Receitas

2 de setembro de 2016

Acarajé com vatapá

Acarajé com vatapá: delícia baiana (Mauro Holanda/Divulgação)
Acarajé com vatapá: delícia baiana (Mauro Holanda/Divulgação)

Um filho ilustre da gastronomia baiana, o acarajé é de tudo: lanche, almoço, jantar… Mas, qualquer que seja a refeição, uma coisa é comum: a paixão por esse prato brasileiro. O acarajé é um tipo de bolinho feito de massa à base de feijão, geralmente recheado com vatapá de camarão e temperado com temperos insinuantes e picantes. Um acarajé bem feito é de dar água na boca e despertar interesses do leigo até o chef de cozinha.

A receita de hoje traz uma massa bem especial, que não perde em nada para a dos melhores acarajés baianos. Siga o passo-a-passo com esmero e você vai se surpreender com o resultado final.

Acarajé com vatapá

Ingredientes

Massa
. 1 kg de feijão-fradinho quebrado
. 2 cebolas
. 50 g de camarão seco dessalgado
. Sal a gosto
. Azeite-de-dendê para fritar

Vatapá
. 3 pães tipo francês frescos ou amanhecidos
. 2 e 1/2 xícaras (chá) de leite de coco
. 100 g de amendoim torrado e sem casca
. 1 lasca de gengibre
. 100 g de castanha de caju torrada
. 1 cebola
. 3 dentes de alho
. 50 g de camarão seco dessalgado
. 1 xícara (chá) de azeite-de-dendê
. Sal a gosto

Modo de preparo

Ponha o feijão de molho em água fria por seis horas. Escorra-o e lave-o em água corrente até que saia toda casca. Deixe escorrendo em uma peneira com um pano até ficar bem seco. Transfira para o liquidificador ou processador e junte uma cebola, o camarão seco e o sal.

Triture até que fique com uma consistência de massa. Despeje em uma tigela e reserve. Bata a outra cebola no liquidificador e vá adicionando-a aos poucos à massa, batendo com uma colher, de pau até ficar uma massa fofa. Com uma colher modele os acarajés e frite-os no azeite-de-dendê quente.

Faça o vatapá
Ponha o pão de molho na metade do leite de coco e deixe descansar por três horas. Escorra e ponha no liquidificador. Acrescente o amendoim, a castanha de caju, o gengibre, a cebola, o alho, o camarão seco e o sal. Bata bem e leve ao fogo.

Adicione aos poucos o restante do leite de coco e o azeite-de-dendê e mexa por 20 minutos aproximadamente ou até formar uma pasta firme. Sirva o acarajé recheado de vatapá, camarão seco e molho vinagrete.

Dica: para a massa ficar bem fofa, você deve bater constantemente com a colher na hora de acrescentar a cebola.

Rendimento: 8 porções

Dica do M de Mulher

css.php