3, Maio, 2013

Beber ou degustar

Até pouco tempo o universo da cerveja para o brasileiro se resumia a praticamente um único tipo de cerveja. A Pilsen popular nas mesas de bares era a única opção para quem bebia uma cerveja. Nos últimos anos foi possível acompanhar a chegada de muitas novas opções no mercado. Descobrimos até que aquela cerveja com a qual estávamos acostumados não era bem uma Pilsen, mas uma interpretação mais leve da Pilsen inventada na República Tcheca no século XIX. Hoje o consumidor brasileiro tem uma variedade grande de estilos de cerveja. São mais de uma centena de estilos diferentes e marcas quase incontáveis.

Degustar cerveja passou a ser uma atividade praticada por muitos novos consumidores e a tendência desse mercado é crescer. Para algumas pessoas, o ato de degustação é frescura. Degustar algo é somente consumir com atenção e usar os sentidos para perceber os detalhes de aroma, sabor e até o visual da cerveja. O brasileiro já tinha visto que isso era feito para vinhos, mas com a cerveja ainda era novidade. Na minha visão, não dá para comprar um produto de mais qualidade e não aproveitar o máximo que ele pode me oferecer. No caso de uma boa cerveja, eu degusto, eu bebo atentamente.

Dentre os mais cem de estilos de cerveja, existem aquelas que terão realmente muitos atributos de aroma e sabor mas ainda teremos aquela cerveja mais leve, aquela comum para ser bebida com amigos. Nesse caso a cerveja é feita para refrescar mesmo, para ser consumida despretensiosamente. Nem toda cerveja precisa ser degustada, mas com certeza deve ser apreciada com aquilo que ele tem de melhor para te oferecer.

Para quem tiver interesse em aprender mais sobre essa prática, no próximo dia 14 de maio ocorrerá uma degustação de seis rótulos de cervejas orientada por mim no Empório Delitalia. 

Mais informações:
Degustação de Cervejas Especiais com Rodrigo Campos

Terça, 14 de maio de 2013, às 19h30
Ingresso: R$80,00 (com R$40,00 de crédito para compra de cervejas degustadas no evento)
Empório Delitalia
Av. Des. Moreira, 533 – Meireles 
Telefone: (85) 3133.5000

Rodrigo Campos Oliveira é editor do blog Para Que VoCerveja, cervejólogo e consultor para bares, restaurantes, lojas e eventos. Viajou o Brasil e o mundo visitando cervejarias e bares especializados. Adora cozinhar pratos que combinem com suas cervejas preferidas, da entrada à sobremesa. Ministra palestras e harmonizações com cerveja para dividir parte do conhecimento adquirido nos últimos anos. Fale com o colunista pelo twitter, facebook ou email: [email protected]

 

Colunistas

Ver tudo
28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php