionais e a base de frutos do mar, além de menu a la carte, disponível também para o almoço nos finais de semana. A casa conta também com excelente carta de vinhos, espumantes e champanhe. Mesmo com muitas opções no cardápio, a nossa indicação vai mesmo para a famosa e icônica coxinha de caranguejo da casa.

Nossa indicação: Coxinha de caranguejo

Serviço
Boteco Praia – Avenida Beira Mar, 1680, Meireles
Horário de funcionamento: de segunda à sexta, a partir das 17h; sábados e domingos, a partir das 12h
Mais informações e reservas: 3248.4773