29, março, 2019

Lugares em Fortaleza para visitar na sexta-feira

Pra hoje, a nossa redação preparou algumas sugestões de lugares em Fortaleza, tanto restaurantes como bares, para visitar na sexta-feira… As dicas abaixo são temáticas, ou seja: tem para todos os gostos. Que tal conferir as opções? Bom apetite!

O Mar Menino (restaurantes para jantar na cidade)

Paella O Mar Menino
Paella d’O Mar Menino é uma das opções do

Para os fãs de frutos do mar, é uma dica que não poderia ficar de fora. Traz algumas apostas interessantes, sobretudo no menu.

Uma dica interessante do que pedir é a panelinha de frutos do mar. O camarão defumado com abóbora menina assada, queijo coalho e demi glace de cogumelos é outra sugestão bacana, além do ceviche. O risoto Terra-Mar, com carne de porco, camarão, polvo e maçã verde, pode valer a pedida. Para beber, o menu traz cachaças e vodkas especiais, como a feita com uva, morango e manjericão.

Av. Barão de Studart, 1043.
De terça a aábado, das 12h às 15h e das 19h à 1h.
Contato: (85) 3039.5359

Buchada do Ordones
Buchada do Ordones é uma das opções de pratos regionais no Carneiro do Ordones (Divulgação)

Carneiro do Ordones (carnes e comida regional) 

A carne de carneiro impera no cardápio. Ela aparece até na forma de linguiça artesanal. Mas é justamente acompanhado do tradicional cozido de carneiro que o pirão cai bem entre as opções do restaurante. Para compor o prato principal, arroz e mais guarnições, que servem até duas pessoas. Maminha, picanha, opções de aves, como o capote caipira à cabidela, e peixes completam o menu. Cervejas e drinks especiais entram na lista.

Endereço: Azevedo Bolão, 571
Contato: (85) 3281.6576 / 3281.5959
Funcionamento: Funciona todos os dias das 9h a 0h30, sextas e sábados até 1h

Fabrika Bar
Caipirinha de limão é o drink perfeito para o happy hour perfeito (Divulgação)

Fabrika Bar 1650 (happy hour com boa gastronomia)

O local é bem descontraído, misturando os conceitos de gastrobar, pub e cervejaria. Em resumo, é uma boa dica para o happy hour em Fortaleza.

No cardápio, figuram velhos conhecidos, como o tradicional filé com fritas e a asinha de frango empanada, sanduíches entre os petiscos, e algumas novidades deliciosas, a exemplo do ensopado de moela com coração. O famoso Chopp Amstel, cervejas geladas e drinks especiais são as pedidas entre as bebidas. Uma dica: a caipirinha de limão.

Rua Pe. Valdevino, 1650
De Ter a Qui – 16h às 22h / Sex – 16h à 0h / Sáb – 12h às 0h
Telefone: (85) 98153.7164

Sadan
Sadan é um dos queridinhos e carros-chefes da casa: temaki traz filé de salmão flambado envolvendo arroz e patê de camarão com cream cheese, riscado no tarê e cebolinha (Divulgação)

Yap (comida japonesa)

Com duas sedes e um delivery – a segunda fica no Posto BR da Avenida Washington Soares, 2565 – operando em Fortaleza, a casa de culinária japonesa Yap Temakeria oferta ao público um show de delícias que nos remetem ao oriente. A Yap vai além do universo da gastronomia japonesa e concilia o tradicional com o contemporâneo, trazendo algumas influencias também da Califórnia e do Havaí à sua cozinha.

Pra começar, entre as entradas, figura como a mais pedida o pirulito de salmão, que traz salmão empanado na farinha panko com uma lâmina de salmão cru e cream cheese envoltos em uma das extremidades. Já quanto aos temakis, alma da casa, os flambados são o principal produto. Dentre estes, destaca-se o Sadan, líder de vendas do espaço. Há também as criações agregadas ao novo menu, como o poke havaiano.

Loja Aldeota 
Rua Marcos Macedo, 655, loja 12
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 18h à 0h.
Telefone: (85) 3224.8618

Loja Sul 
Av. Washington Soares, 2565, loja 6
Horário de funcionamento: de terça a quinta, das 17h às 23h. De sexta a domingo, das 17h à 0h.

Linguiças artesanais do Alemão
Linguiças artesanais do Alemão são ponto alto do cardápio: há receitas e combinações variadas (Divulgação)

O Alemão (harmonização de cerveja e petiscos)

O Alemão é uma referência em comida alemã na capital cearense. A casa se destaca dos demais bares da cidade com um cardápio típico e recheado de delícias. Cervejas também são famosas entre o público. As linguiças típicas da Alemanha e a costeleta suína ao molho barbecue são ótimas para acompanhar o chope de trigo Drache. Vale experimentar também as variações Pilsen, Stout, Pale Ale e Weiss.

O destaque da visita fica por conta do joelho de porco à pururuca com batata sautée e chucrute, excelente opção para prato principal e que serve até três pessoas.

Rua Frederico Borges, 584
De segunda a sexta, das 11h30 às 14h30 e das 18h às 23h30. Sábado, das 12h à 0h. Domingo, das 12h às 17h.
Telefone: (85) 3267.1923