19, abril, 2016

Alimentação pode substituir o uso de suplementos

Suplementos podem ser bons aliados no ganho de objetivos mais rápidos, ou uma grande dor de cabeça se usados sem orientação (Foto: Associação Médica Brasileira)Com o passar dos anos, cresce o número de pessoas que buscam os exercícios físicos para emagrecer e consequentemente o consumo de suplementos para agilizar o alcance do resultado. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas e Produtos Nacionais (Abenutri), entre 2012 e 2013, o aumento do consumo de suplementos foi de mais de 23%, e só cresce com o tempo.

A suplementação alimentar é essencial para suprir a carência de nutrientes de que o corpo precisa quando há maior gasto de energia durante os exercícios físicos. Mas existem determinados alimentos que podem substituir de forma saudável as cápsulas de suplementos sem riscos de agredir o organismo.

Vantagens de consumir os alimentos naturais 

De acordo com nutrólogos, a vantagem de adotar a suplementação por meio dos alimentos é que trará maior segurança, pois a pessoa irá saber exatamente quais os nutrientes está consumindo e de que forma irá agir no organismo. Já quando adotamos o consumo dos suplementos artificiais, há adição de substâncias químicas e diversos componentes desconhecidos pelo consumidor.

Salmão ao molho de ervas: ótima fonte de proteínas
Salmão ao molho de ervas: ótima fonte de proteínas

Como substituir o suplemento pelos alimentos corretos?

Cada suplemento em sua composição é “inspirado” nas substâncias de determinado alimento e no seu potencial de nutrientes. Os suplementos hipercalóricos são fontes de proteínas e carboidratos indicados para repor a energia e também contribuir para o ganho de massa magra. Ao se tratar dos alimentos substitutos, podemos citar os de origem animal, como a carne vermelha, peixes, frango, queijos magros e iogurtes. Entre o público veganvegetarianos, as carnes podem ser substituídas por grãos como o feijão e soja.

A ação termogênica e de queima de gordura é alcançada naturalmente por meio da ingestão do gengibre, pimenta, canela e algumas opções de chás, como o chá verde. Os antioxidantes são também fundamentais na suplementação, e podem ser acrescentados através do consumo de frutas, legumes e vegetais verde-escuros.

Para gerar energia

A suplementação ideal indicada para a prática de exercício e aumento da disposição é o BCAA, que pode ser substituído pelo suco de laranja antes do treino. Alguns esportistas também adotam o consumo do café para fornecer energia antes da prática. A banana também é indicada como fonte de carboidrato e disposição pré-treino.

Além de auxiliar no sono, a banana pode te ajudar a diminuir a absorção de gorduras e diminuir a compulsão por doces (Getty Images)
Além de auxiliar no sono, a banana pode te ajudar a diminuir a absorção de gorduras e diminuir a compulsão por doces (Getty Images)

Opções ideais para perda de peso

Os suplementos mais utilizados para quem deseja perder peso por meio dos exercícios aeróbicos são a maltodextrina ou a dextose, indicados por muitos nutricionistas, pois são fontes de carboidratos essenciais para fornecer energia durante os treinos de maior intensidade.

Opções naturais para substituir estes suplementos são frutas hidratadas, secas ou uma barra de cereal após o treino. A quantidade será de acordo com as especificações nutricionais de cada indivíduo.

Antes de adentrar no universo suplementar, principalmente por meio das cápsulas, é de extrema importância recorrer ao acompanhamento de um profissional. Mas, se preferir, pode também optar pela ingestão de opções suplementares naturais.

Dica do www.ativasabc.com.br

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