Receitas

8 de setembro de 2016

Paella

Os estrangeiros chamam o nosso baião de dois de "variante da Paella, feita com feijões, linguiça e queijo coalho"... Qual opção seria a mais gostosa?
Os estrangeiros chamam o nosso baião de dois de “variante da Paella, feita com feijões, linguiça e queijo coalho”… Qual opção seria a mais gostosa?

A paella é um clássico da cultura gastronômica espanhola… Em vários tipos, a que você vai conhecer em detalhes hoje é feita com frutos do mar, como camarão, polvo e lagosta, o que não vai ser grande problema de adquirir graças à fartura destes ingredientes no Ceará. Embora seja uma receita mais elaborada, a paella encanta por ser uma das delícias mais conhecidas e apreciadas ao redor do mundo. Se você não tiver todos os pescados à disposição, não tem problema: reduza-os ou substitua se atentando sempre às proporções.

Bom apetite!

Paella

Ingredientes

Para o polvo
· 1 polvo pequeno
· Sal a gosto
· 1 cebola, com casca, cortada ao meio

Para o caldo de camarão
· 2 colheres (sopa) de azeite
· 3 cebolas picadas
· 2 talos de salsa
· 1 cabeça de alho debulhada
· 2 quilos de cabeça e casca de camarão (equivale a 4 quilos de camarão)
· 3 ½ litros de água

Para a paella
· 20 camarões grandes
· 10 lagostins grandes
· 1/2 xícara de azeite
· 150 gramas de bacon cortado em cubinhos
· 2 cebolas picadas
· 10 dentes de alho picados
· 150 gramas de paio cortado em cubinhos
· 5 xícaras de arroz bomba (ou parboilizado)
· 3 xícaras (ou 450 gramas) de lula cortada em rodelas
· 1 pacote (cerca de 125 gramas) de açafrão em pistilo
· 1 pacote (20 gramas) de tempero

Paellero (próprio para paella)
· Sal a gosto
· 2 xícaras (ou 300 gramas) de camarão médio, sem casca
· 2 xícaras (ou 350 gramas) de vôngole fresco, com casca
· 1/2 pimentão vermelho, cortado em tiras de cerca de 3 centímetros
· 2 xícaras (ou 350 gramas) de marisco fresco, com casca
· Salsinha a gosto
· 2 xícaras de ervilha fresca ou congelada
· Fatias de limão

Modo de preparo

Prepare o polvo
Em uma panela com água, cozinhe o polvo com sal e a cebola por 30 minutos. Escorra e corte-o em pedaços de cerca de 2 centímetros. Reserve.

Prepare o caldo de camarão
Em uma panela grande, doure no azeite a cebola, os talos de salsa, o alho, as cascas e cabeças de camarão. Cubra com a água e espere ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por mais 40 minutos. Reserve.

Prepare a paella
Com uma faca ou tesoura, faça um corte no dorso dos camarões. Com a ajuda de um palito, retire o fio escuro. Nos lagostins, faça um corte na barriga. Em uma panela, doure ambos ligeiramente no azeite e reserve. Na paellera (panela própria para paella), refogue o bacon por cerca de cinco minutos na própria gordura. Adicione a cebola e o alho, mexendo, até ficarem macios.

Junte o paio, depois o arroz e refogue bem. Acrescente a lula, o açafrão e o tempero Paellero e despeje aos poucos o caldo de camarão reservado, mexendo. Tempere com sal. Cozinhe por cerca de cinco minutos. Junte o camarões médios sem casca, o polvo cozido reservado e os vôngoles. Mexa até o arroz ficar quase cozido – deve-se preservar a textura do grão. Decore com os camarões grandes e lagostins reservados, o pimentão, o marisco, a salsinha e a ervilha. Abafe com papel-alumínio por cerca de três minutos. Sirva com as fatias de limão.

Rendimento: 20 porções
Tempo de Preparo: Demorado (acima de 45 minutos)

Dica do M de Mulher

css.php