31, janeiro, 2013

Blogs de Cervejas

 

Não precisa ser um especialista, mas é necessário gostar de cerveja e ter disposição para atualizar o blog com certa periodicidade. Em Fortaleza, dois blogueiros escrevem em seus blogs tendo um mesmo tema, a cerveja, mas com viés diferente. Enquanto Rodrigo Campos compartilha dicas e análises de cervejas especiais no Para Que Vocerveja, João Filho traz no Cervas Clube todo tipo de notícia e novidade sobre o mundo cervejeiro
 
Cervas Clube – “Sou um apaixonado por cerveja, minha ideia com o blog sempre foi contribuir de alguma forma com a cultura cervejeira aqui no Ceará”, fala o professor e publicitário João Filho, 34 anos. Ele começou o blog Cervas Clube em agosto de 2010 sem esperar que fizesse tanto sucesso, hoje ele tem uma média de 50 mil acessos por mês. 
 
No início, dois amigos bebedores de cerveja resolveram criar um twitter para divulgar as loiras mais baratas. “Com o tempo o público começou a perguntar sobre cervejas especiais, foi a deixa para eu começar a provar e estudar. Não sou um profissional, mas pesquiso em livros, internet, vou comprando, provando, acertando e errando também, mas me considero hoje um autoditada em cerveja. Como no twitter não dava para falar sobre o que pesquisava e provava, parti para o blog”, conta João. 
 
Hoje o blog é uma espécie de revista eletrônica sobre cerveja de linguagem simples e direta, com informações tanto para o público leigo como para os especialistas. Toda semana João visita os supermercados e algumas delicatessens da cidade e faz uma pesquisa do preço da cerveja. A lista que começou apenas com as cervejas tradicionais, hoje tem uma lista extensa, divididas em comuns, premium e especiais.
 
Endereço eletrônico: www.cervasfortal.com.br
 
Para que Vocerveja – A paixão por cervejas especiais começou antes do blog, quando em 2007 Rodrigo Campos em uma viagem para São Paulo começou a provar outras marcas. “Tudo o que era diferente eu queria provar, mas a primeira que provei e gostei foi a Erdinguer”, conta o cervejeiro.
 
O Para que Vocerveja tem como foco as cervejas especiais e nele Rodrigo indica e escreve sobre suas impressões de cada marca da bebida. “Quando comecei o blog em 2008, queria degustar cerveja, mas não tinha ninguém aqui em Fortaleza para acompanhar. Comecei a procurar outros blogs e partir para a experiência sensorial, comprando e degustando”, fala Campos. 
 
Um dos diferenciais do blog é o turismo cervejeiro. Em suas viagens Rodrigo faz o que mais gosta. Prova diversas cervejas e conta toda a sua experiência no país, trazendo várias dicas. Para viajar, ele indica os países que são escolas cervejeiras  como a Alemanha, a Bélgica, a Inglaterra e os Estados Unidos. “A Bélgica é ideal para provar vários tipos e marcas, há uma variedade de cervejas do próprio país muito grande.  Agora para encontrar todas as cervejas do mundo, o melhor lugar é os Estados Unidos, porque além das cervejas de produtores locais, há venda de praticamente todas as marcas do mundo”, explica Rodrigo.
 
Quanto às cervejas especiais, para quem está começando, o blogueiro sugere a Duvel ou qualquer uma cerveja de trigo. “E se você quer provar uma verdadeira pilsen procure a tcheca 1745 e a Pilsner Urquell, primeira pilsen feita no mundo” completa.
 
Endereço eletrônico: paraquevocerveja.blogspot.com.br
 
Mercado Cearense
Os dois blogueiros avaliam que o mercado de cerveja cearense comparado ao Sul do país ainda está engatinhando, mas com relação aos anos anteriores está muito melhor, sendo um mercado ainda aberto e já com boa variedade. “O fortalezense estava acostumado com a cerveja vendida a um ou dois reais, talhado para gostar da pilsen estupidamente gelada. De repente, surge uma no valor de R$ 50. Isso tem um porquê. Hoje os bares estão investindo nessas cervejas e nesses últimos dois anos tem mudado o mercado”, fala João Filho. “O valor das cervejas além do preço de mercado também afasta muito a clientela”, pondera Rodrigo Campos.
 
Tanto João quanto Rodrigo confirmam que o mercado cearense não satisfaz todas as necessidades deles. Eles deram dicas de onde comprar cervejas especiais, que não são encontradas em Fortaleza. Confira:
 
Clube do Malte – Site de venda de cervejas – www.clubedomalte.com.br
Nono Bier – Site de venda de cervejas – www.nonobier.com.br
Mamãe bebidas – Empório de Belo Horizonte (MG), que manda entregar em Fortaleza mediante frete – www.mamaebebidas.com.br
 

Colunistas

Ver tudo
28 de novembro de 2019

As “cervezas” dos “hermanos”: cenário e cervejas na Argentina

Autor: Samuel Magalhães (@SamCervas)

css.php