26, maio, 2014

Aprenda a montar uma tábua de frios

Que tal aproveitar a noite de segunda e montar uma tábua de frios antes do jantar?

Tábua de frios (Divulgação Sadia)
Tábua de frios (Divulgação Sadia)

A preocupação com o que vai servir não pode ser uma desculpa para você deixar de convidar os amigos e a família para uma ocasião especial ou simplesmente bater papo depois do trabalho. Com um pouco de criatividade, você monta uma tábua de frios deliciosa, combinando vários tipos de embutidos, queijos e frutas. É prático e não tem como errar, todo mundo adora.

Para começar, é importante escolher ingredientes de primeira linha. Procure variar nos tipos de carne. Se escolher algumas bem picantes e com sabor mais acentuado, como os defumados, combine com outros mais suaves. Depois, é só seguir alguns passos básicos e a sua tábua está pronta para ir para a mesa.

– Em uma tábua própria para frios, retangular ou redonda, arrume os frios da borda para dentro.

– Fatie os embutidos bem fininhos, dobre cada fatia ao meio e sobreponha uma a uma.

– Se quiser dar um efeito bem colorido, comece com os frios mais escuros e vá colocando os mais claros, gradualmente, intercalando uma fileira de cada cor.

– No centro da tábua, você pode colocar queijos picados, azeitonas e pedaços de pepinos, por exemplo. Se preferir um sabor mais adocicado, coloque uvas (do tipo Itália) ou frutas secas, como o damasco e a tâmara

– Sirva com uma cesta de pães bem variada, combinando mini pães franceses, integrais, e baquetes, por exemplo. Um pão com sabor de queijo, como o parmesão, também é uma ótima idea.

– Como acompanhamento, uma opção é montar uma seleção de diferentes patês em potinhos, como os de azeitona, tomate seco e peito de peru defumado.

– Para deixar tudo mais organizado, você pode montar a tábua na véspera do evento. Cubra com filme plástico e guarde na geladeira, para que os frios não azedem.

Dica light:
Você também pode montar uma tábua de frios mais magra. Para isso, opte por ingredientes com calorias reduzidas, como o Salame Italiano Fatiado Sadia Light, por exemplo, que tem o mesmo sabor do tradicional, com 27% a menos de gorduras e 20% a menos de calorias. O prazer de estar junto com quem você gosta fica ainda mais saudável.

Dica da Sadia

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php