9, dezembro, 2013

Alimentos que ajudam no emagrecimento

Nutricionista Raquel Pessoa fala sobre alimentos que podem ser consumidos para ajudar no emagrecimento, na estética e na qualidade de vida

Mix de amêndoas (Reprodução Uol)
Mix de amêndoas (Reprodução Uol)

A nutricionista de Emagrecimento, Estética e Boa Forma, Raquel Pessoa, conversa esta semana sobre alimentos que podem ser consumidos para ajudar no emagrecimento, na estética e na qualidade de vida, além de algumas dicas preciosas para manter a saúde em dia. “É verdade que para termos sucesso quando o quesito é emagrecimento eu sempre coloco que precisamos trabalhar sempre em equipe e é fundamental o comprometimento também do paciente”, afirma.

A dieta de uma pessoa deve ser elaborada de forma individual, pois cada pessoa tem suas necessidades específicas, mas de uma forma geral uma alimentação saudável deve conter sempre vegetais, frutas, carboidratos complexos, ácidos graxos mono e poliinsaturados, leguminosas, oleaginosas, fontes protéicas com baixo teor de gordura, probióticos e água. Raquel também diz que as pessoas podem contar ainda com alguns aliados como os Top produtinhos que podem agir otimizando os resultados da dieta, como:

Suco verde: você encontra a versão natural e para quem tem uma vida muito corrida, a versão em pó. O suco verde é ótimo para reduzir a retenção de líquidos, confere energia e tem propriedades detoxicantes.

Mix de amêndoas: contém as gorduras do bem, os ácidos graxos monoinsaturadas auxiliam muito na saúde do coração.

Shake proteico: é uma opção para aquelas pessoas que pulam as refeições por falta de tempo, mas o paciente sempre deve consultar um nutricionista para ele analisar a melhor opção para o seu paciente. “Eu proíbo meus pacientes de pular as refeições, pois o jejum prolongado é muito prejudicial para o organismo, podendo deixar o metabolismo mais lento e depredar a massa muscular”, completa Raquel.

Chocolate 70% cacau: uma ótima opção para quem está de dieta, mas não quer abrir mão de um docinho. A vantagem é que ele vem na porção ideal para um pessoa, além de ter os benefícios dos flavonóides, que ajudam na saúde arterial, por manter a elasticidade dos vasos sanguíneos.

Colágeno para homens: hoje podemos incluir na alimentação de homens que gostam de cuidar de sua aparência alimentos específicos para combater a queda de cabelo, como colágeno hidrolisado, com vitamina A, C, E, zinco e L-cisterna que auxiliam na hidratação e fortalecimento capilar, importante no tratamento contra a calvície, além de conter poucas calorias. Pode ser usado para substituir bebidas hipercalóricas, como refrigerantes.

“Não podemos esquecer também que para os resultados serem permanentes precisamos sempre ter um bom planejamento alimentar. Um hábito que estimulo com frequência é o uso de bolsas térmicas. Peço para que meus pacientes antes de saírem de casa separem seus lanches saudáveis em bolsas térmicas, que apelidei de Merendeira Nutripoderosa, onde você pode colocar frutas, barras de proteínas, castanha do Pará, dentre outros lanchinhos saudáveis, assim eles não saem da dieta, mesmo em dias corridos”, recomenda a nutricionista.

Para armazenar a água e sucos, Raquel recomenda conservar esses alimentos sempre em recipientes livres de bisfenol A ou BPA, um químico industrial, considerado um xenobiótico (substâncias químicas de origem exógena: produtos sintéticos, poluentes ambientais, etc que interferem na produção, liberação, transporte, metabolismo, ligação ou eliminação dos hormônios naturais, os responsáveis pela manutenção da homeostasia e regulação dos processos de desenvolvimento). “Infelizmente não estamos livres desses compostos, mas o quanto pudermos evitar, esse cuidado vai ajudar a mantermos a saúde melhor”, afirma.

Colunistas

Ver tudo
16 de maio de 2019

Dragão Fashion Brasil ocorre em Fortaleza

Autor: Raquel Pessoa

15 de maio de 2019

Rodeio em Ribeirão Preto

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php