9, julho, 2015

Beer Can Chicken: cerveja e frango juntos!?

Photo by Karen Tedesco
Beer can Chicken (Foto: Karen Tedesco)

Não é de hoje que o Beer Can Chicken faz sucesso nos Estados Unidos. Para quem ainda não conhece, esta é uma excelente maneira de assar um frango, na grelha ou no forno. Sim amigos cervejeiros, o frango pode até parecer meio ridículo com essa lata enfiada em seu… bem, vocês sabem, mas acreditem, enquanto o frango vai tostando pelo lado de fora, o seu interior está sendo banhado com cerveja e vapor, mantendo a carne de frango maravilhosamente úmida. O resultado é um frango crocante por fora e macio e suculento por dentro.

Para não deixar vocês apenas com água na boca, vamos compartilhar essa receita que é bem simples de fazer.

Ingredientes
1 frango( entre 1,5 kg e 2 kg)
2 colheres de sopa de azeite de oliva ou outro óleo vegetal
1 Lata de cerveja na temperatura ambiente
1 colher de sopa de sal grosso
2 colheres de sopa picado folhas de tomilho fresco
1 colher de sopa de pimenta do reino

Rendimento: 4 porções.

Receita cerveja galinha Beer chicken can 1Receita cerveja galinha Beer chicken can 4Passo-a-passo
#1 Prepare sua churrasqueira para o calor indireto, ou seja, coloque os carvões em um dos lados da grade, deixando o outro lado livre de brasas. Se você estiver usando um forno a gás, deixe ele à temperatura média.

#2 Retire do pescoço e vísceras da cavidade do frango, se a galinha veio com eles. Esfregue o frango todo com azeite. Misture o sal, pimenta e tomilho em uma pequena tigela e polvilhe tudo sobre o frango.

#3 Certifique-se que a cerveja esteja aberta, e apenas até metade (ou seja, beba a outra metade!). Se você quiser, você pode colocar um raminho de tomilho (ou outra erva como alecrim ou sálvia) na lata de cerveja.

#4 Encaixe-o na lata aberta, de modo que o frango fique como se estivesse sentado na posição vertical, com a lata em sua cavidade, usando as pernas e lata de cerveja como um tripé para apoiar o frango na grelha e mantê-lo estável.

Photo by Karen Tedesco#5 Leve ao fogo ou ao forno e o deixe lá por pelo menos uma hora. O tempo total de cozedura varia de acordo com o tamanho da sua galinha, e a temperatura interna da grelha. Um frango de geralmente 2 kg levará cerca de 1 1/2 horas. Uma maneira de saber se o frango está pronto é cutucar profundamente com uma faca (a coxa é um bom lugar para fazer isso), se o suco correr claro(não rosa) o frango está pronto.

#6 Transferir cuidadosamente o frango para uma bandeja ou panela. Isto porque existe uma lata de cerveja, e cerveja dentro dela estará muito quente. Uma maneira de fazer isso é deslizar uma espátula de metal sob a parte inferior da lata de cerveja. Use pinças para segurar a parte superior do frango. Retire o frango com a lata de cerveja e o deixe descansando por 10 minutos. Depois retire a lata com uma pinça e coloque o frango numa bandeja.

#7 Agora é só apreciar, de preferência com uma boa cerveja.

Vale lembrar que o tempero pode mudar de acordo com o gosto pessoal, eu gosto de colocar alho e um pouco de açúcar mascavo ou barbecue. Gostaram da receita? Com qual cerveja vocês acham que esse frango cai bem?

Colunistas

Ver tudo
31 de agosto de 2019

Fim de férias no delicioso Hotel Parque das Fontes de Beberibe

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php