11, dezembro, 2014

Alex Atala conclama público a apoiar “Gastronomia é Cultura” na internet

Campanha promovida pelo chef do D.O.M. Restaurante apoia projeto de lei que enquadra a gastronomia como bem cultural

alex_atala_223
Alex Atala, chef do D.O.M.

Apesar de algumas exceções, como as baianas do acarajé, a comida e a gastronomia de um modo geral ainda não são reconhecidas legalmente como bens culturais ou “cultura”. Protestando contra essas considerações que, na quinta-feira passada (4/12), Alex Atala, renomado chef brasileiro do D.O.M. restaurante, lançou a campanha “Eu Como Cultura” ou “Gastronomia é Cultura”.

O principal objetivo da campanha de Atala é fazer o Brasil reconhecer a gastronomia como cultura propriamente dita. Neste sentido, defende a aprovação do projeto de lei 6.562/13 no Congresso, apresentado ano passado pelo deputado federal Gabriel Guimarães (PT-MG). O texto do projeto regulamenta o acesso de empreendimentos gastronômicos a leis de incentivo, como a Lei Rouanet, além de regulamentar também outros tipos de projetos sociais ligados à área.

O chef pretende levar a pauta para discussão em visita ao gabinete da presidente Dilma Roussef. O encontro deve ser marcado brevemente. Junto a Atala, estarão com ele na visita nomes como Gilberto Gil e sua filha Bela Gil, partidários da causa.

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php