3, fevereiro, 2016

Quatro pratos com camarão para experimentar

Temakis são um exótico jeito de experimentar camarões... Vale a pena conhecer
Temakis são um exótico jeito de experimentar camarões… Vale a pena conhecer (Divulgação)

Ele é a paixão do cearense… Não é à toa que o Ceará é o maior estado produtor e exportador dessa delícia no Brasil. Na matéria especial de hoje, o assunto é um só: camarão pratos com camarão em Fortaleza.  Damos quatro sugestões extremamente variadas com esse marisco, do sanduíche ao clássico mediterrâneo, do temaki japonês à saborosa pizza. Confira abaixo os nossos escolhidos quatro pratos com camarão para experimentar na cidade.

Yap Temakeria

Para quem não sabe o que é um temaki, imagine um sushi em cone enrolado com algas e de recheios bastante variados… Os temakis são usuais no Japão, embora o fenômeno das temakerias seja mais brasileiro que japonês. Justificamos nossa escolha exótica ao falar de camarões com os sabores orientais da Yap Temakeria.

Com diversas opções de temakis (hots, flambados, simples e especiais), a maioria é bastante generosa quanto à quantidade e tamanho dos camarões. Entre as opções deste tipo, temos o , feito com salmão, camarão e cebolinha, e o adalbas, preparado com camarão empanadoshitake e cebolinha, tem um sabor levinho e um delicioso contraste entre doce e salgado. No entanto, resistir ao sadan é que é complicado: o temaki traz camarões com tarê e cebolinha, além de cream cheese, envoltos numa fina peça de salmão ao invés de alga.

Nossa indicação: Sem dúvidas o Sadan, espetacular.

Yap Temakeria Sul
Av. Washington Soares 2565 ( dentro do posto BR ao lado do Siara Hall)
Segunda a sexta, das 11h às 22h30. Sábados e domingos, das 15h às 23h

Yap Temakeria
Rua Marcos Macedo, 655 – Shopping Street Mall, loja 12, Aldeota
Todos os dias, das 18h à meia noite.
Telefone3224-8618

Yap Temakeria Boteco Praia
Boteco Praia – Avenida Beira Mar, 1680, Meireles.
Horário de funcionamento: a partir das 17hs
Mais informações ligar para o Boteco Praia: 3248-4773

Hambúrgueres de camarão do Iskä
Hambúrgueres de camarão do Iskä (Divulgação)

Restaurante Iskä

Com cardápio todo à base de camarão, o Iskä traz uma boa variedade de petiscos em dois tamanhos: médio (R$22) e grande (R$31).  As porções são individualizadas, e apresentam o marisco graúdo empanado, para ser degustado com molhos especiais.

Há cerca de quinze opções de pratos salgados, com ingredientes e combinações exóticas e interessantes: o clássico original shrimp vem com molho costeau e camarões preparados no azeite de oliva extra virgem, salsa e alho torrado. Já o sweet chili vem com molho tabasco, picante e com toque de limão. O tapioca é servido com molho de tamarindo e traz os camarões cobertos por goma de tapioca.

Além dos pratos, a casa também possui uma linha de hambúrgueres de camarão. Os burgers de camarão vem em cinco sabores. Um deles é o melt burger, com hambúrguer caseiro de camarão e recheio de cheddar, cubos de bacon crocantes e molho barbecue. Outra opção bacana é o soul burger: traz o hambúrguer acompanhado de batata palha crocante, alface, tomate, cebola caramelizada e molho de ostra.

Nossa indicação: A linha de hambúrgueres de camarão é criativa e saborosa… Fica ao gosto do comensal escolher qual a melhor pedida!

Rua Frederico Borges, 195
Quarta, quinta e domingo, das 18h às 23h. Sexta e sábado, das 18h às 24h.
Telefone: (85) 3013.4449
www.restauranteiska.com.br

Pizza de camarão com alho-poró da Villa Rios
Pizza de camarão com alho-poró da Villa Rios (Divulgação)

Villa Rios

Além do sabor consagrado e da diversidade de suas pizzas, o seu espaço aconchegante e charmoso é um grande atrativo. A decoração é feita com aparelhos e peças antigas, como discos de vinil, aparelhos de gramofone, rádios e TVs do século XX. A dica especial do restaurante e do Portal Sabores é a quinta da pizza em dobro: para qualquer pizza grande pedida no cardápio, você ganha outra igual, sem pagar nada.

O cardápio é bastante variado, possuindo opções de calzones, crepes, carnes, peixes, saborosos risotos, spaghettis, sobremesas e claro, muita pizza! O Villa Rios também possui delivery. Algumas pizzas de destaque são a Villa Rios, que leva o nome da casa e peito de peru e abacaxi, aVilla Forneli, com lombinho, tomate seco e gergelim, e a pizza de camarão e alho poró, com um excelente cheiro e textura no ponto certo.

Nossa indicação: Pizza de camarão e alho poró… Aroma e sabor incomparáveis

Av. Edilson Brasil Soares, 1450 – Edson Queiroz
Funciona de segunda à sexta, das 18h à meia noite, e sábado e domingo, das 12h à meia noite
Telefone: (85) 3267.4545

Camarão do Família Del Mare
Camarão do Família Del Mare (foto: Cepêra Alimentos)

Família del Mare

O restaurante Família Del Mare pertence ao grupo Cantina di Napoli e é especializado em pratos à base de frutos do mar e massas. Vinhos também são a grande marca da casa, que traz um espaço arrojado, com salão climatizado e varanda decorada com elementos marítimos.

Para começar, a tigelinha de frutos do mar mistura anéis de lula, camarão, tentáculo de polvo e mexilhões no vinho branco com molho bechamel. Na receita de camarão mediterrâneo, o crustáceo é refogado em manteiga da terra e servido com molho de tomate, cogumelo-de-paris, alcaparra e nata. Já o bacalhau à lagareiro traz o pescado preparado no forno com alho laminado, batata ao murro, brócolis, pimentão e arroz.

Nossa indicação: Camarão Mediterrâneo… O “menos é mais”, e o prato honra os sabores da região a que alude

Av: Santos Dumont, 2390
Telefone: 85 3261-8666
De segunda à quinta, das 11h30 ás 23h (sex. e sáb. até 0h)