10, março, 2014

Benefícios dos sucos de fruta para a saúde

Conheça mais sobre as vantagens e benefícios dos sucos de fruta para a saúde

Sucos de fruta: dá sede até de ver (Getty Images)
Sucos de fruta: dá sede até de ver (Getty Images)

Refrescante, saborosos, hidratantes… Em termos de bebidas, os sucos de fruta são uma maravilha, tanto em termos de sabor e prazer como em termos de saúde. Quem não aprecia um suco gelado e com sabor apurado de sua fruta favorita? Manga, maracujá, laranja, limão – são tantas as opções que não sabemos nem por onde começar… E elas todas se tornam muito mais atrativas e irresistíveis, principalmente, em estações quentes como o verão, onde precisamos repor mais líquidos.

O Mundo Light foi pesquisar e traz hoje para você mais sobre os benefícios dos sucos de fruta para a saúde. As dicas estão listadas a seguir e foram reunidas de fontes variadas. Se você gosta de um bom suco, ou está incluindo os sucos de fruta na dieta, leita até o final e aproveite todas as dicas!

Suco de melancia com gengibre
Suco de melancia com gengibre

1. Os sucos de fruta não engordam, desde que sejam consumidos sem açúcar, ou em quantidades moderadas. É importante evitá-los nos almoços e jantares, pois a ingestão do líquido atrapalha a digestão.

2. Alguns sucos têm propriedades antioxidantes, que ajudam no combate a diversas doenças. O suco de uva, por exemplo, de acordo com o enólogo Julião Martinez, possui este efeito efeito que se deve à grande presença de compostos polifenólicos na sua composição, substâncias chamadas flavonóides. Eles protegem o coração, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares e a pressão arterial.

3. O efeito antioxidante de alguns sucos também é bastante útil para o organismo quando falamos de pessoas esportistas. Durante os treinos, os esportistas tendem a aumentar a oxidação do organismo (o que prejudica a captação de nutrientes e causa uma série de prejuízos como a liberação dos radicais livres), e a vitamina C é um antioxidante natural que contrabalança o efeito, importante para o bom funcionamento do corpo.

Além de ajudar a emagrecer, estes sucos também hidratam.
Além de ajudar a emagrecer, os sucos desintoxicantes também hidrata. Foto: Minha Vida.

4. Alguns sucos de fruta, quando combinados da maneira correta, possuem propriedades desintoxicantes, ajudando a combater o inchaço: a retensão de líquidos e de impurezas no organismo, e também contribuindo para a perda de peso. Saiba mais.

5. Além de todas esses benefícios, os sucos de fruta são altamente hidratantes. Como bebidas naturais, são altamente indicados para a reposição de líquidos em estações mais quentes ou em localidades mais quentes, como praias e cidades muito ensolaradas.

Colunistas

Ver tudo
22 de fevereiro de 2020

Como cuidar da saúde no carnaval, evitar a ressaca e mais

Autor: Raquel Pessoa

28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php