14, novembro, 2017

Restaurantes regionais em Fortaleza

Tilápia Inspirador
Tilápia frita com talharim na manteiga do Tilápia Restaurante (Divulgação)

Quem resiste aos encantos da culinária regional? Se falamos apenas da culinária cearense, as opções são muitas… Peixadas, galinha caipira, ambas acompanhando aquele pirão, ou até uma macaxeira frita e um capote na lata, tudo é gostoso até demais… E também tem a panelada e a buchada… Hmmm… Uma gastronomia irresistível está à disposição nos restaurantes regionais em Fortaleza: que tal conferir algumas sugestões hoje para o almoço de hoje?

Tilápia Restaurante

Levando o nome do peixe de água doce mais popular em terras brasileiras, a cozinha da casa está sob o comando de Valdir Nascimento. Natural de Reriutaba, no Ceará, o chef não poupa nas invenções regionais e entrega pratos deliciosos com ingredientes da terra, como capote, carneiro e o que dá nome ao estabelecimento, a tilápia.

O Tilápia traz pratos como o filé recheado de camarão, empanado na farinha panko e frito, acompanhando talharim na manteiga. Outra boa pedida é a tilápia grelhada para duas pessoas, traz o peixe ao molho de vinho branco com açafrão e camarão. Quem não dispensa um bom capote pode experimentá-lo na versão “na lata”, com muito arroz de alho para acompanhar (para duas pessoas, mas que serve facilmente três ou até quatro). Peixada cearense, galinha caipira e o carneiro atolado no jerimum são outras dicas especiais. Ao todo, são mais de cinquenta receitas regionais típicas.

Rua Vicente Leite, nº 1131, Aldeota
Funciona de terça a quinta, de 11h às 15h e de 18h às 00h. Sexta e sábado, das 11h à 0h. Aos domingos, de 11h às 18h.
Telefone: (85) 3268-1734

Buchada de bode
Buchada de bode é uma das opções

Lá na Roça

Almoçar no Lá na Roça realmente nos dá a impressão de estar revisitando um pouco do interior cearense. Mesas feitas de tronco, luminárias de cipó e algumas redes fazem a decoração da matriz e da nova sede do restaurante, ambas as casas exalando “cearensidade”.

Para começar, há o farto self-service, com muita riqueza de pratos e variedade. De segunda a domingo, o bufê recebe por volta de 50 receitas tipicamente nordestinas. Há pratos como arroz de leite, torta de carne do sol, carneiro cozidobaião de dois, panelada, buchada, língua, sarapatel e muito mais, à livre escolha dos clientes.

Lá na Roça Eusébio
Av. Eusébio de Queiroz, 4425 – Eusébio
De terça a sábado, das 8h às 15h, e aos domingos até as 16h.
Fone: (85) 3260.2464

Arre Égua

Inspirada no distrito de Mumbaba, a cidade cenográfica reproduzida pelo Arre Égua busca resgatar as raízes nordestinas. O regionalismo se reflete no cardápio: delícia de carne de sol, galinha caipira, panelada, sarapatel e feijoada são alguns dos pratos principais do restaurante.

Para acompanhar, são oferecidos sucos, refrigerantes, água de coco e drinks alcoólicos e não-alcoólicos. O restaurante conta ainda com música ao vivo nos finais de semana (observar couvert), internet sem fio e estacionamento.

Rua/Av: Delmiro Gouveia (próximo ao Assis da Picanha), 420
Bairro: Varjota
Telefone: (85) 3267-2325
Site: www.arreegua.com.br

Funcionamento do restaurante: todos os dias de 11h30 às 15h30.
Bar: terças e sextas, a partir das 20h30.

Feijoada do Cantinho do Frango
Feijoada com torresmo é uma das maravilhas disponíveis no Cantinho do Frango de quinta a domingo (Divulgação)

Cantinho do Frango

O Cantinho do Frango não faz feio quando o assunto é comida regional em Fortaleza. Com um excelente custo benefício, o Cantinho do Frango traz pratos à base de churrasco, como a tilápia desespinhada e o frango desossado, entre outras opções deliciosas, que incluem até salmão.

Vale a pena conferir as inúmeras e saborosas entradinhas e guarnições irresistíveis, como torresmo pirão de ovos e queijo, além de pratos clássicos como a feijoada, o carneiro cozido com pirão e a panelada a Vovó Leda, disponíveis a partir das quintas-feiras. A panelada é uma maravilha: vem bem servida, com arroz e pirão, e servindo de três a quatro pessoas.

Cantinho do Frango
Rua Torres Câmara, 71, Aldeota
Telefone: (85) 3224.6112

Cantinho do Frango Sul
Rua Engenheiro Antônio Ferreira Antero, 408 – Parque Manibura
Telefone: (85) 3182.2596

Funcionamento: de segunda a quinta, das 10h às 16h; sextas e sábados até as 22h30; domingos, das 9h até as 19h

Colunistas

Ver tudo
20 de novembro de 2017

A história da cerveja

Autor: Bia Adjafre

2 de novembro de 2017

Gastronomia em Sobral: confira dicas

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

24 de outubro de 2017

Leve Culinária Saudável oferta sopas fit ao seu público

Autor: Raquel Pessoa

css.php