10, março, 2016

Baião ou buchada? Sete dicas de restaurantes regionais em Fortaleza

Baião ou buchada? Os dois! Em Fortaleza, o que não falta é dica delícia de local para provar delícias da culinária tipicamente nordestina. Hoje, a gente selecionou algumas opções para você, mas tem muito mais lá no nosso ‘Quer Ir Pra Onde?’. Confere lá!

Carneiro do Ordones

buchada de bode carneiro do ordonesEsse não podia faltar nessa listinha, claro. Embora a carne de carneiro impere no cardápio, o Carneiro do Ordones traz um menu muito variado, com opções que vão dos tradicionais frutos do mar, famosos nas quintas-feiras, até o que há de mais delicioso na culinária regional nordestina. A tradicional buchada de bode é uma das melhores pedidas, além do capote caipira à cabidela. O baião de dois com queijo coalho não fia atrás, acompanhado de uma boa farofa. A carne de carneiro é outra delícia que dificilmente pode deixar de ser provada. E vale demais provar.

Serviço
Endereço: Azevedo Bolão, 571
Contato: (85) 3281.6576 / 3281.5959
Funcionamento: Funciona todos os dias das 9h a 0h30, sextas e sábados até 1h.

Canto do Pirão

Especializada no tradicional pirão, o restaurante Canto do Pirão aposta em pratos regionais, como a mão de vaca cozida, carro chefe do cardápio. Antes do prato principal dá pra pedir um espetinho de alcatra e de maminha. Depois, o pirão de mão de vaca, mais guarnições (arroz branco, salada, farofa e macaxeira frita) que acompanham a iguaria, que já virou prato principal. O prato satisfaz até 3 pessoas, tudo saindo em torno dos R$30,00. Três clientes podem dividir ainda a carne de sol na manteiga, ladeada de batata frita, baião, macaxeira e salada, sem esquecer de mais um pirãozinho.

Serviço
Endereço: José Bastos, 3480 – Rodolfo Teófilo
Contato: 85 3243-6561
Funcionamento: 10h30/0h (sex. e sáb. até 2h)

Chica Sinhá Restaurante

galinha-cabidelaA casa tem como especialidade as comidas regionais. Peixada, picanha e strogonoff de frango estão entre as opções de pratos para pedir no almoço. Mas o pirão acompanhado de galinha caipira ao molho é o grande destaque, sem dúvida. Com um prato de arroz branco ou de baião, a iguaria pode ser uma boa pedida para quem busca se deliciar com essa maravilha.

Serviço
Endereço: Avenida Washington Soares, 1111
Contato: 30650426
Funcionamento: 9h às 16h

Restô Paidégua

O restaurante Restô Paidégua fica localizado no Centro da cidade, nas imediações da Praça do Ferreira. O ambiente é agradável e, para quem trabalha por ali, pode ser uma ótima opção no almoço. A casa traz um cardápio voltado para pratos tradicionais do Nordeste, com gostinho de comida caseira.  Uma das sugestões é a carne de sol desfiada com baião de dois, paçoca e chips de macaxeira.

Serviço
Rua Guilherme Rocha, 172
(85) 3226.2734

Stilo Mineiro

stilo2Com um estilo rústico e agradável, o restaurante Stilo Mineiro traz para Fortaleza o sabor diferenciado e único da comida mineira e comidas típicas da região Nordeste, além de uma infinidade de cachaças e drinks diferenciados. Nas quintas, caranguejo com música ao vivo. Bolinhas de queijo ou camarão ao alho e óleo são boas pedidas para as entradas. Galinha caipira e carneiro guisado se destacam entre os pratos, acompanhados de arroz, pirão e uma das variadas saladas que a casa oferece. O doce de leite mineiro com queijo é uma das sobremesas mais pedidas. Cervejas, sucos e cachaças completam o menu.

Serviço
Manoel Mavignier, 4131
85 3476-9049
De segunda a domingo, das 9h às 17h30

Restaurante Iracema

O restaurante Iracema fica localizado na Casa José de Alencar, um dos principais equipamentos culturais de Fortaleza. O local é bem calmo e ideal para o almoço em família. Apresentações de chorinho e forró são algumas das atrações da casa. O grande destaque do cardápio são os pratos regionais que a casa oferece. Galinha a cabidela, pirão, feijoada e farofa estão no menu. Saladas e sucos também constam no lista do que consumir no self service do restaurante.

Serviço
Av. Washington Soares, 6055
Telefone: (85)3276.6978
Todo dia, horário de almoço

Lá na Roça

lá na roçaO restaurante Lá na Roça já foi eleito o melhor deste segmento pela revista Veja Comer & Beber. É outro que volta e meia não esquecemos quando o assunto é comida regional na cidade. A casa tem unidade na Aldeota, em Fortaleza, mas a sede fica na cidade de Euzébio. O ambiente é decorado com móveis de madeira que reproduzem o ambiente do sertão do Ceará. De segunda a sexta, um bufê acomoda quarenta receitas típicas. Figuram na seleção arroz de leite, paçoca, baião de dois, feijão-verde e galinha à cabidela. Aos sábados, domingos e feriados, entram em cena pratos de preparo mais elaborado, como a buchada, a panelada e o sarapatel. Doces caseiros, rapadura e cocada estão entre as sobremesas.

Serviço
Av. Eusébio de Queiroz, 4425 – Eusébio
Aberto todos os dias, das 8h às 15h, e aos domingos até as 16h.
Fone: (85) 3260.2464 – 9915.0467 – 8569.8351

Rua Capitão Antonio de Aguiar, 41 – Aldeota
Aberto todos os dias, das 8h às 15h, e aos domingos até as 16h.
Fone: (85) 3224.6061 – 9822.2211

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php