2, novembro, 2016

Alimentação saudável como uma aliada do Outubro Rosa

Você sabia que certos alimentos têm papel fundamental na prevenção contra o câncer de mama?
Você sabia que certos alimentos têm papel fundamental na prevenção contra o câncer de mama? (Divulgação)

O mês de outubro foi um período em que todos se uniram em prol da vida. Em especial, no combate ao câncer de mama, com o Outubro Rosa. Nesse sentido, a alimentação pode, sim, entrar na guerra contra esta doença, sendo uma ferramenta muito poderosa para esse intuito.

Segundo uma pesquisa publicada na Revista Brasileira de Cancerologia, com o título The Role of the Functional Foods on Prevention and Control of the Breast Cancer (O Papel dos Alimentos Funcionais na Prevenção e Controle do Câncer de Mama), realizada pelas pesquisadoras Patricia de Carvalho Padilha e Rosilene de Lima Pinheiro, a quimioprevenção surge como uma opção terapêutica, sendo capaz de prevenir, interromper ou reverter a gênese do câncer.

Neste contexto, entre as prioridades desta área de pesquisa, emergem a prevenção do câncer de mama e a utilização de alimentos funcionais como compostos quimiopreventivos. A quimioprevenção é feita com fitoquímicos, que atuam potencialmente como mecanismos de ação anticarcinogênicos (como os antioxidantes, anti-inflamatórios, anti-hormonais, antiangiogênicos, dentre outros).

A literatura é unânime ao destacar a importância da intervenção dietética na prevenção e recorrência da neoplasia mamária. Dietas baseadas no consumo de frutas, vegetais, grãos integrais e outras plantas parecem atuar na prevenção e controle, minimizando o impacto do acometimento por esta patologia, em decorrência de muitos compostos fitoquímicos, nutrientes ou não nutrientes, que são excelentes agentes quimiopreventivos, freqüentemente encontrados nestes alimentos.

Professora Selene Maia de Morais
Professora Selene Maia de Morais é a homenageada do dia pela coluna

Conhecer a atividade antioxidante dos alimentos contribui, desta forma, para uma melhor escolha na nossa alimentação quando o assunto é prevenção. E na Universidade Estadual do Ceará, vários pesquisadores têm realizado trabalhos importantes sobre o comando da Professora Dra. Selene Maia de Morais, com temas como isolamento e determinação estrutural de compostos orgânicos naturais e avaliação de suas propriedades biológicas, como antioxidantes, que são peças chaves para entender esse processo. Assim, a nossa coluna de hoje vem homenagear esses cientistas, na pessoa da professora Selene, profissionais que dedicam grande parte do seu tempo em prol da ciência e da saúde.

O mês de outubro acabou, mas a luta continua!

Raquel PessoaRaquel Pessoa é Nutricionista de Emagrecimento, Estética e Boa Forma. Também é Especialista em Nutrição Clínica com ênfase em Suplementação Esportiva. Tem Especialização em Obesidade e Cirurgia Bariátrica e Metabólica. É membro associada na Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição – SBAN e na Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica-SBCBM.

Facebook: nutricionista raquel pessoa
Instagram: nutricionistaraquelpessoa
Consultório Pátio Dom Luiz, 1200
Torre I – Sala 606
Contatos: (85) 3067.4741 | 98733.1076
Colunista do Portal Sabores

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php