21, agosto, 2014

A tradicional culinária espanhola do El Molino

El Molino tem a cara da Espanha, desde a comida aos objetos de decoração, aos detalhes arquitetônicos e à música

Paella Valenciana
Paella Valenciana*

A mais tradicional culinária espanhola em Fortaleza tem como um dos representantes o restaurante El Molino. O projeto começou com a ideia de levar para a casa da pessoa uma comida original, feita com alma e muito carinho e que os comensais pudessem saborear e compartilhar o prazer da comida com quem se gosta. “Passamos dois anos neste projeto-piloto de gastronomia espanhola delivery que deu muito certo. Tanto que a demanda do restaurante surgiu com muita força”, conta Luciana Diego, uma das proprietárias do El Molino e esposa do chef Jorge Diego.

Segundo ela, a intenção era que o restaurante tivesse a cara “de casa” e “ares de Espanha”. E deu certo. Tudo que há no restaurante veio da Espanha, de todas as viagens de férias de Luciana e Jorge. “Todos os objetos de decoração, os detalhes arquitetônicos têm inspiração espanhola, paredes, lustres, teto, a música. Tentamos fazer com que o restaurante fosse um cantinho espanhol em Fortaleza”, completa Jorge. O espanhol é quem comanda e faz tudo na cozinha do El Molino, com a ajuda do irmão, José Damaso Diego.

O Menu
De acordo com Luciana, o restaurante quer oferecer o que é mais tradicional e cotidiano na cozinha espanhola. “Portanto o nosso menu é composto por aqueles pratos que qualquer espanhol come em suas casas ou quando vai ao “pueblo”. São pratos que representam a gastronomia espanhola em sua tradição”, afirma.

As paellas são as grandes atrações do El Molino. Mas também há os pratos de coelho e de rabo de boi, além do tradicional cocido madrileño. Confira:

PAELLA VALENCIANA: Arroz com açafrão, frango, coelho, chorizo espanhol (linguiça curada), tendo como base um “sofrito” de cebola, tomate, pimentões verde, vermelho e amarelo, alho poró, adornado com ervilhas frescas, azeitonas pretas, aspargos, ovos de codorna. Harmoniza muito bem com um vinho rosado ou tinto tempranillo.

PAELLA MARINERA: Arroz com açafrão, camarão, mexilhão, lagosta/lagostim, lula, marisco bivalve, tendo como base um “sofrito” de cebola, tomate, pimentões verde, vermelho e amarelo, alho poró, adornado com ervilhas frescas, azeitonas pretas, aspargos, ovos de codorna. Combina bem com vinho rosado ou branco seco. Jerez manzanilla também é uma ótima combinação.

RABO DE TORO A LA CORDOBESA: Rabo de boi guisado ao vinho, preparado em fogo muito baixo, acompanhado com batatas. Este é um dos pratos que dá fama a gastronomia de Córdoba, cidade de tradição taurina. Um Jerez ou um tinto com corpo acompanham estupendamente este guiso.

COCIDO MADRILEÑO: Guisado cujo ingrediente principal é o grão-de-bico e os secundários são as verduras (cenoura, batata, repolho), carne bovina e toucinho. Um clássico da cozinha madrileña. Nada melhor para acompanhar este prato que um vinho tinto jovem.

Além destes, outros pratos compõem o menu do El Molino. Há opções de tapas espanholas (nada de alta cozinha, nem de fusão). Para o “tapeo” há as tortillas, o jamón, o chorizo, almejas marineras, gambas rebozadas e ao vapor, mejillones, morcilla, croquetas de bacalao, e um delicioso “queso manchego”, dentre outras.

Para a sobremesa a casa oferece o que há de mais tradicional: arroz con leche esturiano, feito à moda de asturias (bem diferente do arroz doce brasileiro), a crema catalana, a tarta de queso com geleia caseira de amora, mirtilo e framboesas. Há ainda a tarta de santiago, tarta de manzana.

O Chef
A ideia do El Molino surgiu pela própria demanda dos clientes do serviço delivery. O Jorge Diego sempre gostou de cozinhar. A família dele é uma família de cozinheiros e desde a época de sua bisavó os conhecimentos são passados adiante. O chef emigrou da Espanha para São Paulo e sempre foi hábito da família ir para a chácara nos finais de semana para reunir todos cozinhar para os filhos, sobrinhos e amigos. Quando o casal chegou a Fortaleza, o contato do chef com a gastronomia começou a tomar um rumo mais profissional.

Serviço
El Molino
Rua Ana Bilhar, 1129 – Varjota
Funciona quinta e sexta, de 19h às 23h, sábado, de 12h às 14h e de 19h às 23h30, e domingos, das 12h às 15h
Telefones: 3461-1521 / 3044-1077
Site
Facebook

*Fotos: Fernando Cavalcanti

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php