28, agosto, 2017

Alimentos que substituem carne em dietas vegetarianas

Hamburguer de soja
O hambúrguer de soja é uma versão light, ideal para os que querem perder peso e vegetarianos (Foto: Livro de Receitas Online)

A dica de hoje do Mundo Light é ideal para aqueles que estão no esforço de começar ou levar adiante dietas vegetarianas. Quem decide abdicar das proteína animal precisa encontrar alternativas para suprir as demandas do organismo e manter a saúde.

Adotar um dieta vegetariana, por motivos de saúde ou mesmo ideológicos, exige de si uma grande adaptação para que nenhum nutriente fique fora do cardápio. A proteína, presente na carne vermelha, pode ser encontrada em vários outros tipos de comida de origem vegetal. Conheça alguns alimentos que são fontes de proteína e podem substituir a carne em um menu vegetariano:

1 – Soja: é um dos mais conhecidos na substituição das carnes, com riqueza de proteínas, potássio, cálcio,  vitaminas e minerais.

2 – Tofu: boa fonte de proteína de origem vegetal, pode ser consumido de várias maneiras na hora de eliminar a carne da dieta.

3 – Cereais: aveia, milho, e quinoa são alguns dos alimentos do grupo que também supre as necessidades de nutrientes que as pessoas precisam ingerir quando deixam de comer carne vermelha.

4 – Ervilha: assim como feijão e lentilha, elas podem entrar em uma rica dieta vegetariana, no ramo das leguminosas.

A tapioca com ovo é um clássico...
A tapioca com ovo é um clássico

5 – Ovos: além de serem pouco calóricos, são ricos em proteínas e podem ser trocados de forma versátil em um cardápio sem carne vermelha.

6 – Cogumelos: além de ricos em proteínas, possuem nutrientes que fortalecem o sistema imunológico.

7 – Grãos: a boa tradição do arroz com feijão ajuda no consumo de proteínas, sem que a carne faça muita falta na dieta.

Dica do Bolsa de Mulher

 

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php