3, janeiro, 2016

Barracas de praia: uma rodada gastronômica pela orla de Fortaleza

Feriadão de fim de ano é sempre um bom momento pra colocar o descanso em dia e aproveitar pra curtir um pouco a cidade. Sol e praia são duas das maiores marcas de Fortaleza, então, nada mais justo que um giro pelas melhores opções de barracas que a capital pode oferecer a moradores e turistas. Além de atrações variadas, tem muita comida boa e algumas ótimas opções de bebidas. Confira:

Sunrise Brasil

sunrise5A Sunrise Brasil segue a linha mais descontraída de uma barraca de praia, com bar e lounge. O espaço é bemaconchegante, moderno e se destaca entre as opções na orla da capital cearense. Shows de música ao vivo são algumas das atrações que a casa oferece. Se destacam as bebidas. Cervejas, como a Heineken, e água de coco são as mais tradicionais pedidas.  Tem ainda dicas mais sofisticadas, como o famoso Chandon e drinks especiais. Há opções de petiscos, como pasteizinhos com molho especial e açaí, além da caranguejada às quintas.

Serviço
Endereço: Av. Zezé Diogo, 4959 – Praia do Futuro
Contato: (85) 99938-4647

Terra do Sol

terraA barraca Terra do Sol se tornou referência entre as mais famosas barracas de praia de Fortaleza, destacando-se a qualidade de sua cozinha, sua estrutura e principalmente a caracterização de um ambiente familiar, com espaço infantil. A casa oferece as delícias da culinária regional no cardápio. Há ainda petiscos como os pastéis de carne de sol, macaxeira frita e o caranguejo. O filé trinchado e o arroz de camarão são destaques. Para refrescar a garganta, os drinques são uma boa opção. O que leva o nome da casa combina cajá, morango e vodca.

Serviço
Av: Zezé Diogo, 5295
Telefone: (85) 3265.4223
8h30/17h (qui. até 0h)

Marulho

marulhoA barraca Marulho é uma das mais famosas barracas de praia em Fortaleza. A casa apresenta muitas atrações.Shows de música ao vivo e a quinta do caranguejo são apenas alguns exemplos do que a barraca oferece ao público, além de um cardápio diversificado. Pescados são a especialidade da barraca, que sugere a isca de abadejo empanado e a bolinha de bacalhau como as grandes pedidas da casa. O filé de crustáceo refogado com azeite de dendê, escoltado por purê de macaxeira e arroz também é uma boa. Bebidas variadas completam as opções.

Serviço
Zezé Diogo, 3007
Telefone: (85) 3458.3689
De quarta à domingo, das 8h às 17h / qui. até 0h

Crocobeach

Filé de peixe à Crocobeach: 200g de filé de peixe fresco ao molho de tomate cassé, azeite extra virgem, azeitonas pretas e vinho branco, acompanhado de batatas ao forno com alecrim e arroz branco. Prato principal do Crocobeach no Brasil Restaurant Week (Divulgação)A Crocobeach ultrapassa muito os limites de uma barraca de praia. O complexo conta com parque aquático, salão de beleza, sala de massagem, salão de beleza e loja de conveniência. O cardápio com receitas variadas completa a programação de shows humorísticos e musicais. Como entrada, a sugestão é o tradicional caranguejo, acompanhado por uma cerveja geladinha. Lagosta, filé de pescado grelhado, camarão e arroz de polvo constituem o trio de mariscos, que serve duas pessoas.

Serviço
Rua/Av: Avenida Zezé Diogo, 3125
Telefone: (85) 3521.9600
Funcionamento: todos os dias, de 08h às 18h. Terças e quintas, a programação noturna vai de 20h a 0h

Guarderia

ceviche guarderiaNas tardes de sábado, bandas de pop animam a clientela, que petisca camarão e lagosta crocante. O peixe guarderia também é uma boa pedida para quem quer aproveitar as delícias do cardápio, além dos shows que a casa oferece. Shot de tequila e double Margarita são destaques entre as bebidas. Aos sábados também ocorre o tradicional Sunset, com apresentações de música e DJs, a partir das 15h e podendo se estender até 0h. Uma dica do menu é o saboroso ceviche guarderia, além de pratos à base de frutos do mar.

Serviço
Zezé Diogo, 4451 – Praia do Futuro
85 3265-1327
Funcionamento: 8h às 0h

Itapariká

itaparikaParque aquático e ambiente com livre internet wireless são alguns dos pontos fortes da barraca Itapariká, que funciona há quase trinta anos na capital e é uma das mais badaladas da cidade. O risoto de frutos do mar com açafrão tem o cômico nome de “abaitolado” e é sucesso na casa, juntamente com o peixe frito com farofa, macaxeira e salada, ambos preparados para duas pessoas. O tradicional caranguejo com farofa também merece destaque. Bebidas variadas completam a experiência gastronômica, além da vista espetacular. Há ainda programação de shows musicais à noite.

Serviço
Dias e horários de funcionamento: de 8h às 17h, quinta até 0h.
Rua/Av: Avenida Zezé Diogo, 6801
Telefone: (85) 3265.1195

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php