15, agosto, 2013

Aprenda a montar uma salada completa para uma refeição equilibrada e nutritiva

Salada elaborada com ingredientes corretos garante as necessidades do organismo numa única refeição

Salada Califórnia
Salada Califórnia

A busca por uma melhor qualidade de vida unindo alimentação saudável à prática de exercício físico já deixou de ser modismo e virou realidade no dia a dia dos brasileiros. Todos sabem a importância de alimentar-se corretamente para manter uma vida saudável. O problema é que nem todos sabem exatamente o que comer e nem a quantidade adequada.

Segundo Maria Fernanda Cortez, nutricionista da Nutri & Consult, consultoria de nutrição da Salad Creations, para que a alimentação seja completa e equilibrada é importante garantir uma variedade de ingredientes diariamente. Uma salada bem elaborada pode garantir todas as necessidades numa única refeição.

“Quanto mais colorida for a salada melhor, pois quanto mais cor, maior a variedade de nutrientes”, explica a nutricionista. Além de ter como base folhas verdes e vegetais, que são riquíssimos em vitaminas, minerais e compostos antioxidantes, para deixar a salada completa é preciso incluir outros ingredientes como fontes de carboidratos (grãos ou cereais integrais), alguma proteína magra (carne, peixe, frango ou ovo), sementes variadas (linhaça ou gergelim) e gorduras consideradas benéficas para o organismo (azeite ou óleo de girassol).

Seguindo as dicas da nutricionista, a Salad Creations sugere para o almoço ou jantar a Salada Califórnia. O prato reúne elementos de todos os grupos indicados e garante uma combinação ideal de alimentos para suprir as necessidades do organismo. Cada ingrediente trás benefícios próprios. “A cenoura é rica em beta caroteno, que auxilia na saúde da pele e dos cabelos. Já os cogumelos são ricos em compostos que aumentam as defesas do corpo”, completa Maria Fernanda.

Para acompanhar, a Salad propõe shakes feitos à base de frutas com iogurte natural desnatado. Ricas em proteínas, cálcio, potássio e vitaminas, as bebidas podem ser feitas com até duas frutas à escolha do cliente. “Uma dica é combinar frutas vermelhas com morango, ótima fonte de antocianinas, substâncias que possuem ação antioxidante e anti-inflamatória”, explica a nutricionista. Outra ótima combinação é manga com maracujá.

Salad Creations Fortaleza
Pátio Dom Luís
Avenida Dom Luís, 1200

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