27, janeiro, 2014

Arroz doce na sobremesa

Conheça um pouco da história do arroz doce e acompanhe a receita dessa sobremesa tão querida pelos brasileiros

Arroz doce (Divulgação)
Arroz doce (Divulgação)

O arroz doce é uma receita de origem asiática. Na Índia, por exemplo, é comum encontrar arroz com açúcar em preparações de pratos típicos dos casamentos hindus. Na Tailândia, ele leva coco e é servido com fatias de manga e pouquíssimo açúcar.

O arroz doce acabou chegando à Europa por volta do século XIII. Depois, aportou em terras brasileiras via Portugal. Aqui ele chegou polvilhado com canela. Na época do Império, no Rio de Janeiro, as pessoas ricas, a maioria de origem portuguesa, faziam vários pratos da terrinha e uma de suas sobremesas preferidas era justamente o arroz doce. No Brasil, o arroz doce adquiriu ainda outras variações, como o uso do leite condensado, que lhe conferiu mais sabor e doçura e também o uso do doce de leite.

O arroz doce não é apenas uma receita de avó para netos, ele é carro-chefe de restaurantes bem conceituados e padarias gourmets. Proprietário do Camila’s, restaurante de comida brasileira nos Estados Unidos, Leo Charamba afirma que a sobremesa já tem tradição na casa. São quase 25 anos preparando arroz doce diariamente. “Temos clientes que gostam dele quentinho e outros dele gelado. Apesar de ser uma receita simples, damos um toque especial no preparo”, conta o empresário, sem revelar o segredo da casa.

Por ser uma sobremesa simples, até quem não tem muita experiência na cozinha, consegue preparar essa receita. Confira:

ARROZ DOCE

INGREDIENTES
1 litro e meio de leite;
2 xícaras de água;
2 xícaras de arroz branco (já lavado)
1 pitada de sal;
3 xícaras de açúcar;
1 lata de leite condensado;
Canela em pó para polvilhar

MODO DE PREPARO

Em uma panela grande (para que o leite ferva e não derrame) coloque as duas xícaras de água e o arroz, a pitada de sal e espere cozinhar um pouco (em fogo baixo) até a água secar. Em seguida acrescente as xícaras de açúcar e o leite, quando estiver quase cremoso, jogue o leite condensado e deixe no fogo por mais 10 minutos. Coloque em uma travessa. O arroz doce pode ser servido quente ou gelado. Quando for servir as porções (a receita rende 20) polvilhe com canela em pó. O sucesso da receita fica por conta do cozimento, sempre em fogo baixo.

Colunistas

Ver tudo
28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php