18, abril, 2018

10 padarias em Fortaleza para lanchar ou tomar café na semana

Café com tapioca do Empório
Café com tapioca do Empório do Pão (Divulgação)

Café com pão, café com tapioca, coxinha e risole. Quem não gosta de um bom lanche à tarde? Fortaleza tem uma larga tradição de padarias como estabelecimentos gastronômicos consolidados. É um costume bem fortalezense experimentar aquele carioquinha quente na chapa à tarde ou uma tapioca com queijo coalho no ponto e café de manhã cedo nas padarias de Fortaleza.

As padarias sabem disso e não exitam em oferecer ao povo cearense delícias das mais vistosas em suas estantes a qualquer hora do dia: algumas fornecem café, almoço, lanche e até jantar. Hoje, trazemos algumas sugestões de padarias para o lanche da tarde para você se deliciar. A dica do Portal Sabores é investir naquele clássico café com tapioca… Bom apetite!

Empório do Pão

Os pedidos se concentram em pães como o francês, o de milho e o de chia (rico em fibras), todos vendidos por quilo. A coxinha de frango e o croissant recheado de alface, queijo prato, tomate e peito de peru podem ser provados ali mesmo, no salão. Para acompanhar, o café expresso é outra dica caprichada. 

No lanche da tarde, o sanduíche de pão de queijo com queijo de minas, tomate e orégano têm saída boa. Para acompanhar, cappuccino de doce de leite. A casa também tem bufê de sopas e de sushis e sashimis, dependendo do horário.

Avenida Dom Luís, Shopping Dom Luís, 1º piso, 1200
Horário: Todos os dias, das 6h às 22h. Domingos, a partir das 7h.
Telefone: (85) 3267.4848

Portugália
Portugália traz opções variadas para café, lanche ou jantar, de pães e tapiocas a pizzas e sobremesas (Divulgação)

Padaria Portugália

O carioquinha sai cedinho, logo a partir das 6h da manhã. Além do pãozinho quente, o bufê conta com mais de vinte itens, com frutas, frios, salgados (como o famoso pão de queijo), doces e mais.

Sanduíche de mussarela e presunto na ciabatta e o filão com queijo são algumas opções do cardápio. Na parte de guloseimas e sobremesas, os minibrownies de chocolate chamam bastante a atenção dos comensais. 

Professor Otávio Lobo, 755
Horário: das 6h às 22h. Sábado até 21h. Domingo, das 10h às 14h.
Telefone: (85) 3249.2662

Pizza Portuguesa do Emporio Delitalia
Pizza Portuguesa do Emporio Delitalia (Divulgação)

Empório Delitália

Inaugurada como padaria, a loja hoje também traz adega, cafeteria, mercado gourmet, sorveteria e pizzaria. Duas opções que se destacam são o schiacciatine, espécie de torrada para comer com antepastos, que sai nos sabores linhaça, chia e tomate seco com ervas e parmesão; e a ciabatta de alecrim, um pão artesanal clássico.

O empório dispõe de 600 rótulos de vinhos, com muitas boas escolhas para harmonizar com as pizzas do lugar. No cardápio de lanches, o sanduíche pietro, à base de filé-mignon, queijo, alface americana e molho de mostarda é uma maravilha acompanhado do cappuccino em xícara grande.

Av. Desembargador Moreira, 533, Meireles
Horário: todos os dias, das 6h30 às 22h. Domingos, das 7h30 às 22h.
Telefone: (85) 3133.5000 

Pães da MonteCarlo
MonteCarlo traz grande variedade de pães à escolha da clientela (Divulgação)

MonteCarlo

A MonteCarlo traz a marca da tradição entre as confeitarias de Fortaleza. Há anos no mercado, a padaria e confeitaria traz uma grande variedade de pães artesanais. Além disso, a casa aposta na Patisserie MonteCarlo, recheada com deliciosas sobremesas, e na opção dos cafés da manhã, servido diariamente, de segunda a sexta, das 7h às 10h e nos finais de semana e feriados, das 7h às 11h30.

Entre os pães, o croissant francês e a baguete figuram entre os exemplares da vitrine. Quem se acomoda no café pode pedir o cappuccino gelado coberto com chantili e raspas de chocolate para um lanchinho da tarde. Entre as sugestões de sanduíches, o que reúne filé-mignon, queijo prato e cebola caramelizada é uma ótima pedida.

Av. Senador Virgílio Távora, 820.
Horário de funcionamento: 24h.
Telefone: (85) 3264.2356

Massa da Costa Mendes
Massa da Costa Mendes: casa também aposta nos rodízios (Divulgação)

Costa Mentes Delicatessen

Uma das mais tradicionais padarias da capital cearense, apanificadora Costa Mendes existe há quase 20 anos e possui três unidades em Fortaleza (Rua Prof. Costa Mendes, 609 Montese – Matriz; Av. Oswaldo Studart, 250, B. Fátima; Rua Raul Cabral, 103 Vila União). Há serviço de delivery.

lista de pães, relaciona itens triviais, como o pão de leite, e receitas mais elaboradas, a exemplo do massa rica, decorado com coco e frutas cristalizadas, e do brioche, com cobertura de açúcar e goiabada. O bufê de café alinha sucos, frios e frutasTortas e doces também entram no menu. No almoço, ele dá lugar ao self-service, que inclui saladas e carnes. Pra fechar, tem rodízio de massas e pizzas (só pizzas sai por R$24,90 e com massas e pizzas por R$29,90).

Endereço: Professor Costa Mendes, 309.
Horário de funcionamento: todos os dias, das 5h30 às 22h.
Telefone: (85) 3494.5050

Fettucine Rebeca com camarões e molho especial
Fettucine Rebeca com camarões e molho especial do rodízio do Empório de Fátima (Divulgação)

Empório de Fátima Delicatessen

Criado em dezembro de 2009, a casa oferece todos os dias à clientela pães, doces, salgados, tortas e bolos, além de diversas opções de bufê, desde o de café da manhã até uma grande variedade de caldos e sopas, incluindo também almoço ou brunch. Pra fechar, tem o rodízio de pizzas e massas do Empório, que traz pratos bem saborosos como o Fettucine Rebeca, com camarões e molho especial. Vale a pena conhecer.

Endereço: Av. Deputado Oswaldo Studart, 250
Horário de funcionamento: todos os dias, das 5h30 às 22h.
Telefone: (85) 3444.4000

coxinha da Montmarttre
Coxinha da Montmarttre (Divulgação)

Montmarttre

Monmarttre está entre as mais famosas padarias de Fortaleza. Há muitas opções de lanchinhos no cardápio. Os produtos são feitos sem aditivos químicos. O espaço é bem agradável e há duas lojas na capital. A outra unidade fica na Av. Dom Luís, 500 – Shopping Aldeota.

Wraps, sanduíches, bolos, cheesecakes, chás e cafés são alguns dos destaques. Saem do forno ainda o filão com chia e a trança semifolhada incrementada por provolone ou calabresa. Para montar os famosos lanches, o cliente escolhe entre a crocante baguete coberta por gergelim e o macio pão árabe. O sanduba chamado le speciale, por exemplo, é preenchido com rosbife de filé-mignon de produção própria, queijo mussarela, molho à base de maionese e chutney de manga. Há opções de tortas, docinhos e salgados.

Rua Júlio Abreu, 175.
Horário de funcionamento: todos os dias, das 6h às 21h. Domingos a partir das 8h.
Telefone: (85) 3267.8694

Torta de maracuja com chocolate da companhia do pao
Torta de maracujá com chocolate da Companhia do Pão (Divulgação)

Companhia do Pão

A casa é parada obrigatória na Cidade dos Funcionários. Traz, diariamente, um saboroso bufê de café da manhã, pães, sanduíches, salgados, tortas, bolos e mais. Entre as tortas, algumas dicas são a de Nescau, a de Prestígio, a de calda de morango e a de banana. A coxinha de frango e catupiry da casa tem massa leve e crocante, vale a pena experimentar. Outra sugestão, essa doce, são as sobremesas à base de morango que abrilhantam a vitrine da padaria. 

Endereço: Av. Desembargador Gonzaga, 885
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 6h às 21h. Domingo até 12h.
Telefone: (85) 3275.8461

Salgados do Nogueira Pães
Salgados da Nogueira Pães (Divulgação)

Nogueira Pães

Um dos destaques principais da casa é o famoso “pastel de nata”, mais conhecido como pastel de Belém, um doce bem típico e bastante apreciado em Portugal. Segundo o estabelecimento, “a Nogueira foi pioneira em Fortaleza com esse doce típico, e seu diferencial é a receita única, de sabor e crocância comparados aos originais e mais famosos em Portugal”. Além dessa iguaria, tortas, pães, bolos, salgados e sobremesas exalam aromas tentadores pelo espaço da casa. 

Av. Alberto Craveiro, 2222c.
Horário: Todos os dias, das 6h às 21h. Domingos e feriados, das 6h às 17h.
Telefone: (85) 3295.5565

Oficina do Pão

Ao longo do dia, palmier (biscoito doce de massa folhada), pão de massa rica com baunilha, brioche e pão da vó, doce e coberto de polvilho são algumas opções disponíveis. O pão carteira, com massa à base de ovos, e o famoso carioquinha também são opções.

Para comer lá mesmo, a empada de frango com requeijão é uma delícia, ainda mais acompanhada de um bom affogato de chocolate.

Av. Santos Dumont, 2131
Horário: das 6h às 20h. Sábados até 19h. Fecha aos domingos.
Telefone: (85) 3224.1609

Com informações do Quer Ir Pra Onde? e da Veja Comer & Beber.