7, dezembro, 2018

8 pratos com camarão em Fortaleza que são imperdíveis

Quintal da Varjota
Quintal da Varjota tem pratos variados com frutos do mar e, claro, camarão (Divulgação)

Quem ama camarão sabe que esse fruto do mar na gastronomia é quase um “ingrediente coringa”: em quase todo prato que aparece, a satisfação é garantida. O crustáceo é presença consagrada em uma grande diversidade de estabelecimentos diferentes da capital cearense, com cozinhas também as mais diversas. Pensando exatamente nessa variedade, a nossa redação resolveu selecionar algumas opções que trazem entre si essa delícia em comum na sua composição: confira as nossas dicas abaixo de 8 pratos com camarão em Fortaleza que são imperdíveis.

Quintal da Varjota: camarão cítrico ao risoto de gruyère

O gastrobar tem um cardápio sofisticado e cheio de delícias: dentre elas, figura o camarão cítrico ao risoto de gruyère. O prato traz camarões grelhados cobertos com molho de tamarindo e acompanhados de um cremoso risoto de queijo gruyère. A combinação da cremosidade e gordura do queijo com o toque cítrico e o gosto típico do camarão criam uma refeição perfeita e de sabor ímpar – pelo charme do prato, também excelente para ocasiões especiais.

Camarões Iracema
Camarões Iracema são pedida farta e saborosa no cardápio da rede Coco Bambu (Divulgação)

Coco Bambu: Camarões Iracema

Pra além do tradicional Camarão Internacional, prato clássico da casa, o Camarão Iracema vale a pedida. O prato é bastante farto e traz arroz de leite coberto com camarões refogados na manteiga da terra, cebola, alho, cheiro verde, tomate em cubinho e nata fresca, gratinado com queijo coalho. Pra tornar tudo perfeito, há o acompanhamento de macaxeira frita, cuja crocância contrasta muito bem com a cremosidade do arroz.

Paella O Mar Menino
Paella d’O Mar Menino é uma das opções do variado menu da casa (Divulgação)

O Mar Menino: Paella

Difícil escolher entre um dos pratos da casa, que tem um cardápio bem variado e com renovação constante, mas ficamos com a saborosa paella: assim como o prato original espanhol, que não traz apenas camarão, esta versão tem um aroma e sabor sutis e marcantes. A criação segue a filosofia da casa, “Denominação de Origem Cearense (DOC)”, que valoriza os insumos locais e a produção regional. Uma proposta bem além de uma comida gostosa!

Yap Temakeria: Sadan

Com uma pegada japonesa e contemporânea, a Yap traz também influências da Califórnia e do Havaí ao seu cardápio. Entre as opções do lugar, destaca-se o Sadan, líder. O prato apresenta filé de salmão flambado envolvendo arroz e patê de camarão com cream cheese, riscado no tarê e cebolinha. De textura leve e sabores acentuados, o Sadan é um espetáculo para se aproveitar e degustar lentamente.

Cheppitos
Pastel gigante de camarão e requeijão (40 cm): delícia do Cheppito’s (Divulgação)

Cheppito’s: pastel de camarão com requeijão

Quem é chegado em um lanche rápido e adora o bom e velho pastel vai adorar a opção gigante do Cheppito’s: o pastel de camarão com requeijão custa R$34,90 e traz camarões com requeijão, milho e azeitona. Uma delícia degustar a casquinha crocante e fina de pastel sobre o recheio farto da casa: o lanche serve bem a duas pessoas.

Espaguete ao alho e óleo e camarão do Pasto & Pizzas
Espaguete ao alho e óleo e camarão do Pasto & Pizzas (Divulgação)

Pasto & Pizzas: espaguete ao alho e óleo e camarão

Uma das casas mais tradicionais e prestigiadas da cidade quando o assunto é rodízio de massas, o Pasto & Pizzas prima por uma culinária de qualidade, que faz ótimas releituras regionais de clássicos italianos. A variedade de molhos e aromas, os insumos de qualidade e o bom custo benefício da casa são seus maiores atrativos. Entre as opções do espaço que incluem camarão – e são muitas -, uma de grande saída é o espaguete ao alho e óleo e camarão: traz pedaços crocantes e pequenos de alho acompanhando o espaguete tenro e macio, com um toque de sabor maravilhoso dos camarões e demais temperos… Prato simples e muito saboroso: um ponto alto do rodízio, certamente.

Hey Joe traz opções diversificadas e saudáveis de sanduíches: na foto, Camaron Joe (Divulgação)
Hey Joe traz opções diversificadas e saudáveis de sanduíches: na foto, Camaron Joe (Divulgação)

Hey Joe: Camaron Joe

A casa começou como food truck e hoje conta com loja fixa, que tem muita identidade própria e um cardápio extremamente criativo. Como a ideia da nossa lista é variar, o escolhido da vez é o Camaron Joe, um sanduba recheado por camarão. Presente no cardápio da loja desde o seu começo, o prato traz camarões salteados com creme de ricota e cebolinha, muçarela, aspargos e geleia de pimenta artesanal (levemente picante) em um saboroso pão de cenoura da casa. Custa R$32,90 e vale cada mordida!

Coxinhas de camarão da Doce Gula
Coxinhas de camarão da Doce Gula (Divulgação)

Doce Gula: coxinha de camarão

A confeitaria é extremamente tradicional na Cidade dos Funcionários e há pouco tempo ganhou uma nova sede na Aldeota. Tem uma grande variedade de produtos à oferta. Dentre os salgados, destaca-se a deliciosa coxinha de camarão: crocante e macia de uma forma difícil de se encontrar na cidade, vem recheada por camarão graúdo. A combinação é uma maravilha ao paladar e logo dá vontade de repetir.

Tem mais dicas de pratos com camarão? Sugere pra gente pelo nosso Fale Conosco ou pelo [email protected] Bom apetite!

Colunistas

Ver tudo
23 de outubro de 2018

Fortaleza recebe quarta edição do Festival Fartura

Autor: Raquel Pessoa

20 de outubro de 2018

Conheça o projeto Chef em Casa

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

31 de julho de 2018

Café Patriota anuncia evento gastronômico Banquete da Corte

Autor: Raquel Pessoa

css.php