3, agosto, 2017

Petiscos de caranguejo: dicas de quinta

Patinhas de caranguejo (Foto: Fabíola Blaiso)
Patinhas de caranguejo (Foto: Fabíola Blaiso)

Durante a quinta do caranguejo em Fortaleza, muitos restaurantes, bares e barracas de praia vendem a iguaria cozida, de modo que os apreciadores precisam saber comer com as mãos e com os acessórios adequados para conseguir apreciar a carne do animal. Mas nem todo mundo sabe comer caranguejo, ou mesmo não gosta de realizar todo o processo. Pensando nisso, algumas casas servem petiscos de caranguejo para que os clientes não fiquem sem experimentar a delícia durante a noite.

Uma das pedidas é a patinha de caranguejo. O petisco vem com as patinhas da iguaria com a carne empanada. É muito fácil de encontrar nos bares e restaurantes da capital, principalmente, aqueles que já vendem o caranguejo. O tamanho das patinhas pode variar de acordo com o local. Normalmente vem acompanhado de limão e alface, para a decoração do prato, apesar de ser bastante saboroso. A dica é ir conferir o petisco nas barracas de praia. É certeza encontrar. Quem procura uma versão mais especial pode encontrar uma deliciosa patinha de caranguejo empanada com queijo no Restaurante Sheng Chi… Uma maravilha. 

Coxinha de caranguejo: delícia crocante da Doce Gula
Coxinha de caranguejo: delícia crocante da Doce Gula

Outro petisco (ou lanche) encontrado pela capital é a coxinha de caranguejo. Uma das opções mais incríveis da cidade é, sem dúvida, a da Doce Gula Confeitaria. Bastante saborosa, a carne é bem temperada e aromática, o que acaba dando aquela vontade de repetir várias vezes. Para decorar, uma patinha de caranguejo na ponta da coxinha. Como sobremesa, nossa sugestão é pedir uma das fatias de torta da casa – a de chocolate é tudo de bom e um pouco mais. Já a coxinha cai bem com o toque do molho de pimenta disponível nas mesas do estabelecimento.

A dica seguinte é a casquinha de caranguejo. O petisco é feito a partir da carne do caranguejo. A carne é muito bem temperada e ganha um sabor bem marcante. A casquinha normalmente é servida na estrutura do caranguejo. Vai muito bem acompanhada de uma farofa. No tempero para a carne de caranguejo vai azeite de oliva, tomate, cebola, pimentão, pimenta, enfim, uma quantidade de ingredientes que varia de acordo com o cozinheiro.

Batata recheada com caranguejo é novidade da Batataria BR (Divulgação)
Batata recheada com caranguejo é novidade da Batataria BR (Divulgação)

Para quem prefere, tem ainda o caldo de caranguejo. O caldo é feito com leite de coco, verduras, como o pimentão, tomate, cebola e cheiro verde. Leva ainda creme de leite. O caldo é feito a partir do restante da água que fica após o cozimento do caranguejo. Muita gente toma o caldo com cerveja. Outra dica é tomar o caldo de caranguejo para amenizar a ressaca. A nossa dica de caldo é experimentar a opção do Chico do Caranguejo, que traz um caldo encorpado e aromático, uma delícia de se beber.

Por fim, a Batataria BR traz a batata recheada com carne de caranguejo. O prato consiste numa batata inglesa grande, assada no forno com molho especial da casa, aberta e recheada com um patê de carne de caranguejo refogada, no estilo das tradicionais baked potatoes.

Para saber onde comer caranguejo, veja aqui a nossa lista de lugares

Colunistas

Ver tudo
28 de novembro de 2017

Prêmio Profissionais da Saúde 2017

Autor: Raquel Pessoa

20 de novembro de 2017

A história da cerveja

Autor: Bia Adjafre

2 de novembro de 2017

Gastronomia em Sobral: confira dicas

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php