12, novembro, 2013

Acaraú realiza 5ª edição do Festival Internacional do Camarão da Costa Negra

De 14 a 16 de novembro, Acaraú (CE) realiza edição de 2013 do Festival Internacional do Camarão da Costa Negra. Confira:

1425585_630831280296932_1064922861_nConhecida por suas belas praias e por produzir camarões, a Costa Negra recebe, mais uma vez, um festival gastronômico no Ceará. De 14 a 16 de novembro, Acaraú (CE) realiza edição de 2013 do Festival Internacional do Camarão da Costa Negra, com acesso gratuito. A programação promete movimentar a região, reunindo alta gastronomia, discussões sobre a criação de camarão e shows de bandas nacionais. . A expectativa é que cerca de seis mil visitantes passem pelo festival.

A 5ª edição do evento apresenta um verdadeiro paraíso gastronômico no Ceará, oferecendo pratos diferentes e surpreendentes a cada dia. Seis renomados chefs de restaurantes cearenses se encontram no evento para disputar o título de melhor prato do Festival, com julgamentos a cada noite. O resultado é uma exuberância de sabores, usando como matéria o camarão produzido na região. Além disso, o vencedor da edição de 2012, Luciano Ferreira, estará responsável pelo restaurante oficial do evento, o Oasis Atlântico.

A região da Costa Negra, importante pólo turístico e econômico, está situada no litoral oeste do Estado do Ceará, aproximadamente a 250 km da capital Fortaleza, ocupando uma área de 48 km de litoral. Esta região paradisíaca integra as praias dos Municípios de Cruz, Acaraú Itarema e Jijoca de Jericoacoara, onde se encontra o mais importante pólo da carcinicultura cearense, além de abrigar as mais belas praias desse litoral. O Objetivo do Festival é desenvolver os municípios que formam a Costa Negra.

Dentro do festival, são realizados três eventos paralelos: V Workshop Gastronômico, V Encontro do Arranjo Produtivo Local (APL) da Carcinicultura do Litoral Oeste e I Seminário Internacional de Indicações Geográficas na Costa Negra.

O Workshop Gastronômico, que reúne renomados chefs de cozinhas nacionais e internacionais, é realizado na Fazenda Cacimbas, onde ocorre a votação dos melhores pratos, além de programação cultural noturna. Ministram os workshops, o chef Jorge Monti (internacional), Ivan Prado (consultor gastronômico do Senac), Sauro Sarabotto (Itália), Léo Gondim (Ceará), David Jobert (L’ Atelier du Cuisinier – França), e Marie Anne Bauer (Le Marché).
Este ano, shows de atrações nacionais e locais vão animar os visitantes do festival. Estão confirmados no evento banda cover de Elvis Presley, a banda Rubber Soul, a cantora Elba Ramalho, que fará apresentação com Chico Pessoa, Banda Dona Zefa e o cantor sertanejo Mateus Fernandes

Untitled-1O evento, organizado pela Prática Eventos, é promovido pela Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN) e Costa Negra Denominação de Origem. O patrocínio é do Ministério da Pesca e Aquicultura, Ministério da Agricultura e Pecuária e Abastecimento, Governo Federal, Sebrae e Governo do Estado do Ceará. O evento conta ainda com apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e Assembléia Legislativa do Estado do Ceará e tem parceria com a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).

Serviço:
V Festival Internacional do Camarão na Costa Negra
Data: 14 a 16 de novembro de 2013
Local: Acaraú (CE)
Informações: www.festivaldocamaraoaccn.com.br e www.1siig.com.br

Programação Cultural:

14/11/2013 – COVER ELVIS PRESLEY
14/11/2013 – BANDA RUBBER SOUL
15/11/2013 – ELBA RAMALHO E CHICO PESSOA
16/11/2013 – BANDA DONA ZEFA
16/11/2013 – MATEUS FERNANDES

Chefs que disputam o título de melhor prato:

Marco Aguirre, Restaurante Sabor das Gerais
Maria Nicilene (Nici), Restaurante Nogueira Goumert
Cícero Disney, Restaurante Brasil Tropical
Tamara Régis, Restaurante La Chef
Antonio José (Dedé Sushi), Restaurante Kazumi
Jorlandio da Silva, Restaurante Frederico

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php