Tendências da gastronomia em 2018:
O delivery continua em crescimento (eating at home);
Programas de gastronomia na TV e internet motivaram as pessoas a cozinhar mais em casa;
Comida para compartilhar: a palavra é compartilhar, seja uma mesma refeição ou uma foto nas redes. Cresceu o apelo fotográfico dos pratos.
Valorização de produtos artesanais;
Pratos kids estão cada vez mais saudáveis;
Cozinha étnica: deve tornar-se mais popular conforme imigrantes e refugiados se estabelecerem. Com as ondas de migração e valorização da culinária étnica, as ervas e temperos usados tendem a ser explorados na cozinha fusion. Exemplos são as cozinhas síria e haitiana;
Refeições à base de vegetais. Por isso o crescimento do vegetarianismo e a consequente diminuição do impacto ambiental que a produção da carne causa;
Serviço: menos rígido, porém a equipe do salão deve estar treinada e conhecer bem os pratos.
“Para evoluir, a gastronomia brasileira deve valorizar o profissional do salão”, por chef Rodrigo Oliveira (restaurante Mocotó em São Paulo).
Patricia Ferreira é Administradora de Empresa, Especialista em Marketing e Consultora de Empresas. Autora do blog Gourmet Fortaleza há mais de cinco anos, onde escreve sobre tendências e novidades saborosas do cenário gastronômico da capital cearense. É também Editora da Revista Público A.
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Colunista do Portal Sabores
Autor: Raquel Pessoa
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