28, outubro, 2019

Dez locais para comer tapioca em Fortaleza

Tapioca com banana e canela
Tapioca com banana e canela

Centro das Tapioqueiras

Um dos lugares mais procurados é o Centro das Tapioqueiras. O lugar é tradicionalmente conhecido por oferecer muitas opções de lojinhas de tapiocas e sabores bem variados. Muitos turistas vêm à capital e conhecem o Centro. Os moradores também gostam do lugar pela quantidade de opções de tapiocas.

São mais de vinte tapioqueiras e mais de sessenta tipos à venda no local. Os recheios vão de queijo de coalho até a carne de sol. Tem ainda as tapiocas com camarão, doces, banana, leite condensado. Além de tapiocas, tem ainda opções com café, como o cuscuz.

Avenida Washington Soares, 10125, Messejana
Telefone: (85) 3274.7565
Horário: 5h/0h (sáb., dom. e feriado a partir das 16h)

Padaria Costa Mendes

As padarias de Fortaleza também disponibilizam a tapioca. Seja de manhã ou pela tarde as opções são bastante conhecidas. Na padaria Costa Mendes, as tapiocas são feitas na hora com queijo ou apenas manteiga. Além de tapioca, a padaria oferece ainda omeletes, pães, sanduíches, salgados, tortas, bolos, uma infinidade de opções.

Rua Professor Costa Mendes, 609
Bairro: Montese – Fone: (85) 3494.5050

Rua Raul Cabral, 103
Bairro: Aeroporto – Fone: (85) 3272.3034

Tapioca com café do Viriato
Tapioca com café ao leite do Viriato (Divulgação)

Café Viriato

Localizado na rua Oswaldo Cruz, o Café Viriato é daqueles estabelecimentos que unem sofisticação com boa comida. A casa já foi eleita a novidade do ano pela revista Veja Comer & Beber e traz muitas opções de cafés, pratos salgados e doces para o público da capital, Fortaleza.

A tapioca é um clássico no local, e a versão com queijo coalho é uma das mais procuradas. A carta de cafés é composta por 13 versões da bebida. Desde o cafezinho coado em infusão individual até o Capuccino Viriato, elaborado com café expresso, leite vaporizado e saborizante de banana ou macadâmia. Pra quem não quer ir de tapioca, opções salgadas incluem folheado de bacalhau, um mini quiche de alho-poró ou o tradicional pãozinho de queijo. Há ainda sanduíches, como o de salmão defumado com cream cheese no pão branco.

Av. Oswaldo Cruz, 2828
Telefone: (85) 3035.5504
Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 20h. Sábado, das 8h30 às 12h.

Buffet da Padaria Portugália
Buffet da Padaria Portugália (Divulgação)

Padaria Portugália

Pão português, baguete em versão tradicional ou com queijo e o pão carioquinha são boas opções além da clássica tapioca.

A casa mantém bufê de café da manhã até 14h, no qual exibe vinte itens como cuscuz, frutas e claro, tapioca. Outro sucesso é o sanduíche prego, que vem montado no pão filão com queijo, filé-mignon, ovo, presunto, alface e tomate.

Rua Professor Otávio Lobo, 755
De segunda a sábado, das 6h às 22h. Domingo, das 7h às 14h.
Telefone: (85) 3249.2662

Café Santa Clara
Café Santa Clara traz ambiente bonito e acolhedor ao espaço do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Divulgação)

Café Santa Clara

Numa torre erguida no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, está instalada a cafeteria Santa Clara. Lá são servidos os cafés feitos à base de grãos cultivados de maneira orgânica na Fazenda Nossa Senhora de Fátima, no sul de Minas Gerais. Destaque pela tapioca crocante da casa, com uma camada de queijo externa que é deliciosa.

Líder absoluto entre os pedidos, o expresso chega a bater a marca de 11 mil xícaras por mês. Outros preparos também populares incluem o cappuccino e o café galo de ouro, combinação de expresso, doce de leite com pedaços de chocolate e chantilly. Acompanhado de um delicioso waffle quentinho, o café é uma boa para o lanche da tarde.

Av. Pessoa Anta, 274-378
Telefone: (85) 3219.6900
De terça a domingo, das 15h00 às 22h00.

expresso com leite vaporizado e calda de chocolate Café 3 corações
Expresso com leite vaporizado e calda de chocolate do Café 3 Corações (Divulgação)

Café 3 Corações

Funciona dentro da Livraria Cultura, o que é um ponto bem positivo: o comensal pode aproveitar o rico acervo da casa ao se servir de um bom café acompanhado de tapioca. A dica fica por conta da tapioca crocante, com uma boa camada de queijo por fora.

No local, encontram-se cafés em quatro variações: orgânico, Mogiana, Cerrado e Sul de Minas.Tem também cappuccino e sua versão gelada e várias opções de lanchinhos à base de massa folheada. Bem bacana para aproveitar a tarde.

Av. Dom Luís, Shopping Varanda Mall, 1010 (Livraria Cultura)
Durante o horário de funcionamento da Livraria Cultura.

Mercado do Café tapioca
Tapioca do Mercado do Café é uma boa dica para abrir o apetite (Divulgação)

Mercado do Café

O tradicional bairro Benfica, celeiro de cultura, lazer e boêmia em Fortaleza, recebeu este espaço que une gastronomia, música, arte e uma bela arquitetura. O Mercado do Café conta com cardápio exclusivo, voltado à união de sabores regionais a ingredientes nacionais mais requintados, além de produção própria de pães artesanaisconfeitaria e o incomparável aroma e sabor do café brasileiro, apresentado em diferentes versões, que caem muito bem com a tapioca da casa.

Local: Rua Padre Francisco Pinto, 186, Benfica
Telefone: (85) 3283.2419
Todos os dias, das 7h às 22h. 
Instagram: @mercadodocafe
Facebook: @mercadodocafeoficial

Empório da Tapioca

Fundada pelos irmãos Ticiana e Manoel Vitor Machado, a casa tem mais de 20 receitas de tapiocas e é especializada nesse prato regional muito querido no Ceará. Destaque para a tapioca com requeijão crocante e a carpaccio, com massa de beterraba e fatias de carne crua, imitando o tradicional prato italiano. De sobremesa, uma tapioca de banana com doce de leite e ganache de cacau é uma boa pedida. Conta com opções vegetarianas.

Av. Monsenhor Tabosa, 1273, Centro
Telefone: (85) 98140.9809
Todos os dias, das 6h30 às 20h30.

Av. Senador Virgílio Távora, 303, loja 07, Dionísio Torres
Telefone: (85) 98118.5279
Todos os dias, das 7h às 21h30.

Tapioca crocante do L'Café
Tapioca crocante do L’Café (Divulgação)

L’Café Art & Bistrô

Dos cafés especiais às cervejas e vinhos, o cardápio traz dicas que vão do lanche ao jantar. A tapioca é uma pedida de satisfação garantida. Outra pedida boa pra acompanhar é o affogato de café, com expresso, sorvete de creme, chantilly e calda de chocolate.

Entre as opções doces, pra fechar a sobremesa, uma boa dica é o waffle de avelã. São três porções também bem servidas, com sorvete de nata, creme de avelã, amêndoas e calda de chocolate (em cima dos waffes). A massa super macia e quentinha do waffle com o gelado do sorvete – junto aos outros ingredientes – dá um toque especial ao prato.

Avenida Engenheiro Leal Lima Verde, 88, Edson Queiroz
De terça à quinta, das 16h às 22h30. De sexta a domingo, das 17h às 23h. Fechado nas segundas.
Telefone: (85) 3472.6106

Tapioca da Montmarttre
Tapioca da Montmarttre (Divulgação)

Montmarttre

Monmarttre está entre as mais famosas padarias de Fortaleza. Para quem quer ir além das ótimas tapiocas no cardápio, há muitas outras opções de lanches. Os produtos são feitos sem aditivos químicos. O espaço é bem agradável e há duas lojas na capital. A outra unidade fica na Av. Dom Luís, 500 – Shopping Aldeota. Wraps, sanduíches, bolos, cheesecakes, chás e cafés são alguns dos demais destaques.

Rua Júlio Abreu, 175.
Horário de funcionamento: todos os dias, das 6h às 21h. Domingos a partir das 8h.
Telefone: (85) 3267.8694