20, fevereiro, 2020

Restaurantes em Fortaleza que estão funcionando no carnaval

Citron Patissérie
Citron Patissérie é um dos expositores do Imprensa Food Square (Divulgação)

O carnaval chegou, mas muita gente abriu mão de viajar e ficou na cidade. A quem vai aproveitar o clima pacato e menos movimentado destes dias de feriado na capital cearense, separamos uma lista com restaurantes em fortaleza que estão funcionando no carnaval. Afinal, qual melhor forma – além da festa! – de aproveitar o carnaval senão com boa gastronomia?

Imprensa Food Square

O centro gastronômico e cultural Imprensa Food Square oferece um cardápio variado com seus diversos food trucks estacionados, além do bar temático Boteco do Imprensa. O espaço vai funcionar durante todo os dias do Carnaval.

A estrutura também conta com parquinho infantil, palco para atrações musicais, além de ser um espaço “pet friendly”, que permite a livre entrada e circulação de animais de estimação.

Endereço: Av. Desembargador Moreira, 2355- Dionísio Torres
Horário de funcionamento: A partir das 18h

Filé com risoto de aspargos do Geppos (Divulgação)
Filé com risoto de aspargos do Geppos (Divulgação)

Geppos Restaurante

Há a opção de massas artesanais como o ravioli alla frutti rossi com brie e pinoli (recheada com queijo brie e compota de frutas vermelhas), o tagliatelle com agnello (massa fresca artesanal feita com espinafre, salteada com lascas de cordeiro assado lentamente ao forno), além de outras opções. Entre os gnocchis, os de semolina são tentadores, preparados cuidadosamente com massa artesanal de semolina italiana e servidos em duas versões, funghi e camarão. No quesito contemporâneos, há o gnocchi de banana da terra e gnocchi de batata doce jerimum. Ponto para o Geppos, que reinventa o tradicional valorizando simultaneamente os ingredientes tipicamente cearenses.

Na categoria de contemporâneos, há o filé l’ancienne com tagliolini, o salmão siciliano, a tilápia in crosta e o pesce tonno (atum) com risotto de coco. Para risotos, a seleção traz o exclusivo risotto due, composto do tradicional arroz arbóreo, o arroz negro e camarão.

Avenida Desembargador Moreira, 1011 – Jardins Open Mall – Aldeota
Fone: (85) 3433.1048
Aberto diariamente para almoço e jantar

Café Benévolo
Benévolo possui mais de 70 receitas de café (Divulgação)

Benévolo Café e Gelato

Com cardápio variado, a casa oferece café, gelatos e muito mais. Em diversos tamanhos e sabores, os gelatos são preparados diariamente, sempre com ingredientes frescos. Entre as opções disponíveis, estão Ferrero Rocher, morango, castanha, pistache, maracujá com gengibre, pitaya com tangerina, manga, sapoti, dentre outros.

Para comer, que tal waffle, sanduiches, pães especiais, salgados, quiches, cheescake, tapioca, omeletes, sopas? Além disso, tem diversas opções de bebidas com café, feitas com ou sem álcool. E também os tradicionais cappuccinos, machiattos, dentre outros. Na Benévolo, animais de estimação também são bem vindos. A casa é pet friendly.

Benévolo Café e Gelato (Monsenhor Tabosa)
Av. Monsenhor Tabosa, 688, Fortaleza
Horário de funcionamento: das 9h às 21h

Benévolo Café e Gelato (Ana Bilhar)
Rua Ana Bilhar, 1083, Fortaleza
Horário de funcionamento: das 13h às 23h

Também disponível no Shopping Via Sul.

Corte do Santa Grelha
Santa Grelha tem enorme diversidade de cortes e é uma das casas do segmento mais prestigiadas da cidade (Divulgação)

Santa Grelha

As sugestões de cortes de carnes ficam com o Striploin Black Angus, que é o contra-filé de um boi cuja raça é originária da Escócia, Aberdeen Angus, que é mais conhecido comercialmente como Black Angus, com carne superior ao zebuíno nacional. Já o Prime-Rib é a parte mais nobre do contrafilé, porém num corte que preserva o osso da costela. A carne junto ao osso e gordura é sempre a mais saborosa e quando assada libera ainda mais sabor além de ter uma boa apresentação no prato do cliente. No restaurante é possível comer entre 650g e 800g para três pessoas.

O Kobe Beef é considerada por muitos especialistas a mais saborosa e mais cara do mundo, e pode ser encontrada no Santa Grelha. Conferem esse status a ela o grau de marmorização – é extremamente entremeada de gordura, o que lhe dá um paladar muito bom. Tem também uma grande maciez.

Ainda é possível encontrar no cardápio a Picanha Fatiada, T Bone Steak, Bife de Tira, Miolo de Picanha, Bife de Chorizo, Baby Beef, Coração de Picanha, Picanha Supra Sumos, entre outras diversas opções.

Rua Tibúrcio Cavalcante, 790, Meireles
Seg-Dom: 11h30 – 00h
(85) 3224-0249

Também disponível no Shopping Iguatemi
Endereço: Av. Washington Soares, 85 – Edson Queiroz | Iguatemi Expansão | (85) 3241.5490

Arroz Paraense
Arroz Paraense é uma das delícias do Engenho Dedé (Divulgação)

Engenho Dedé

O menu reúne pratos e sabores típicos da cozinha brasileira, com destaque para receitas mineiras. Joelho de porco frito e purucado, dadinhos de tapioca, cubos de queijo coalho, costeleta de porco afogada, arroz e farofa, tudo cai bem acompanhado de uma boa cerveja. Além de cerveja, o Engenho Dedé traz cachaça (claro) e sucos de fruta para quem não consome bebidas alcoólicas.

Além de restaurante, o empório é bastante diversificado: conta com itens culinários variados, incluindo até jamon serrano, e um vasto leque de cachaças, com mais de mil rótulos, entre nacionais e importados.

Vale ressaltar que o Engenho Dedé tem programação especial de Carnaval a partir deste sábado (22). Animando o público, o cantor Galvão comanda a festa a partir das 19h junto com marchinhas e axés. A casa também conta com uma programação infantil com enfeites, confetes e pinturas. A casa cobra couvert artístico de R$ 4.

Disponível no Shopping Iguatemi.

Jardim do Alchymist

Considerado o restaurante mais romântico da cidade, o local é uma boa opção para quem deseja fugir da grande movimentação do carnaval tradicional. A dica cai sempre bem para quem ama curtir um momento especial a dois ou quem adora o melhor que a cozinha contemporânea com traços italianos tem a oferecer. No cardápio, entre os principais pedidos que já conquistaram o paladar de quem provou e ama o local estão as Bruschettas, Carbonara do Mar e a sobremesa Panna Cotta, com frutas vermelhas.

R. Barão de Aracati, 801 – Meireles
Horário de funcionamento: 18h às 00h

Guarderia
Frutos do mar marcam presença no cardápio da Guarderia Brasil (Divulgação)

Guarderia Brasil

Como em anos anteriores, a Guarderia trará programação para o carnaval na cidade. A barraca já é famosa pelos eventos que agitam o final de semana na capital, como os tradicionais sunsets, que trazem shows de música para o público no final do dia.

Neste ano, a animação dos quatro dias de carnaval deve ficar por conta de DJsapresentações musicais na barraca a partir deste domingo. O espaço é bem agradável e fica como opção para quem ainda pretende curtir uma boa praia, com cerveja gelada, música, drinks especiais e ótimos petiscos.

La Pasta Gialla
Pappardele com iscas de filet mignon ao molho de queijo emmenthal: delícia do La Pasta Gialla (Divulgação)

La Pasta Gialla

A rede de restaurantes La Pasta Gialla surgiu da ideia do Chef Sergio Arno de criar um espaço que oferecesse uma produção gastronômica com o verdadeiro toque italiano, mais exatamente da Região de Toscana. A casa aposta em massas artesanais, que hoje são seu diferencial.

Opções de risottos, carnes, aves, peixes e massas estão entre as opções de pratos. No menu, escolhas como Spaghetti à moda Caprese com tomate fresco, mozzarella de búfala, alho e manjericão; Penne ao molho de gorgonzola com iscas de filet mignon e o Spaghetti ao molho pomodoro. 

Bone In
Bone In é um dos saborosos cortes do Cabaña del Primo (Foto: Nilton Novaes Filho)

Cabaña del Primo

Como os demais estabelecimentos do Grupo Geppos, o Cabaña del Primo segue aberto todos os dias do ano. Entre seus cortes inéditos mais recentes, estão o Ancho Monumental (exclusividade da casa: corte nobre e alto da parte frontal do contra-filé, com médio marmoreio e textura diferenciada), o Bone In (corte do filé mignon com osso, tornando a carne mais saborosa e suculenta), o Assado de Tira (corte especial da costela dianteira), o Bife del Primo Premium (a mesma excelência do corte exclusivo da casa, o Bife del Primo, só que em tamanho maior, corte especial do contra-filé, extremamente saboroso e macio) e o Coração de Wagyu (corte central da paleta que apresenta maciez e suculência).

Como opções de guarnições, estão o arroz biro-biro, farofa de ovos (espetacular) e legumes grelhados. A linguiça de cordeiro e os mini-hambúrgueres de picanha com molho barbecue são ótimas opções de entradas.