3, junho, 2014

Pratos para o Dia dos Namorados: veja as combinações com vinhos

Com inúmeras opções de comida pronta para o consumo é possível preparar combinações com vinhos para todos os gostos

Medalhão ao molho madeira (foto: Cozinhar para relaxar)
Medalhão ao molho madeira (foto: Cozinhar para relaxar)

Para deixar o Dia dos Namorados, 12 de junho, ainda mais romântico a dica da Abeaço (Associação Brasileira de Embalagem de Aço) é preparar um jantar à luz de velas com um prato feito com alimentos enlatados harmonizado com vinho. A variedade de comidas enlatadas prontas para o consumo como medalhão, almôndega e picadinho de carne, permite combinações com vinhos, resultando em sabores e aromas perfeitos para a data.

A harmonização entre vinho e comida consiste em fazer com que ambos se valorizem mutuamente. O segredo para uma associação correta é escolher o vinho cujo peso (álcool) e sabor se equilibrem com a receita. Em geral pratos leves têm alimentos claros e o vinho ideal é o branco. Já pratos pesados, que em geral são escuros, combinam com vinhos tintos.

Os alimentos enlatados são ótimas opções para casais que não têm tempo para preparar o jantar, mas querem fazer uma refeição especial e diferente no aconchego de casa. É possível preparar pratos para todos os gostos, dos mais básicos até jantares requintados para os paladares mais exóticos.

Além de não levarem conservantes e aditivos químicos, serem práticos, muitos alimentos em lata de aço oferecem mais nutrientes do que sua versão in natura. Tudo isso devido ao seu processo de cozimento a altas temperaturas dentro da própria embalagem.

Confira algumas dicas de combinações que você pode fazer com alimentos enlatados e vinhos:

Combinação 1: Medalhão ao molho madeira. Ideal servir com arroz branco, legumes ou purê de batatas. Para combinar deve ser escolhido um vinho tinto com mais de 13% de álcool, pois vinhos alcoólicos causam sensação de doçura e se harmonizam com molhos adocicados.

Combinação 2: Almôndega Vegetariana ao Sugo. Ideal servir com arroz branco, legumes ou purê de batatas. A melhor opção é um vinho com boa acidez, pois além de eliminar essa sensação também atenua o sal e a gordura.

Combinação 3: Strogonoff de carne à moda russa – carne bovina, creme de leite e um toque de conhaque. Ideal servir com arroz e batata palha. Um prato clássico, pesado e com molho rico por causa do creme de leite. Cai na categoria que exige um vinho também com boa estrutura. A melhor recomendação seria um tinto de uva.

Combinação 4: Picadinhos de carne ao molho. Ideal servir com arroz branco, legumes ou purê de batatas. A sugestão é um vinho tinto e de preço modesto, mas desde que não seja de garrafão.