31, outubro, 2017

Onde tomar café em Fortaleza?

Tiramisù alle fragole
Tiramisù alle fragole é destaque do Amika Coffeehouse (Foto: Divulgação)

Quem ama café e cafeina não pode reclamar de falta de opções na cidade… Em nosso Quer Ir Pra Onde?, há uma ampla gama de dicas de onde tomar café em Fortaleza. Hoje trazemos algumas opções selecionadas, além de sugestões do menu em cada casa, que satisfarão o seu paladar e desejos por um bom cafezinho.

Amika Coffeehouse

cafeteria Amika Coffeehouse aposta em grãos especiais e diferentes métodos de extração. Para isso, trabalha com microlotes de fazendas do cerrado mineiro. Para mudar o conceito que o público tem de cafeteria, a equipe da casa é voltada para o grão do cafeeiro: o diferencial é ter o café no primeiro plano.

Além do expresso, a carta traz cerca de vinte bebidas à base de café. O filtrado e o café na french press são algumas das modalidades. Cappuccino tradicional italiano ganha variações com Nutella e com leite de soja. O cheesecake de morango e o tiramisù são exemplos de sobremesas deliciosas encontradas por lá.

Rua Ana Bilhar, 1136B – Varjota
Funciona de terça a quinta, das 13h às 20h; sexta e sábado até as 21h; aos domingos, das 14h às 21h.
Telefone: (85) 3031.0351

capuccino italiano do Úrbici Café
Capuccino italiano do Úrbici Café (Divulgação)

Úrbici Café

No cardápio, treze opções de bebidas quentes e geladas à base de café ou chocolate. Os valores são modestos, do café expresso ao tradicional Affogato, mix de sorvete de creme e café, e ao frapê de cappuccino. Já o atendimento é excelente, rendendo um local extremamente receptivo e aconchegante. Há opções de doces e salgados para acompanhar. Outro ponto bacana da casa é que o Úrbici Café é estruturalmente preparado para receber ciclistas, dispondo de ferramentas para pits stops urgentes ou não, bomba para encher pneus e bicicletário

Quem ama doces vai curtir os bolos brownies de castanha de caju com gotas de chocolate amargo, o pão de queijo e outras delícias do espaço. A casa costuma servir até um “bolo sem preço”: pague quanto “tiver no seu bolso” pela fatia, apostando na gentileza com a clientela.

Av. Antônio Sales, 1357
De segunda a quarta, das 10h às 14h e das 16h às 20h. Quinta e sexta, das 10h às 14h e das 16h às 22h. Sábado, das 9h às 13h.
Telefone: (85) 98824.5462

Brownie com Sorvete
Clientela do Café Lúdico dispõe de cardápio saboroso pra acompanhar as jogatinas, como esse Brownie com Sorvete (Divulgação)

Café Lúdico

Comer e se divertir são os dois principais verbos que caracterizam o Café Lúdico. O espaço é bem agradável e reúne uma série de jogos de tabuleiro, que podem ser jogados pelos participantes enquanto provam algumas delícias do menu.

Um exemplo do que pedir pode ser um pedaço do deliciosobolo de limão com chocolate quente cremoso e chantilly ou o croissant premium. Outra opção é o shakerato, drink feito com café especial e suco de limão. Outra sugestão de bebida é o cappuccino supremo cremoso, preparado com licor Amarula e chocolate meio amargo.

Rua Delmiro de Farias, 685
De terça a domingo, das 16h às 22h.
Telefone: (85) 3067.7700

L’Café Art & Bistrô

Esse charmoso café no centro do bairro Edson Queiroz é recente, e foi aberto em 21 de setembro de 2013. Desde então, o L’Café tem apostado em todos os pontos de uma boa e acertada gastronomia: comida saborosa e visualmente atrativa, espaço elegante e aconchegante e diferenciais que ofereçam conforto aos seus clientes. A casa nos remonta a um bistrô francês, com funcionários simpáticos servindo delícias nas mesas.

Bebidas com chocolate têm diversidade no L'Café
Bebidas com chocolate têm diversidade no L’Café (Divulgação)

Quanto à culinária do L’Café, o cardápio dispõe de crepes, sopas saudáveis, tapiocas com recheios, sanduíches e bruschettas, além de muitas outras opções. Os temperos reúnem sabor e aroma na medida certa, além da riqueza visual dos pratos. O carro-chefe porém são as bebidas e drinks, como o L’Café, que leva o nome da casa e mistura sorvete de nata, creme de avelã, castanha, café e calda de caramelo, ou um saboroso e tradicional mocha, quentinho e combinando café e chocolate para encantar o paladar.

Avenida Engenheiro Leal Lima Verde, 88
De terça à quinta, das 16h às 22h30. De sexta a domingo, das 17h às 23h. Fechado nas segundas.
Telefone: (85) 3472.6106

Café Viriato

Localizado na rua Oswaldo Cruz, o Café Viriato é daqueles estabelecimentos que unem sofisticação com boa comida. A casa já foi eleita a novidade do ano pela revista Veja Comer & Beber e traz muitas opções de cafés, pratos salgados e doces para o público da capital, Fortaleza.

carta de cafés é composta por 13 versões da bebida. Desde o cafezinho coado em infusão individual até o Capuccino Viriato, elaborado com café expresso, leite vaporizado e saborizante de banana ou macadâmia. Opções salgadas: folheado de bacalhau, um mini quiche de alho poró ou o tradicional pãozinho de queijo. Há ainda sanduíches, como o de salmão defumado com cream cheese no pão branco.

Osvaldo Cruz, 2828
Telefone: (85) 3035.5504
Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 20h. Sábado, das 8h30 às 12h.

Cafés do Vinyle
Arte transforma cafés em bebidas saborosíssimas, com direito a chantilly e calda de chocolate (Divulgação)

Vinyle Café

O Vinyle Café se localiza no bairro Benfica, em Fortaleza. Tomar um bom café expresso e ouvir uma boa música estão entre as grandes atrações da casa. A cafeteria, antigo Café Vitrola, traz para a região um ambiente refrigerado, jornais, revistas, internet gratuita, vitrola, e área externa para fumantes.

Espetos de morango e de marshmallow cobertos de calda quente de chocolate estão entre as novidades do local. Crepes, tapiocas e sanduíches reforçam o menu ao lados das brownies e sorvetes. O creme de batata com cogumelo-de-paris e peito de peru é um showNo menu de bebidas são listadas cerca de 25 opções.

Waldery Uchoa, 42
Telefone: (85) 3031.0351
Funcionamento: de terça a quinta, das 13h às 20h. De sexta a sábado, das 13h às 21h. Domingo, das 14h às 21h.

Colunistas

Ver tudo
28 de novembro de 2017

Prêmio Profissionais da Saúde 2017

Autor: Raquel Pessoa

20 de novembro de 2017

A história da cerveja

Autor: Bia Adjafre

2 de novembro de 2017

Gastronomia em Sobral: confira dicas

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php