26, fevereiro, 2016

Benefícios dos carboidratos na alimentação

Espaguete Siciliano
Espaguete ao molho siciliano (Divulgação)

As massas são conhecidas fontes de carboidrato, nutriente que cumpre a função de manter os níveis de serotonina (hormônio do bem-estar) adequados no organismo. De acordo com a nutrucionista Fabiana Pontes, da consultoria Equilibrium, a serotonina tem um importante papel no sistema nervoso. “É um neurotransmissor que atua na liberação de alguns hormônios, regulando sono, temperatura corporal, apetite, humor, atividade motora e funções cognitivas”, diz a especialista.

Desta forma, os carboidratos elevam os níveis de serotonina, melhorando os sintomas de irritabilidade, depressão, tensão, ansiedade, entre outros. “Por isso o consumo restrito deste tipo de alimento pode ocasionar níveis baixos de serotonina no organismo, o que pode provocar dores de cabeça, cansaço e desejo de ingerir doces”, completa a nutricionista.

Para aproveitar todos os benefícios do carboidrato, a Pelaggio, marca do grupo M. Dias Branco, sugere uma receita que pode ser feita pelos maridos, namorados, pais e filhos: espaguete ao molho siciliano. Com apenas 25 minutos de tempo de preparo, leva ingredientes que são encontrados com facilidade em qualquer supermercado como azeite, cebola roxa, creme de leite fresco, parmesão, limão siciliano e peito de peru.

Espaguete ao molho siciliano

Ingredientes
500g de Spaghetti Pelaggio
4 colheres (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de cebola roxa picada
2 ½ xícaras (chá) de creme de leite fresco
1 xícara (chá) de parmesão
Raspas de 3 limões sicilianos
1 xícara (chá) de peito de peru em cubos
½ xícara (chá) de cebolinha picada
Sal a gosto

Modo de Preparo:
– Em uma panela, cozinhe a massa em água e sal. Reserve.

– Em outra panela, coloque o azeite e refogue a cebola. Acrescentar o creme de leite. Coloque o parmesão ralado e as raspas de limão. Reduza o molho até engrossar um pouco. Acrescente o peito de peru e finalize com a cebolinha. Acerte o sal se necessário

Tempo de Preparo: 25 minutos
Rendimento: 5 Porções

Colunistas

Ver tudo
31 de agosto de 2019

Fim de férias no delicioso Hotel Parque das Fontes de Beberibe

Autor: Patrícia Ferreira (Gourmet Fortaleza)

css.php