21, novembro, 2016

Alimentos que ajudam e prejudicam o bom sono

Além de auxiliar no sono, a banana pode te ajudar a diminuir a absorção de gorduras e diminuir a compulsão por doces (Getty Images)
Além de auxiliar no sono, a banana pode te ajudar a diminuir a absorção de gorduras e diminuir a compulsão por doces (Getty Images)

Já dizia o ditado: corpo são, mente sã. O bom funcionamento mental e saúde corporal estão totalmente associados. Para o bem-estar do corpo, é fundamental manter regulares doses de bom sono. Os exercícios físicos auxiliam nesse aspecto, agindo no controle das ansiedades e fixando mais facilmente os horários de repouso. No entanto, uma dieta adequada não pode ser negligenciada.

Mundo Light foi pesquisar quais os alimentos são os mais recomendados para o consumo quando o assunto é um sono adequado e os que devem ser evitados nesse sentido.

Em alguns alimentos, existe uma substância que ajuda a melhorar o sono, chamada triptofano, que possui a função de restabelecer o equilíbrio do corpo durante a noite. Quando ela se encontra no cérebro, aumenta a produção de serotonina, que é conhecida como aliada do bom humor e da boa qualidade de sono.

Alimentos que ajudam a dormir bem:
Leite
Maracujá
Chá de camomila
Couve
Banana
Alface
Aveia
Linhaça

O que evitar comer antes de dormir?

Como o nosso metabolismo funciona muito mais devagar durante a noite, deve-se evitar ingerir alimentos como doces, frituras, massas e carnes gordurosas, pois além de suas calorias serem armazenadas no organismo em forma de gordura, alguns deles podem ser estimulantes e atrapalhar o sono. Bebidas alcoólicas também podem ser extremamente prejudiciais, pois elas irão estimular o sistema nervoso e prejudicar o descanso do organismo.

O café é uma delícia, mas substâncias como ele ou os refrigerantes de cola, que possuem a cafeína, devem ser evitadas antes do sono
O café é uma delícia, mas substâncias como ele ou os refrigerantes de cola, que possuem a cafeína, devem ser evitadas antes do sono

Bebidas estimulantes que espantam o sono

Evite consumir bebidas estimulantes como café, chocolate, chá preto ou mate, refrigerantes à base de coca e guaraná, pois elas possuem grandes quantidades de cafeína e xantina, substâncias que estimulam o sistema nervoso central.

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