3, julho, 2015

Grão & Goma: casa para os apaixonados por tapioca

Em bastão, com salada, com sabores variados e à base de beterraba, bacon e outras delícias... A tapioca é a atração principal da criativa Grão & Goma (Divulgação)
Em bastão, com salada, com sabores variados e à base de beterraba, bacon e outras delícias… A tapioca é a atração principal da criativa Grão & Goma (Divulgação)

Clássico da culinária cearense, a tapioca é uma das nossas queridinhas, seja no café, no lanche ou até no jantar… Seus recheios, que tendem a ser extremamente variados, visam as preferências até de paladares mais “refinados”. Apostando exatamente nessa versatilidade da tapioca, capaz de agradar a tantos, que os sócios Adriano Matos e Jonas Piancó resolveram apostar na receita regional e criar uma casa gastronômica toda dedicada ao prato. Assim surgiu a Grão & Goma, inaugurada no final do mês passado (dia 20 de junho).

Segundo Jonas, a ideia da Grão & Goma é “tornar a tapioca a principal referência da casa, resgatando a memória afetiva através de simplicidade e criatividade”. A “tapiocaria” utiliza o sistema “made for you”, onde a montagem do prato é realizada pelo cliente, de acordo com seu gosto.  “Destaque para as bases, normalmente servidas brancas, com inserções ou “saborizadas” com beterraba, bacon, cenoura, chocolate, amendoim e etc… São mais de 10 opções”, completa Jonas.

Para petiscar, há também a opção dos bastões de Goma&Queijo, Goma&Alho e Goma&Calabresa, servidos com molho especial. Tem até opção para quem está de dieta ou segue o estilo fitness: as Cestinhas de Tapioca & Salada são criações bacanas, servidas na própria tapioca desidratada.

Bastões saborosos, excelentes pra petiscar (Divulgação)
Bastões saborosos, excelentes pra petiscar (Divulgação)
grão4
Salada e tapioca, mistura bacana da casa (Divulgação)

A dupla revela que abandonou a carreira em um grande grupo nacional para apostar nela, a nossa tapioca. Sobre a linha gastronômica adotada, Jonas conta: “A Grão & Goma não prega um discurso gourmet e possui uma culinária simples e apetitosa que usa produtos daqui, que já fazem parte do repertorio das pessoas.  Nomes estrangeiros foram evitados ao máximo no cardápio e outro detalhe é a trilha sonora que só toca musica brasileira selecionada”.

Com uma identidade criativa bem acertada (Adriano é publicitário e Jonas profissional de marketing), eles conceberam o cardápio a partir de viagens feitas pelo Brasil e de referências particulares. Os chefes fortalezenses Milton Vasques e Levi Machado ajudaram a trazer as ideias à prática, e contribuíram para a construção e execução do cardápio como consultores.

A aposta da Grão & Goma chega ao bairro de Fátima com simplicidade e extrema elegância. Com um conceito bem estabelecido,  podemos afirmar que a casa é pedida certa para quem ama tapioca. Com a proposta de ser aconchegante a quem chega, o prazer de passar por lá vai bem além da tapioca, honrando a regionalidade e fugindo da aposta em polos gastronômicos como Aldeota ou Edson Queiroz. Vale a pena conhecer!

 

Serviço
Grão & Goma Tapiocaria
Rua Padre Leopoldo Fernandes, 130 – Fatima
Telefone: (85) 3051.1300
Funcionamento: Quarta, quinta, sexta, sábado, domingo e segunda, de 16h ás 22h