25, janeiro, 2018

Aos 90 anos, faleceu o criador da sorveteria Juarez

Seu Juarez
João Juarez Albuquerque, o Seu Juarez, faleceu hoje, quinta-feira (25/01), aos 90 anos de idade (Foto: Instagram da marca)

Faleceu na madrugada de hoje, quinta-feira (25/01), uma das figuras mais icônicas da cena gastronômica e da história de Fortaleza: João Juarez Albuquerque, o “Seu Juarez”. Natural de Santana do Acaraú, fundou a Sorveteria Juarez, casa tradicional no ramo dos sorvetes e em operação desde 1973. O querido Seu Juarez, como era chamado por amigos e clientes, tornou-se conhecido pela artesanalidade de seus sorvetes e pela habitual simpatia no atendimento.

Segundo informou a família, Juarez Albuquerque enfrentou complicações de saúde decorrentes de uma cirurgia na vesícula e agravadas pela idade avançada. Seu velório ocorrerá na Funerária Ethernus, no Bairro Aldeora. O enterro se sucederá nesta sexta-feira (26), no cemitério Parque da Paz.

Sorveteria Juarez

Nos últimos anos, a Sorveteria Juarez passou por uma expansão para mais unidades, idealizada com a ajuda dos filhos do fundador. Mesmo contando atualmente com com quatro lojas em Fortaleza, a primeira delas, localizada na Av. Barão de Studart, era a preferida de Juarez. O proprietário fazia questão de salientar que o espaço se mantinha o mais original possível à forma em que foi fundado, desde os pisos e azulejos aos bancos e às máquinas de preparo. Quanto ao produto principal, o prestigiado sorvete, sempre frisava Juarez que sua criação era livre de corantes, emulsificantes, ligas neutras ou quaisquer aditivos químicos.

Por detrás do bigode característico e dos óculos fundos, com a simpatia costumeira e sempre cheio de histórias e causos para contar, o dia de hoje leva consigo leva figura que, certamente, permanecerá como parte importante da memória afetiva da cidade de Fortaleza.

Colunistas

Ver tudo
28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php